Cara, nem sei porquê o AntLion me indicou. Eu manjo nada de water cooler.
Mas para não deixar o espírito de "papo de bar" de lado, vou dar alguns palpites.
Pelas pesquisas que eu fiz na web, o ideal seria comprar peça a peça.
Faça um projeto, veja quantos componentes que você deseja refrigerar a água e compre as peças de acordo com o projeto. Isto deve incluir também o espaço disponível no gabinete, seja internamente ou externamente e a fonte de alimentação, pois ela deve dar conta de todo o PC e da bomba 12 V.
Por exemplo, se a sua intenção for refrigerar apenas a CPU, você precisará de um waterblock para a CPU, 3 metros de mangueira, um radiador simples (120 x 120 mm), uma bomba 12 V, um reservatório de água e um frasco de líquido refrigerante não condutivo e anti corrosivo. Em se tratando de acessórios talvez você precise de pasta térmica, 120 mm fan, espigões, e abraçadeiras (ou conectores tipo rosca).
Para o seu caso, eu recomendaria (apenas um palpite, lembre-se que eu não manjo muito de watercooler) seguinte setup:
alternativas (*)
Código:
CPU Waterblock: D-TEK FuZion v2 CPU Block FZ-v2CPU
*CPU Waterblock: Swiftech Apogee GTZ
Pump: Danger Den DD12V-D5
*Pump: Swiftech MCP655 12 VDC Pump
Radiator: Hardware Labs Black Ice GTX120
*Radiator: TFC Xchanger - Single Radiator 120
Fan: Noiseblocker S-Series MF12-P (PWM) (120mm)
Tubing: Tygon R-3603
Coolant: Feser One - F1 - Cooling Fluid
Notas:
Se for usar um quad-core junto com o D-TEK FuZion v2 CPU Block FZ-v2CPU, compre o seguinte acessório; D-TEK FuZion v2 Quad Core Mid Chamber Insert FZ-v2-QI.
Se for usar um Core i7 junto com o D-TEK FuZion v2 CPU Block FZ-v2CPU, compre o seguinte acessório; D-Tek FuZion Intel Core i7 (LGA1366) Pro-Mount Set PMBRKT-1366.
Se for usar um Core i7 junto com o Swiftech Apogee GTZ, compre o seguinte acessório; Swiftech Apogee-GTZ-Ci7.
Compre espigões, abraçadeiras, adaptadores e conectores a gosto (ou de acordo com o projeto/posição dos componentes). Acho que alguns produtos já vem com os próprios espigões (p. ex. waterblocks, pumps, etc.), mas talvez o radiator não venha. Se usar conectores tipo rosca (fittings, nozzle, etc.), não há a necessidade de abraçadeiras (clamps). E alguns conectores permitem que sejam rotacionados em ângulos de 90° e coisas do gênero. Isto é importante para projetos onde as coisas ficam apertadas ou na direção "errada".
Não há a necessidade daquelas espirais e nem de aditivos para fluido e etc.
O reservatório pode ser daqueles de baia com divisão de câmaras ou aqueles estilo cilindro (procure por Danger Den, Bitspower, Koolance, EK Waterblocks, Primochill e etc.)
Não se esqueça de seguir sempre um padrão de medidas e compressões. Por exemplo, se as mangueiras foram 1/2 ID e 3/4 OD, todos os espigões, abraçadeiras, adaptadores e conectores devem ser na medida correspondente.
Acho que é só isso. Qualquer coisa, outro colega mais experiente pode ajudar.
Cara, nem sei porquê o AntLion me indicou. Eu manjo nada de water cooler.
Mas para não deixar o espírito de "papo de bar" de lado, vou dar alguns palpites.
Pelas pesquisas que eu fiz na web, o ideal seria comprar peça a peça.
Faça um projeto, veja quantos componentes que você deseja refrigerar a água e compre as peças de acordo com o projeto. Isto deve incluir também o espaço disponível no gabinete, seja internamente ou externamente e a fonte de alimentação, pois ela deve dar conta de todo o PC e da bomba 12 V.
Por exemplo, se a sua intenção for refrigerar apenas a CPU, você precisará de um waterblock para a CPU, 3 metros de mangueira, um radiador simples (120 x 120 mm), uma bomba 12 V, um reservatório de água e um frasco de líquido refrigerante não condutivo e anti corrosivo. Em se tratando de acessórios talvez você precise de pasta térmica, 120 mm fan, espigões, e abraçadeiras (ou conectores tipo rosca).
Para o seu caso, eu recomendaria (apenas um palpite, lembre-se que eu não manjo muito de watercooler) seguinte setup:
alternativas (*)
Código:
CPU Waterblock: D-TEK FuZion v2 CPU Block FZ-v2CPU
*CPU Waterblock: Swiftech Apogee GTZ
Pump: Danger Den DD12V-D5
*Pump: Swiftech MCP655 12 VDC Pump
Radiator: Hardware Labs Black Ice GTX120
*Radiator: TFC Xchanger - Single Radiator 120
Fan: Noiseblocker S-Series MF12-P (PWM) (120mm)
Tubing: Tygon R-3603
Coolant: Feser One - F1 - Cooling Fluid
Notas:
Se for usar um quad-core junto com o D-TEK FuZion v2 CPU Block FZ-v2CPU, compre o seguinte acessório; D-TEK FuZion v2 Quad Core Mid Chamber Insert FZ-v2-QI.
Se for usar um Core i7 junto com o D-TEK FuZion v2 CPU Block FZ-v2CPU, compre o seguinte acessório; D-Tek FuZion Intel Core i7 (LGA1366) Pro-Mount Set PMBRKT-1366.
Se for usar um Core i7 junto com o Swiftech Apogee GTZ, compre o seguinte acessório; Swiftech Apogee-GTZ-Ci7.
Compre espigões, abraçadeiras, adaptadores e conectores a gosto (ou de acordo com o projeto/posição dos componentes). Acho que alguns produtos já vem com os próprios espigões (p. ex. waterblocks, pumps, etc.), mas talvez o radiator não venha. Se usar conectores tipo rosca (fittings, nozzle, etc.), não há a necessidade de abraçadeiras (clamps). E alguns conectores permitem que sejam rotacionados em ângulos de 90° e coisas do gênero. Isto é importante para projetos onde as coisas ficam apertadas ou na direção "errada".
Não há a necessidade daquelas espirais e nem de aditivos para fluido e etc.
O reservatório pode ser daqueles de baia com divisão de câmaras ou aqueles estilo cilindro (procure por Danger Den, Bitspower, Koolance, EK Waterblocks, Primochill e etc.)
Não se esqueça de seguir sempre um padrão de medidas e compressões. Por exemplo, se as mangueiras foram 1/2” ID e 3/4” OD, todos os espigões, abraçadeiras, adaptadores e conectores devem ser na medida correspondente.
Acho que é só isso. Qualquer coisa, outro colega mais experiente pode ajudar.
Aonde não manja muito sua biba?
Falou quase tudo ae, disse os principais modelos, marcas e tudo mais, em fim ... está super bem explicativo o que tu disse acima e as indicações então ... só marcas/modelos de primeira.
Falou quase tudo ae, disse os principais modelos, marcas e tudo mais, em fim ... está super bem explicativo o que tu disse acima e as indicações então ... só marcas/modelos de primeira.
Na verdade eu nunca coloquei as mãos em um water cooler. Tudo que eu sei é só na teoria e pesquisando na web. o que a "falta do que fazer" não faz?
Putz cara, com certeza a sua explicação e a do Coveiro vão ser de grande ajuda. Vou montar o projeto aqui, não creio que deva sair tão exorbitante o preço, pois quero refrigerar o CPU e a VGA.
Uma pergunta que me ocorreu: colocando o WC, eu poderia retirar praticamente todos os fans do gabinete, né? Deixando somente o necessário pra fonte e pros HD's.
PC: Asus P5E + Q9550 + 2x2GB DDR2 G.Skill 900MHz | MSI Nvidia GTX 470 + XFX Nvidia GT240 Physx + SAMSUNG T27A550 | Supreme FXII + Micro System Philips MCM530 + fone Audio Technica ATH-AD700 | MS Media Keyboard 3000 + MS Sidewinder X8 Wireless + SteelSeries SX + Xbox 360 Controller Wirelles + Xbox 360 Controller| Cooler Master RPCAR 650W | Cooler Master CM690
shiko sim não se vc procura alta eficiência o ideal é por fans no radiador, se vc vai usar um block na vga é necessário fans no radiador ja que soh o radiador não conseguirá manter a temperatura ideal ja qu a sua vga esquenta bem...
Abraço
Só que pelo que eu to vendo, só tem como instalar ele, no caso, em AMD, com o fan jogando ar pra cima? Será que tem como instalar jogando ar pra traseira?
“Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou
o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio Dele.” I João 4.9 http://ocolodopai.blogspot.com
shiko sim não se vc procura alta eficiência o ideal é por fans no radiador, se vc vai usar um block na vga é necessário fans no radiador ja que soh o radiador não conseguirá manter a temperatura ideal ja qu a sua vga esquenta bem...
Abraço
Se ele for usar waterblock na VGA também, eu recomendo que compre um radiador duplo (240 x 120 mm) e duas 120 mm fans. Se o gabinete tiver espaço, pode até mesmo pegar um 140 mm duplo (280 x 140 mm) e duas 140 mm fans.
Quanto ao uso de case fans, aí sim entra uma questão crucial, pois com waterblocks no lugar de air coolers, o fluxo de ar em seu entorno fica nulo, pedindo assim mais case fans para refrigerar os VRMs, chipset e manter a temperatura interna menor. É por isso que, para silent computing, um water cooler, na maioria dos casos, não traz benefício. O tiro sai pela culatra.
Se ele for usar waterblock na VGA também, eu recomendo que compre um radiador duplo (240 x 120 mm) e duas 120 mm fans. Se o gabinete tiver espaço, pode até mesmo pegar um 140 mm duplo (280 x 140 mm) e duas 140 mm fans.
Quanto ao uso de case fans, aí sim entra uma questão crucial, pois com waterblocks no lugar de air coolers, o fluxo de ar em seu entorno fica nulo, pedindo assim mais case fans para refrigerar os VRMs, chipset e manter a temperatura interna menor. É por isso que, para silent computing, um water cooler, na maioria dos casos, não traz benefício. O tiro sai pela culatra.
sim isso mesmo, no meu caso vou usar para refrigerar o processador eu ainda vou deixar fans no case ja que tenho outras pçs qure precisa de refrigeração....
pensei que a galera aqui não iria curtir se trocassemos ideia sobre WC pois adoro WC....
Galerinha,
o Arctic Cooling Freezer 7 Pro aguenta o Q6600?
pergunto que vi num site onde eu iria comprar, as seguintes especificaçoes:
- Processadores suportados:
Celeron D: Todos os modelos
Pentium 4: Todos os modelos
Pentium D: Todos os modelos
Core 2 Duo: Todos os modelos
Core 2 Duo Extreme: Todos os modelos
a...vai ficar boa a ventilaçao dele num gabinete transfomer?
AntLion esse Thermalright SI-128 é bom??
E o Akasa nero tava pesquisando e achei ele muito bom pelo preço, oq vc acha dele?
Valeu
Abs
Sim ele é muito bom, nível de Noctua NH-U12P com um fan forte nele, e superior ao Noctua NH-C12P.
Akasa Nero também é show, pelos testes que vi, ficou levemente inferior ao Cooler Master V8.
Postado originalmente por ticos
Galerinha,
o Arctic Cooling Freezer 7 Pro aguenta o Q6600?
pergunto que vi num site onde eu iria comprar, as seguintes especificaçoes:
- Processadores suportados:
Celeron D: Todos os modelos
Pentium 4: Todos os modelos
Pentium D: Todos os modelos
Core 2 Duo: Todos os modelos
Core 2 Duo Extreme: Todos os modelos
a...vai ficar boa a ventilaçao dele num gabinete transfomer?
Sim é compátivel com Quad LGA775 também.
Se teu case for bem ventilado e suas fans estiver nas suas devidas posições certas, vai ficar com uma temperatura boa sim.
estou até entusiasmado em voltar no adrena!
a galera toda querendo sempre maximizar o potencial das máquinas e procurar o melhor custoxbenefício!
nada de fã-boyzismo-ridículo
legal!
dica: ao aplicar a pasta deixar só uma fina película, nada de lambuzar. mas acho q essa dica já é manjadao pessoal está afinado e querendo o melhor desempenho
Queria uma ajuda de vocês. Ou alguém que tenha um Q6600 e uma solução de refrigeração boa. Seguinte, peguei na semana passada um Q6600 num preço bacana e o bichinho agradavelmente parece ser bom de over, tem VID 1.25V e faz 3.0 GHz com 1.2Vcore e 3.2 GHz com 1.23 Vcore. Só que a temperatura dele me assustou pra caramba. Em idle ele chega a incriveis 50ºC e a full no Linx (Intel Burn Test) a ridiculos 80ºC (vendo no CoreTemp e RealTemp com TjMax de 100ºC).
Coolers utilizados? HyperTX (com pushpins e Bolt mod com Kit Thermalright) e VeryCom 775-H3 HeatPipe todos lapidados e utilizei Artic Silver 5, Artic Ceramiquè, Noctua NT-H1 e o Q6600 ficou nas mesmas temperaturas faladas acima. Meu gabinete é um Akasa Eclipse-62, possui dois fans da CoolerMaster led e meus outros processadores não esquentavam tanto assim. Aqui no Rio, tá um estágio do inferno de tão quente que está este Verão.
Ficarei chateado se eu morrer em R$ 320 num Thermalright Ultra-120 Extreme e ver que a temperatura não melhorar muito. Vocês têm alguma sugestão? Ou boa experiência com o Q6600 e que melhoraram as temperaturas trocando o cooler?
Queria uma ajuda de vocês. Ou alguém que tenha um Q6600 e uma solução de refrigeração boa. Seguinte, peguei na semana passada um Q6600 num preço bacana e o bichinho agradavelmente parece ser bom de over, tem VID 1.25V e faz 3.0 GHz com 1.2Vcore e 3.2 GHz com 1.23 Vcore. Só que a temperatura dele me assustou pra caramba. Em idle ele chega a incriveis 50ºC e a full no Linx (Intel Burn Test) a ridiculos 80ºC (vendo no CoreTemp e RealTemp com TjMax de 100ºC).
Coolers utilizados? HyperTX (com pushpins e Bolt mod com Kit Thermalright) e VeryCom 775-H3 HeatPipe todos lapidados e utilizei Artic Silver 5, Artic Ceramiquè, Noctua NT-H1 e o Q6600 ficou nas mesmas temperaturas faladas acima. Meu gabinete é um Akasa Eclipse-62, possui dois fans da CoolerMaster led e meus outros processadores não esquentavam tanto assim. Aqui no Rio, tá um estágio do inferno de tão quente que está este Verão.
Ficarei chateado se eu morrer em R$ 320 num Thermalright Ultra-120 Extreme e ver que a temperatura não melhorar muito. Vocês têm alguma sugestão? Ou boa experiência com o Q6600 e que melhoraram as temperaturas trocando o cooler?
Fico no aguardo.
Abraços,
Tim.
Olha amigo realmente está bastante estranho essas temperaturas, visto que teu Quad tem um VID bom e pede pouco vCore para aumentar o clock, está mais parecendo temperaturas de Stepping B3.
Primeiramente de tudo, diminui o TJMáx para 90ºC (que é o real dos Q6600 G0).
Mesmo teus coolers utilizados ser de baixa performance, não era para chegar a incriveis 80ºC em full load.
Olha vou dar uma dica para você começar com os testes para ver se resolve este problema, aqui no PC da sign, já enfrentei este problema que você está tendo no teu PC.
O que eu fiz:
De tanto mexer e mais mexer, eu peguei um cotonete, em seguida molhei ele com álcool isopropílico e em seguida começei a passar ele naqueles resistorzinho que fica do lado do socket, por incrível que pareça, assim que fiz isso as temperaturas voltaram para seu padrão, e olha que já aconteceu isso duas vezes aqui, e nessas duas vezes fiz isso que disse e voltaram ao normal, você pode estar fazendo isso para ver (nunca se sabe, quem sabe as temperatura não volta para seu padrão).
Marcadores