Arcade Caseiro De Baixo Custo!by Erpa!..versão 2.0!
Desculpem naum continuar no outro topico,eu achei mais facil de localizar criando outro,este novo arcade funciona com ficha e embuti um pc e monitor no gabinete,só naum tirei fotos apenas um video demonstrando,segue o video abaixo:
Legal.Gostei da idéia. Para ficar mais completo você poderia colocar mais detalhes, tipo:
Qual configuração de PC está usando (placa mãe,processador,etc).
Versão do emulador. Valeu.
Essa seria a Mult Games utilizando o XP certo ¿
Meu pai mechia com esses Fliper's na época de ouro, mas os "originais" (que utilizavam consoles NEO GEO), tenho um desses em casa que eu mesmo montei, só que utilizo o Win98 dando Boot pelo DOS, sendo assim fica menos pesado do qeu em relaçao ao XP, e nao me é mostrado a área grafica do SO, já vai direto pra listagem de jogos..Como gabinete uso um "Saudoso" TAITO...Aqui em brasilia é cheio dessas máquinas com um PC dentro, ou até mesmo um Playstation 2 adaptado pra fliperama (utilizando um HDD ligado ao Modem)...já trabalhei dando manutençao nisso...
Pra quem tá perguntanso sobre Config, a que eu uso:
Monitor 17' CRT Philips Tela Plana
Processador Atlon 1.8
Mobo Pc-chips Normal (S/R/V onboard)
Hd IDE 40Gb's
256 Memo Ram
Os jogos (Rom's) sao carregadas via REDE (utilizando um outro pc pra acessar via FTP), o video e onboard mesmo
Sobre a adaptaçao do controle, pelo menos aqui, é uilizado uma plaquinha especial que é ligada nas PS2 do PC, e te dá os conectores pra soldar os botoes do flipper...
EDIT:
Havia me esquecido: Lembrando que essas máquinas (Seja por PC ou PS2, Dreamcast, Super Nes, etc... como citei) só funcionam atraves de tempo, nao é possivel (pelo menos nunca vi) a utilizaçao de fichas até acabar o round ou zerar, acredito que tais funçoes so podem ser utilizada usando Consoles Neo Geo Profissinais
Alguem saberia dizer onde posso comprar o gabinete pronto? pode ser antigo mesmo aqueles da década de 80. EU tenho a maquina e os controles, só falta o gabinete...
Essa seria a Mult Games utilizando o XP certo ¿
Meu pai mechia com esses Fliper's na época de ouro, mas os "originais" (que utilizavam consoles NEO GEO), tenho um desses em casa que eu mesmo montei, só que utilizo o Win98 dando Boot pelo DOS, sendo assim fica menos pesado do qeu em relaçao ao XP, e nao me é mostrado a área grafica do SO, já vai direto pra listagem de jogos..Como gabinete uso um "Saudoso" TAITO...Aqui em brasilia é cheio dessas máquinas com um PC dentro, ou até mesmo um Playstation 2 adaptado pra fliperama (utilizando um HDD ligado ao Modem)...já trabalhei dando manutençao nisso...
Pra quem tá perguntanso sobre Config, a que eu uso:
Monitor 17' CRT Philips Tela Plana
Processador Atlon 1.8
Mobo Pc-chips Normal (S/R/V onboard)
Hd IDE 40Gb's
256 Memo Ram
Os jogos (Rom's) sao carregadas via REDE (utilizando um outro pc pra acessar via FTP), o video e onboard mesmo
Sobre a adaptaçao do controle, pelo menos aqui, é uilizado uma plaquinha especial que é ligada nas PS2 do PC, e te dá os conectores pra soldar os botoes do flipper...
EDIT:
Havia me esquecido: Lembrando que essas máquinas (Seja por PC ou PS2, Dreamcast, Super Nes, etc... como citei) só funcionam atraves de tempo, nao é possivel (pelo menos nunca vi) a utilizaçao de fichas até acabar o round ou zerar, acredito que tais funçoes so podem ser utilizada usando Consoles Neo Geo Profissinais
esta plauinha q é usada na entrada ps2 do pc,suporta ate quantos botões?
aqui eu usei placa de controle de ps1 adaptados a porta da impressora,maximo 10 botões por placa,onde posso encontrar esta plaquinha q vc c referiu para comprar?
quanto a ficha,eu usei um dos botoes da placa de ps1 e soldei no micro de onde a ficha passa para valer os creditos
pc usado no sistema:
sempron le 1250
placa mãe pcchips a15G
1gb ddr2
hd de 80
optei por esta configuração para rodar tudo, ate os 3d é possivel com este pc,mais no momento só deixei os 2d mesmo,
prefiro via SO mesmo..pq ai ja fica com interface mais legal..vo aprender mexer no maximus arcade ai sim vai fica mais top!
esta plauinha q é usada na entrada ps2 do pc,suporta ate quantos botões?
aqui eu usei placa de controle de ps1 adaptados a porta da impressora,maximo 10 botões por placa,onde posso encontrar esta plaquinha q vc c referiu para comprar?
quanto a ficha,eu usei um dos botoes da placa de ps1 e soldei no micro de onde a ficha passa para valer os creditos
pc usado no sistema:
sempron le 1250
placa mãe pcchips a15G
1gb ddr2
hd de 80
optei por esta configuração para rodar tudo, ate os 3d é possivel com este pc,mais no momento só deixei os 2d mesmo,
prefiro via SO mesmo..pq ai ja fica com interface mais legal..vo aprender mexer no maximus arcade ai sim vai fica mais top!
Erpa, só como dica, usa o Hyperspin como frontend, fica mais atrativo.
E sobre o teclado, não sei qual a placa do colega aí, mas aquele arcade que eu postei no seu outro tópico eu usei uma Matrix de teclado de 18x8 e fiz todo o mapa dele o que me permite mais de 10 teclas simultaneas, tanto que montei 2 arcades que se ligam e uma porta PS2 sem nenhum adaptador.
Xbox 360 Jasper Go Pro | PS3 Slim | Nintendo Wii | Nintendo DS | PSP
Erpa, só como dica, usa o Hyperspin como frontend, fica mais atrativo.
E sobre o teclado, não sei qual a placa do colega aí, mas aquele arcade que eu postei no seu outro tópico eu usei uma Matrix de teclado de 18x8 e fiz todo o mapa dele o que me permite mais de 10 teclas simultaneas, tanto que montei 2 arcades que se ligam e uma porta PS2 sem nenhum adaptador.
qual placa seria essa amigo?..ainda naum entendi oq vc fez..c puder postar fotos..agradeço!
o problema parece q este hyperspin tem pouca compatibilidade,ou estou errado?..c vc tiver um tuto de como utilizar ele eu agradeço!
Não é nenhuma placa o que eu utilizei é um teclado desmontado, como esse aqui por exemplo.
Cada pininho meio marrom daquele PCB é parte de uma matrix, quando vc aperta um botão no seu teclado, significa que vc está fazendo um contato entre aqueles pinos, se vc observar os pinos marrons da esquerda, vai notar que eles estão subindo por uma trilha separada, e o 9º pino da esquerda pra direita ja sobe junto com todos os outros que estão do lado direito do PCB. Então fica como mostro na foto abaixo (fiz tosco no paint mesmo, mas é só pra ter uma noção).
Isso é chamado matrix 8x por 18x, e significa que seu teclado pode ter até 144 combinações de teclas possíveis.
Você ja deve ter ouvido falar que ao pressionar x teclas no teclado, ele não permite apertar mais nenhuma tecla, correto? Isso acontece por causa do desenho da matrix, cada teclado (fabricante) tem o seu. Teclados USB independente do modelo só permitem pressionar 6 teclas simultaneamente, o que impossibilita fazer qualquer mod de arcade usando teclado USB, a não ser que o cara vá jogar só tartaruga ninja hehehehe.
Então a grande questão é saber quantas podem pressionadas simultaneamente, aí entra a montagem da matrix. Vc abre um Excel, e faz um desenho como esse por exemplo.
Com ajuda de um multímetro vai colocando as pontas de prova nesses conectores da matrix, e com isso vc vai saber qual tecla responde quando vc tocar no pino. Por exemplo.
Com o teclado ligado na porta PS2 óbvio, se vc tocar no pino 3 do lado esquerdo e no 1 do lado direito, vai aparecer a letra "T", então vc vai lá e escreve nessa tabelinha aí. X3 + Y1 = T
Aí vc aperta o pino 4 da esquerda e o pino 3 da direita e aparece a letra "P". Então vc vai na planilha e marca. X4 + Y3 = P
Vai fazendo isso até completar toda a matrix.
No final vc vai notar que vai estar tudo embaralhado, pq a Matrix não segue o mesmo desenho bonitinho do teclado, mas agora vc ja tem como saber quantas teclas podem ser pressionadas simultaneamente. Tudo o que está na coluna Y pode ser pressionado simultanemente sem que o teclado trave, porém se vc pressionar ao mesmo tempo qualquer coisa que esteja na coluna X o teclado irá travar e mais nenhuma tecla poderá ser pressionada.
Quando vc observar seu desenho vc vai ver que na coluna Y tem teclas que não podem ser usadas em jogos, como o logo da Microsoft por exemplo.
Veja o desenho da Matrix de um teclado da Clone que eu fiz.
Essa matrix eu fiz para o teclado Clone 09196 e observe meus comentários, e a coluna Y, vc vê aí que em toda coluna Y tem alguma tecla que não pode ser usada no projeto.
Eu escolhi a coluna que tinha mais teclas possíveis de usar, e fui mapeando os comandos nela em uma tabela separada que está do lado direito daquela foto.
Vc pode notar que para o Player 1 eu coloquei para o UP e DOWN as teclas NUM 8 e NUM 2, e elas estão na mesma linha X e não na coluna Y. Mas eu fiz isso pq são teclas que NUNCA serão pressionadas ao mesmo tempo, pois o cara não pode ir pra cima e pra baixo ao mesmo tempo. O mesmo eu fiz com a esquerda e direita, pelo mesmo motivo, o cara não pode ir pra cima e pra baixo ao mesmo tempo.
Com isso vc ja vai ganhando espaço na coluna Y para outras teclas.
Um outro macete é colocar os botões de start e select na coluna X, pois não há necessidade de apertar start e outros botões ao mesmo tempo.
Enfim vai de sua criatividade, levei alguns dias montando isso e quebrando a cabeça pra achar a melhor combinação de teclas, acabei não usando esse teclado da Clone por motivos óbvios que podem ser vistos no desenho da minha matrix, pois algumas teclas iam ter problemas ao ser pressionadas com outras, então troquei de teclado e montei outra matrix, até chegar onde eu queria.
Qualquer dúvida posta aí que eu tento ajudar, mas deixo a dica desse site pra vc http://arcadecontrols.com/arcade.htm
Ele tem artigos muito mais complexos do que eu escrevi pra vc, tem que ter paciência e ler bastante.
Hyperspin é apenas um frontend, mas não só do mame como de qualquer outra coisa que vc queira, até de jogo de PC. Ou seja, ele é apenas uma máscara para os jogos.
Quando vc baixa o hyperspin (é grande pra caramba) tem uma ferramenta de configuração onde vc diz a ele onde estão os emuladores, segue foto do meu abaixo.
E no Windows Explorer vc tem uma infinidade de pastas dentro dele e em uma delas tem um arquivo xml que vc edita pra colocar no frontend apenas o que vc quer ver na tela. Mame mesmo tem uns 8000 jogos, eu não preciso ver todos eles até pq tem alguns que não funcionam, então eu edito esse arquivo e deixo apenas os jogos que eu quero ver.
Vc pode criar outras linhas pra adicionar além do mame, Naomi (Dreamcast), Mega, Super Nintendo, Jogos de PC, enfim, o que vc quiser.
E tem uma outra pasta que é onde ficam os temas, se vc não colocar tema nenhum, ele fica com um visual padrão que tb é um tema que ja vem no programa, mas se vc colocar o tema, vc pode colocar vídeos e informações sobre o jogo, como nesse exemplo abaixo.
Tem gente que usa o Hyperspin até pra os filmes que tem no PC.
Tem outros frontends que fazem parecido com ele, mas eu acho o Hyperspin o mais fácil de configurar e a comunidade dele tem crescido bastante, eu mesmo sou um grande colaborador do site deles, pois envio muitos temas de jogos que eu mesmo faço aqui. Uso um pouco de flash com Photoshop e imagens achadas na internet e ta feito um tema.
poxa forsaken valeu mesmo,mais em relação ao controle eu achei amis facil usar as placas de controle de ps1 ou ps2,pq naum tem este problema de apertar teclas simultaneas,no meu arcade usei 2 plasca de ps1 ligados a porta paralela da impressora,só q pude usar maximo 10 botões por controle q tambem é o suficiente,agora este hyperspin ficou muito bom vc disse q naum usa msn,como faço para falar com vc..vc usa skype ou algo parecido..no aguardo e muito obrigado..valeu!
poxa forsaken valeu mesmo,mais em relação ao controle eu achei amis facil usar as placas de controle de ps1 ou ps2,pq naum tem este problema de apertar teclas simultaneas,no meu arcade usei 2 plasca de ps1 ligados a porta paralela da impressora,só q pude usar maximo 10 botões por controle q tambem é o suficiente,agora este hyperspin ficou muito bom vc disse q naum usa msn,como faço para falar com vc..vc usa skype ou algo parecido..no aguardo e muito obrigado..valeu!
Eu optei em fazer pela porta PS2 por 2 motivos.
1 - Os jogos atuais estão com uma frescurada danada com esses controles adaptados, mas a maioria dos jogos aceita teclado, por isso eu fiz com ele.
2 - Não tenho porta paralela no meu PC atual.
Mas usa o que vc gostar mais mesmo, o importante é funcionar hehehe.
1 - Os jogos atuais estão com uma frescurada danada com esses controles adaptados, mas a maioria dos jogos aceita teclado, por isso eu fiz com ele.
2 - Não tenho porta paralela no meu PC atual.
Mas usa o que vc gostar mais mesmo, o importante é funcionar hehehe.
te entendo.pelo jeito vc quer usar em tudo q é coisa,eu como é exclusivo para arcade acho mais pratico usar as placas dos controles dos consoles..mais valeu ai
te entendo.pelo jeito vc quer usar em tudo q é coisa,eu como é exclusivo para arcade acho mais pratico usar as placas dos controles dos consoles..mais valeu ai
Eu uso ele no mame, Dreamcast e agora to usando pra alguns remakes pra PC como Street of Rage, que não tem emulador, é só baixar e rodar no Windows e Bonic Commando Rearmed.
Marcadores