| | | -
Cartões SD e lendas sobre velocidade Cartões SD e lendas sobre velocidade...
Existem muitas lendas urbanas e achismos acerca de qual o melhor cartão para fotografar, pra usar como pendrive e etc, para tentar ver qual a realidade das velocidades fiz um teste com alguns cartões SD e MicroSD através do Windows Vista x64.
os testes foram feitos sempre usando o mesmo leitor na mesma porta USB e mantendo sempre um padrão de repetitividade para não mascarar os resultados. Os resultados são uma média, porque não achei nenhum programa tipo HD Tach que rode no vista 64 para fazer um bench real com menor, media e pico de velocidade. por isso acabei optando por priorizar o teste com um único arquivo de 600mb ao invés de vários arquivos menores. Tipo do teste :
Leitura/escrita de um arquivo de 600mb do SD para o PC e do PC para o SD, utilizando uma pasta com aproximadamente 60 fotos e 150mb foram realizados os mesmos testes de leitura e escrita, porem a velocidade média 20% inferior ao teste com um único arquivo foi praticamente uma constante de tal forma que esse teste não foi realizado em todos os cartões. Equipamento utilizado
PC com Windows Vista x64
Leitor de cartões SDHC USB 2.0 150x
Adaptador MicroSD > SD Kingston ( usado para todos os microSD e microSDHC) E os cartões :
A-data microSDHC 4gb class 6
Kingston Elite pro SD 50x 1gb
kingston microSD 2gb japan
Kingston SD 1gb
kingston SD 2gb *
Kingston SDHC 4gb class 4
markvision microSD 1gb
sandisk extreme III 2gb
sandisk extreme III SDHC 4gb
sandisk ultra II SD 2gb
sandisk Ultra II SD 2gb PLUS ( USB) **
Sandisk Wii SD 1gb
*velocidade extremamente baixa e subindo ate chegar em 4.5mb/s
** não aceita ser lido por um leitor USB, e foi plugado diretamente na USB do PC Conclusões finais : a tabela apenas fala sobre a velocidade dos cartões, a conclusão de que tipo de cartão utilizar depende do equipamento utilizado.
No meu caso especifíco com uma nikon D80 ( Raw + jpeg fine) as fotos demandam uma velocidade ideal de uns 15 a 20mb/s , enquanto que câmeras superzoom dificilmente vão precisar de algo mais rápido que 8 a 9mb, sendo que elas não possuem recursos de burst shot pra precisar gravar as fotos no cartão no mesmo segundo... Tamanho dos arquivos gerados pela D80 
Nota : Achei os resultados dos sandisk Ultra II muito proximo do resultado dos Sandisk Extreme III, se alguem tiver um software mais preciso para realizacao dos benchs eu posso refazer os testes, e os extreme III alem de serem mais rapidos teoricamente que os Ultra II possuem componentes que aguentam melhor condicoes extremas de uso até onde eu sei.
. -
reservado
malditos10caracteres -
Ficou legal.. Dá para se ter uma boa noção.
Mas o HDTach roda no Vista x64... (Com pequenos ajustes, é claro.)
Para faze-lo funcionar no Windows Vista x64, primeiro baixe a versão 3.0 no site.
Depois no atalho criado na área de trabalho, em propriedades marque a opção "executar este programa em modo de compatibilidade" e selecione o "Windows XP SP2". Assim como na figura abaixo: 
Vualá ... Testes podem ser realizados.
Exemplo da execução aqui no meu PC: 
----
edit: Apenas para resaltar, o resultado que fiz agora fica bem semelhante ao HDTach executado no "Windows XP sp2 x86". No XP minha raid-0 faz a pontuação com o mesmo teste, de, em média: 251 MB/s flickr DMC-FZ28 Intel E6750@3.4Ghz; P5N32-E SLI; 2Gb(1Gbx2) Corsair 667@850Mhz; St2 320Gb(160x2-Raid0)+250Gb Samsung; ATI HD4850 Fansink; LG203WT 20.1"; MX518; SL-8600EPS 600W Satellite; -
vlw, funciona mesmo, vou ver se amanha refaço os testes com os cartoes e posto aqui como complemento -
Já que estás assim tão "empenhado" (hehehe) - além de claro possuir tantos cartões na mão - eu recomendo mais o uso do HD Tune PRO (podes usar a versão trial)...
Ele tem os testes de Leitura e Escrita separados (deixando mais visiveis as diferenças entre os cartões).
Roda nativamente em x64, além de na minha opnião, ser mais confiável. Mas cada um com seu gosto.
Está ai o link: http://www.hdtune.com/hdtunepro_350_trial.exe . PS: Mas matenha os testes do windows vista. Assim podemos comparar se o nosso maravilhoso windows estava falando a verdade sobre as velocidades...
vlw... flickr DMC-FZ28 Intel E6750@3.4Ghz; P5N32-E SLI; 2Gb(1Gbx2) Corsair 667@850Mhz; St2 320Gb(160x2-Raid0)+250Gb Samsung; ATI HD4850 Fansink; LG203WT 20.1"; MX518; SL-8600EPS 600W Satellite; -
vlw dennis
to com os dois aqui ja, vou ver se amanha consigo terminar de fazer os benchs
o hd tune pro da erro pra fazer o teste de escrita no cartao de memoria.... diz que nao pode escrever nele ( mas o cartao ta com a trava na posicao certa) ate copiei uma pasta pra ele agora... -
REFERÊNCIAS:http://www.mercadolivre.com.br/jm/profile?id=67715972
MSN e E-MAIL: marcosnicolau19@hotmail.com
__________________________________________________ __________________________________________________ Gigabyte Ga-G31m-S2l - Core 2 Duo E7300 - 2GB Markvision 800 MHZ DDR2 - VGA Radeon 1650PRO - HD 1TB 32MB SATA II SAMSUNG - Fonte Seventeam 420BKV - Placa de Captura Kworld Pci 7134SE *Logitech 5.1 X-530 * Celular LG KP320 * Canon A610 *
__________________________________________________ __________________________________________________ __ -
Show cara, fico no aguardo dos testes com o HD tach/HD tune... Pelo visto os que são Class6 trabalham bem mais rápidos que os 6MB/s estipulados hein? [ÇR ]. -
 Postado originalmente por Dinho Fatal1ty® Show cara, fico no aguardo dos testes com o HD tach/HD tune... Pelo visto os que são Class6 trabalham bem mais rápidos que os 6MB/s estipulados hein? [ÇR†]. classe 6 nao quer dizer que eles trabalhem a 6mb, quer dizer que o minimo de transferencia neles é 6mb.... se tu tiver algum e provar que funciona a menos que isso... pode trocar na boa ou processar a loja rs
por exemplo meu Ultra II PLUS ta abaixo do especificado ( os ultra II tem velocidade minima de 9mb senao me engano...) -
 Postado originalmente por PDA classe 6 nao quer dizer que eles trabalhem a 6mb, quer dizer que o minimo de transferencia neles é 6mb.... se tu tiver algum e provar que funciona a menos que isso... pode trocar na boa ou processar a loja rs
por exemplo meu Ultra II PLUS ta abaixo do especificado ( os ultra II tem velocidade minima de 9mb senao me engano...) Ah sim.. pq em varios sites de venda eles relacionam isso a 6MB/s pensei que era o valor máximo.. bom saber que é o contrário, que é o mínimo hehehe dps no final do mes quando os meus chegarem eu posto aqui. [ÇR†]. -
Baixou bastante o preço desses cartões né, ficou bem acessível cartões de melhor qualidade assim como os pen drives. Ótimos testes PDA "O homem honesto não será desviado do que é digno por coisa nenhuma" Sêneca | "Por trás de cada crime há uma mulher" Provérbio Shogun AMD Phenom X4 965|Asus M5A97 Evo|Corsair XMS3 2x2 1600|Corsair HX850|MSI Radeon 6850 Cyclone Power Edition OC|Samsung T220 Sapphire 22|Samsung SH-S223F|Samsung SATA2 320GB|Seagate SATA3 1000GB|Logitech Momo Racing|Zalman VF2000 Led|Creative SB X-Fi|Akasa Pax-mat|Adsl 2048/500|Win7 U64|Canon PS SX20 -
sim , to meio enrolado aqui mas ja to fazendo os testes com os programas de bench indicados, devo estar postando ate segunda... -
Ótimo teste, PDA. Muito bom mesmo.
To aqui no aguardo dos testes mais detalhados -
Ótimos testes PDA.
mas acho q pra saber o real desempenho de um cartão é batendo uma foto em RAW, com tempo de exposição de uns 3". É nesses tipos de fotos q os cartões tipo o Extreme III fazem diferença. Ou então o famoso fps da cam, em RAW, tb dá uma boa idéia.
Agora falo tudo isso qto ao fotografar, qto as outras utilidades os testes já falaram tudo. PhenomII X4 955 BE | Asus CrossHair III Formula | 3x2 GB Corsair XMS3 1600 | XFX 5850 Black Edition | Coolermaster V8 | Coolermaster Storm Sniper Window | Canon 5D MarkII | Canon 24-70 f2.8 L | Canon 70-200 f2.8 L -
mas quanto a bater fotos em raw eu precisaria de um cronometro e o teste nao sairia com tanta precisao.
como citei ali a tabela com tamanho medio das fotos da d80 (10mp), ja da pra ter uma nocao de qual cartao deixa o pessoal de slr na mao e qual atende bem. -
Bela iniciativa PDA. Eu nunca tinha me preocupado muito com velocidade dos cartões, até que esses dias cheguei no local das fotos e num tinha um cartão na mochila. Fui correndo numa lojinha perto e comprei um "suposto Kingston" e as minhas fotos (mais ou menos 20 mb cada) demoraram uns 5 segundos pra gravar, cada uma.
Sem querer explorar, se você tiver alguma noção de custo benefício, dá a dica pra gente.
Valeu. ASUS P5Q-DLX <<|>> E8500 BOX <<|>> 4GB DDR2-800 <<|>> XFX GTX570 <<|>> 2 x WD 500GB <<|>> CASE NZXT TRINITY <<|>> SAMSUNG 22" <<|>> SATÉLITE 800W Placa Mãe Intel <<|>> i3 530 <<|>> 4GB <<|>> VIDEO ON-BOARD <<|>> SEAGATE PATA 500GB NOTEBOOK TOSHIBA SATELITE M55 14" <<|>> CENTRINO 1,8 GHZ <<|>> 1,5 GB <<|>> HD 100GB -
 Postado originalmente por ASOM Bela iniciativa PDA. Eu nunca tinha me preocupado muito com velocidade dos cartões, até que esses dias cheguei no local das fotos e num tinha um cartão na mochila. Fui correndo numa lojinha perto e comprei um "suposto Kingston" e as minhas fotos (mais ou menos 20 mb cada) demoraram uns 5 segundos pra gravar, cada uma.
Sem querer explorar, se você tiver alguma noção de custo benefício, dá a dica pra gente.
Valeu. xsi tb é SD né ? 20mb por foto é raw + jpeg nao ? se vc precisava de velocidade podia ter ficado so no jpeg....
po a grosso modo os maiores custo beneficio que vi sao os microSD ou SD classe 6 e os sandisk ultra II , os ultra II 2gb geralmente sao estoques antigos e tao com preços legais , mas os ultra II sdhc costumam ter preços atraentes, na duvida procura os kingston sdhc classe 6, os classe 4 ate que funcionam bem....mas podendo eu prefiro os classe 6
no fim das contas pra raw + jpeg se vc precisar usar o burst ou precisar de velocidade nao tem jeito... vai ter que arrumar um extreme III ou algo tao bom quanto, mas no geral principalmente se vc usar so jpeg fine, um ultra II atende muito bem.... -
Eu usava um SD Kingston de 2Gb em minha câmera Canon A590is e quando passei a usar um Extreme Memory de 8Gb notei que a velocidade de transferência dele é maior. Intel Pentium D-820 2.8 Ghz / Gigabyte 8i865GME-775 / RAM 2.0Gb DDR400 Kingston / Monitor LCD LG 19' Flatron W1952QT / Placa de vídeo NVidia Mx 400 64 Mb / Audigy2 ZS Platinum / HD Western Digital Caviar Black 1.0 Tb 32Mb SATA2 / HD Seagate 500Gb 32Mb SATA2 / Pioneer DVD-RW DVR 111-D / Fonte Corsair VX450W 450w / Windows XP Pro SP3 -
PDA, usa o Leitor USB do Extreme III pra fazer os testes com ele, aqui no vista x64 consigo uma media de 28mb/s PC: Core 2 Duo E6300 - MSI P35 NEO -2x 2G DD2 800 - LCD 22 BENQ - Fonte:SevenTean 600w. Fotografia: Nikon D80+GRIP - Lente: 50mm f/1.8D / 18-70mm f/3,5-4,5 - Nikon SB800 - Fotômetro SEKONIC L308S - Rebatedor Retangular 5 em 1 - 1 Snoot Branco e 1 Preto (TABAJARAS) - Lowepro SlingShoot 300
Permissões de Postagem