A perca de performance não foi grande. Dizem que atualmente existem formas de usar o trim mesmo em raid. Vc fez alguma pesquisa recente sobre isso ?
dizem que o vertex 2 tem trim pra raid. o meu trim ta ativado, mas eu nao sei se realmente funciona... provavelmente funciona, pq a perca de desempenho ao longo do tempo foi pequena
| Intel i7 2600k@4.7Ghz | Asus P8P67 Pro | ASUS GTX 580 DirectCU II | 4Gb GSkill Ripjaws X 2200Mhz | SSD RevoDrive x2 - 240Gb | Sound Blaster X-Fi Titanium Fatal1ty Pro | Corsair TX850w | Venomous-x | Samsung T240HD |
dizem que o vertex 2 tem trim pra raid. o meu trim ta ativado, mas eu nao sei se realmente funciona... provavelmente funciona, pq a perca de desempenho ao longo do tempo foi pequena
O Crucial tem um TRIM "interno" via um software que faz a limpeza do lixo e evita a perda de performance, eu por exemplo não senti perda após quase 6 meses de uso.
Fiz um pequeno review e venho acompanhando como ele se comporta:
http://www.adrenaline.com.br/forum/armazenamento/308264-review-ssd-crucial-c300-256gb-em.html
Mas o Trim sozinho não é tudo! Em RAID o WIn7 deixa de fazer outras otimizações também que tem que ser setadas manualmente, para não ficar "gastando" e entulhando o RAID de SSDs à toa: Desligar a desfragmentação e indexação, desabilitar e mudar a memória virtual (arquivo de paginação) para um HD se possível (eu coloquei no RAID de Velociraptors), é só colocar no google que apaerecem centenas de dicas para tunar os SSD.
No mais estou feliz com meu RAID!
... mas não vejo a hora de poder usar em uma mobo com SATA 6GB/s nativa!
Vcs sentem diferença na velocidade de boot quando em raid ?
a diferença é pequena, mesmo a taxa de transferencia sendo o dobro em benchs, a velocidade de loading das coisas é praticamente o mesmo de quando se usa um ssd só, inclusive o boot
| Intel i7 2600k@4.7Ghz | Asus P8P67 Pro | ASUS GTX 580 DirectCU II | 4Gb GSkill Ripjaws X 2200Mhz | SSD RevoDrive x2 - 240Gb | Sound Blaster X-Fi Titanium Fatal1ty Pro | Corsair TX850w | Venomous-x | Samsung T240HD |
a diferença é pequena, mesmo a taxa de transferencia sendo o dobro em benchs, a velocidade de loading das coisas é praticamente o mesmo de quando se usa um ssd só, inclusive o boot
Obrigado pela resposta! Eu estava desconfiado disso.... Acho que o que proporciona o grande pulo de performance em relação aos discos mecânicos é mesmo o tempo de acesso... Eu cheguei a testar um ssd de intel de 80gb e estou comprando um ssd ocz vertex 2 pra usar sozinho...
Então, considerando que a percepção aos olhos de um disco ssd sozinho para o raid 0 é pequena será que vale a pena abrir mão do trim ?
Com certeza o tempo de acesso é que faz o bixo voar. HD comum eh na faixa de 12 ms, enquanto SSD eh 0,1 ms. Diferença brutal mesmo.. Ainda não tenho SSD, mas ta a caminho. Devo pegar OCZ 60gb Vertex 2 ou o de 120gb logo duma vez, aproveitar que minha prima vai pros EUA e falo que traz tranquilo pra mim. Vamo que vamo! SSD for EVER!
i5 2400 / Asus P8P67-M / 4GB Corsair DDR3 XMS 3 / XFX 8800gt / LG 21.5 FULL HD / Corsair 650 Watts / Chieftec BA / Leitor BluRay/Gravador DVD Samsung SH-B123L/RSBP / 2x 500gb Seagate / 1x 1500gb Seagate / 2x 2000gb Seagate / Edifier 28 RMS / Fone Audio Technica ATH-A700 / GVT 15mb
Eu to pensando em montar um pc novo por esse final de ano e recebi a sugestão de usar SSD pra o SO.
Ai fui pesquisar e vi que realmente ele é bem rápido na leitura e o boot fica muito veloz.
Só que boot é uma coisa que vc faz uma vez no dia, e se leva 10 segundos ou 60 não faz a menor diferença.
Ai vem a abertura de programas.
Os programas em si geralmente não demoram muito pra abrir, e quando vc abre um programa, abre ele uma vez só e passa a partir desse ponto a abrir documentos.
No caso, o uso do SSD é via de regra destinado a instalação do SO e programas, e o principal, que são os arquivos de dados, ou no caso de jogos, tanto o programa quanto os arquivos, ficam reservados ao bom e velho HD, que é bem mais lento.
Ai eu pergunto, existe realmente vantagem em usar um SSD, considerando que o preço ainda é muito alto, que ele degrada em poucos anos, e que pra operação de escrita é até mais lerdo que um HD?
Eu não estou dizendo que não vale a pena. Estou perguntando mesmo, porque nunca usei um, e como me sugeriram, quero tirar essa dúvida, já que pelo que pude concluir não valeria muito a pena.
Então duas perguntas:
1) Vale ou não o custo?
2) Qual a vantagem REAL de usar um?
Tudo que demanda uso do HD fica mais rápido no SSD, como você mesmo disse, boot, abertura de programas, etc. Se comprar um de 120GB+ já dá até pra instalar uns jogos e deixar alguns dados que mais acessa nele. Com certeza ainda está bem caro, mas que estou me coçando pra comprar um, isto estou
Intel Core 2 Duo E8400 + CM Hyper 212 Plus | Asus Maximus Formula | 2x 1gb G. Skill 1066MHz | MSI HD 4850 | SSD OCZ Agility 2 60gb + HD 250gb Seagate + 1TB Western Digital | Asus DVD-RW Sata | Corsair VX550W | Case CM690 acrílico mode | LG Flatron 22' W2252TQ LG R590-5600 | Intel Core I5 520M | 2x2GB DDR3 1033MHhz | HD 640GB | nVidia GT335M 1GB VDDR3 | Blu-ray Player | LED 15.6'' "NASCER, VIVER E NO SANTOS MORRER É UM ORGULHO QUE NEM TODOS PODEM TER"
Cara.. depois que vc usar um comp com SSD... onde TUDO abre quase instantaneo... vc nao quer mais voltar pra HD... Isso te acostuma, e quando usa um com hd normal... acha que ta usando um hd de 2000rpm... ou coisa do tipo.
Cara.. depois que vc usar um comp com SSD... onde TUDO abre quase instantaneo... vc nao quer mais voltar pra HD... Isso te acostuma, e quando usa um com hd normal... acha que ta usando um hd de 2000rpm... ou coisa do tipo.
Com certeza! Estou até pensando em trocar o HD do meu note! E não é só pra SO e programas não! Pra jogos o carregamento fica quase instantâneo o carregamento!
Tempo de escrita tbm êhais rápido e para não ter problemas com dados lento monta um raid0 de hds e coloca fotos musicas lá dessa forma ira ter um diferença menor de acesso doa um convencional mas nem chega perto de um SSD
Pra galera q tem, pouco tempo atras estava querendo comprar, decidi esperar um pouco e acho q agora vai.
Pra vcs q tem, estava vendo q os da Intel não é lá essas coisa e os Kingston SSDNow V Series é pra se passar longe, ja os V+ ta parecendo ser bom. Então segundo falam os melhores estão com SandForce, abaixo tem uma lista com dos produtos e fabricantes q usam o SandForce SSD Processor with award winning DuraClass™ Technology.
Isso depende, voce esta correto em relacao ao Kingston V series ele tem os seus "problemas".
Mas em relacao ao controle SandForce tambem existem outros controles com suas qualidades e defeitos 'e claro, isso vai depender muito da sua necessidade e obivio poder de compra.
A Tom's ta com uma reportagem com varios SSDs com diferentes controles de uma olhada.
Meu primo da vindo dos estados unidos agora em dezembro, posso encomendar 2 OCZ Vertex 2 de 60gb cada um a $129 pela newegg sem medo ou devo comprar outra coisa?
EDIT...
Por este review: http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=232796
Usar raid0 em ssd nao tem beneficios na vida real, apenas em algumas situacoes... Entao acho que vou acabar pegando apena um de 120gb.
Entao vamos la, o mais rapido no geral é o Vertex 2??
Galera, eu possuo um SSD Kingston SSDNow V Series, e gostaria de saber o que de tão ruim eles tem para falarem pra passar longe deles?
Tem algum problema para usar ele em um servidor, que fica ligado 24/7?
Galera, eu possuo um SSD Kingston SSDNow V Series, e gostaria de saber o que de tão ruim eles tem para falarem pra passar longe deles?
Tem algum problema para usar ele em um servidor, que fica ligado 24/7?
O controle do Kingston SSDNow V serie tem um problema com blocos de 4K e com acesso aleatorio, o que em algumas situacoes no dia-adia faz com que o desempenho caia bastante, mas isso depende do uso em alguns casos ele 'e perfeitamente capaz. Mas hoje em dia tem opcoes bem melhores que ele (o que nao existia quando ele foi lancado a algum tempo), o que faz dele um produto dificil de ser recomendado mesmo com um preco atrativo.
Entre Crucial C300 128GB e OCZ Vertex 2 100GB (mas "upgradeável" para 120GB), qual o melhor? Aliás, qual é um preço "justo" para eles?
Parace que o C300 tem a leitura mais rápida de todos... mas o Vertex 2 tem uma escrita melhor, se tornando mais equilibrado e tendo um desempenho melhor no geral
Entre Crucial C300 128GB e OCZ Vertex 2 100GB (mas "upgradeável" para 120GB), qual o melhor? Aliás, qual é um preço "justo" para eles?
O Crucial tem a vantagem de já ter SATA3, se você pensa em comprar uma mobo já com suporte ele fica mais rápido que o Vertex, em SATA2 talvez a opção seria o mais barato dos dois. O Crucial C300 de 256 GB é mais rápido que o de 128 GB, se ouder investir um pouco mais vale a pena, e o espaço a mais ajuda bem!
Opa galera................. Ontem instalei o meu primeiro SSD e vou compartilhar com vcs alguns testes e informações para
servir de ref. para quem esta pensando em adquirir este bélissimo hardware.
Modelo do SSD é o Intel SSDSA2MJ080G2C1 é de 80GB e ja é da segunda geração.
A instalação do windows foi tranquila, um pouco mais rapido do que um HD comum mais nada fora do comum.
O primeiro teste que fiz foi com crystal disk mark mais no decorrer do tempo vou realizar o teste com outros programas.
Abaixo o bench em modo IDE(BIOS)
Agora ja habilitado o modo AHCI(BIOS)
Lembrando que o windows 7 precisa de alteração no registro para reconhecer o SSD em modo AHCI.
Antes da instalação rodei o bench no hd samsung que estava sendo usado para o SO.
HD samsung ST3320620AS
2 x HD samsung ST3320620AS em RAID "0"
Conforme eu for rodando outros benchs, ja vou postado aqui para efeito de comparação.
Essa semana chega um Crucial C300 SATA 3 que comprei para instalar na M3E, esse sim to loco pra ver a performance do bixo em sata 3.
Valews
|PC| Chassi: CM Cosmos S | CPU: i7 2600K @ 4800 MHz 24/7| Mobo: GB P67A-UD7-B3 | GPU: 3-WAY SLI GTX 480 | RAM: G.Skill Ripjaws 4GB @ 1872 MHz CL8 | PSU: Antec TPQ-1200W Modular | HDD System: SSD Crucial C300 64GB | HDD Data: Sansung 500GB + 2 X 320GB RAID "0" |H2O| CPU: EK Supreme HF - Gold | PUMP: 1 x Swfitech MCP655-B | RES: 1 x EK Multioption RES 150 | RAD LOOP CPU: XSPC RX360 Extreme Performance | FITTING: Enzotech | HOSE: PrimoFlex Pro LRT Clear - 1/2 ID x 3/4 OD
MarcioTB,
vc pode comprar, enquanto nao troca a MB, uma controladora Asus U6S3. Na Waz está 159, mas, se vc tem como trazer de fora do BR, está em torno de 50 dolores.
Marcadores