| | | -
Dúvida sobre fotometria! Galera, estou com um problema, e por mais que procure, não consigo sacar como resolver meu problema ^^
sempre que saio para fotografar de dia, acabo me enrolando com o céu, ja que fica muito estourado quando o objeto fotografado é escuro, dai fico naquela, se aumentar a velocidade, o ceu escurece, mas o objeto fica muito escuro, se eu diminuo a velocidade do obturador, o objeto fica claro, mas o ceu estoura...
intaum, tem alguma solução para pegar o objeto e o céu do jeito que são na realidade?
lembrando que o céu de brasília é muiiiiiito claro.
exemplo: [ UNLOCK YOUR MIND!] 1/500th of a second to get the shot...a lifetime to forget it. - Eddie Adams O Flood acima expressa minha opinião, se você nao concorda ai ja é a sua opinião! Flickr -
Que tipo de fotometria ta usando? Spot, ponderada ao centro ou matricial? Dependendo da Latitude de luz da cena(diferença entre as luzes mais altas e as sombras) não tem muito o que fazer, se escolhe o quer mostrar na foto.... o que da pra fazer é no pós processamento um HDR. Se tem uma diferença de latitude pequena, faz a media das duas, mede a luz mais alta, e fotometra, mede a mais baixa e fotometra tbm, e dai faz uma media entre as duas...
Última edição por Fletcher; 09-02-10 às 22:43.
Xbox 360 4Gb + HD 250Gb - Gamertag: fletcherbr - Games: Forza 4 + Gear of Wars 3 -
Saquei,normalmente uso Matricial, eu tava pensando se usando a abertura do diafragma não dava pra diminuir esse contraste.
e outra, existe diferença (qualidade, cor etc...) em clarear/escurecer a foto usando o diafragma ao invés de só mexer na velocidadedo obturador?
*tirando DOF [ UNLOCK YOUR MIND!] 1/500th of a second to get the shot...a lifetime to forget it. - Eddie Adams O Flood acima expressa minha opinião, se você nao concorda ai ja é a sua opinião! Flickr -
Depende da Lente dai.... cada lente tem uma abertura que ela é mais nitida.. por exemplo, a minha 18-55 é mais nítida em f/8, se fechar muito começa a perder definição por causa da difração. Xbox 360 4Gb + HD 250Gb - Gamertag: fletcherbr - Games: Forza 4 + Gear of Wars 3 -
tem alguma lista com a melhor abertura pra cada lente??
a minha é 18-55 DX Nikkor, será que e é a mesma? [ UNLOCK YOUR MIND!] 1/500th of a second to get the shot...a lifetime to forget it. - Eddie Adams O Flood acima expressa minha opinião, se você nao concorda ai ja é a sua opinião! Flickr -
Geralmente vejo nos Reviews!! A Nikkor 18-55 tem a melhor nitidez em 35mm e fechada em f/8 também! Xbox 360 4Gb + HD 250Gb - Gamertag: fletcherbr - Games: Forza 4 + Gear of Wars 3 -
Aqui tem a nitidez da tua lente: http://www.dpreview.com/lensreviews/..._n15/page3.asp
A regra é que é sempre mais fácil recuperar as áreas mais escuras e tirar em RAW te dá mais possibilidade pra trabalhar depois também.
Última edição por frerd; 10-02-10 às 21:45.
Phenom II X6 1055T / Asus M4A89GTD PRO/USB3 / 2x2GB G.Skill Ripjaws DDR3-1600 CL7 / Razer DeathAdder
Nikon D3000 + Nikkor 18-55mm VR + Nikkor AF-S 35mm f1.8 / Panasonic HDC-HS250
Samsung Galaxy S II
Permissões de Postagem