Através de uma intuitiva interface e em poucos clicks você poderá fazer cópias de arquivos de vídeo em DVD, os convertendo de formato e os gravando diretamente em um disco. A programa tem suporte para os sistemas de vídeo NTSC e PAL, permite ajustar a relação de aspecto da imagem e pode criar os capítulos de forma automática. Também suporta múltiplos canais de áudio, legendas e muito mais.
Resolvi criar este tutorial para as pessoas que queiram experimentar o programa, sem menosprezar outros programas que também são muito bons para autoria de DVD's mas de dificil entendimento para muitos, o ConvertXtoDVD se destaca pela simplicidade, facil configuração e de um bom resultado final na qualidade do DVD. Para quem está procurando um Software assim, pequeno, simples e bom, aqui está.
PC: | Lian Li PC65B | AMD Phenom II X4 955 + CoolerMaster V8 | ASUS M4A79T Deluxe | Sapphire HD4890 1Gb | Corsair XMS3 2x2Gb 1600Mhz | HD: WD 250GB, Samsung 160Gb e 320Gb Sata II | Samsung SyncMaster 2232BW 22" | Sony Leitor de DVD e CD | Samsung Gravadora de DVD e CD | SevenTeam 550Watts ST-550W Baz |
O Menu suporta 10 itens por página, se houver 30 itens, será criado 3 menus selecionáveis para navegação.
Menu com 1 item:
Menu com 2 itens:
Menu com 40 itens / coletânia de videoclipes
Uma dica para a criação personalizada do Menu, é fazer uma busca no google (imagens) por wallpapers e posters do filme, assim voce poderá fazer uma montagem no proprio paint do windows para um fundo no menu.
PC: | Lian Li PC65B | AMD Phenom II X4 955 + CoolerMaster V8 | ASUS M4A79T Deluxe | Sapphire HD4890 1Gb | Corsair XMS3 2x2Gb 1600Mhz | HD: WD 250GB, Samsung 160Gb e 320Gb Sata II | Samsung SyncMaster 2232BW 22" | Sony Leitor de DVD e CD | Samsung Gravadora de DVD e CD | SevenTeam 550Watts ST-550W Baz |
Conforme o nome sugere, este software foi projetado para converter videos DivX, XviD, Mpeg-4, AVI para DVD.
- O ConvertXToDVD suporta os formatos PAL e NTSC.
- A relação de aspecto-ratio pode ser selecionada de acordo com o aparelho onde irá assistir o video.
- Normalmente usamos NTSC, mas a maioria dos DVD Players também reproduzem PAL
- Há também suporte para legendas no formato de SubRip (SRT).
- A inserção de capítulos são também uma das características chaves.
- Você poderá queimar seu projeto de DVD com ConvertXtoDVD.
- Convém verificar como ficou seu DVD antes de queimar a midia
- Uma das características novas do X2D é criar do menu.
- Você poderá criar seus próprios menus em seu DVD!
- O ConvertXToDVD não necessita nenhum codec externo para trabalhar, ele usa codecs internos.
ETAPA 1:
Configurarando os ajustes
Selecione Definições > Geral para começar configurar os ajustes.
Primeiramente você necessita selecionar um diretório de funcionamento onde ConvertXtoDVD coloca seus arquivos. O mesmo diretório será usado como diretório de arquivos temporários.
Há também poucas opções sobre atualizar o software e você pode a aparência do VSO se quiser
Selecione a língua que você quer se usar.
Eu prefiro o Português Ora pois!
O ConvertXtoDVD suporta muitas línguas diferentes.
A aba seguinte é sobre capítulos.
Você pode usar esta opção criar os capítulos.
Há também uma opção para selecionar o comprimento mínimo do vídeo onde os capítulos serão introduzidos.
Podemos usar uma imagem de seus arquivos para seus menus, você pode configurar o número das entradas na página do menu.
Há opções de configuração para PAL ou NTSC como foi dito.
Se o padrão video for ajustado para automático, o X2D aplicará o padrão usado de acordo com seu vídeo fonte.
Se o FPS de seu vídeo fonte for 23,976 ou 29,700, o padrão usado será NTSC.
Se for 25,00, será ajustado para PAL.
Entretanto, esta opção dá-lhe a oportunidade de fazer uma conversão da taxa do frame.
Se você quiser todo seu DVD em PAL ou NTSC, configure o padrão video de video desejado
A opção da tela da tevê define a relação de aspecto ratio a ser usada.
Se colocarmos em automático, o X2D define o aspecto de acordo com arquivo fonte e utiliza a configuração mais próxima
Você pode cancelar esta opção colocando um padrão para video. o X2D ajustará ao formato que e você deseja.
Se você tivesse uma TV Widescreen, escolheria as 16:9 (tela larga), se você possuir uma televisão de tela cheia 4:3 seria sua escolha.
Eu prefiro deixar em automatico para não alterar muito o arquivo original.
Você pode escolher queimar o projeto em DVD após uma conversão bem sucedida.
Você pode ajustar para Portugues a língua defaut na aba do subtítulo ou legenda.
Após esta configuração , seu DVD reconhecerá a língua do seu subtítulo como sua língua nativa.
Você pode ajustar a posição das suas legendas em sua tevê ajustando a porcentagem, a posição relativa da opção do fundo do subtítulo.
100% significa que os subtítulos serão tão inferiores de sua tela quanto possível.
Ajustar esta opção a 100% não é uma idéia boa devido ao overscan.
Cada TV possui overscan, que basicamente cortará fora 4-16 pixels de lados do vídeo.
Então cuidado para não ter sua legenda cortada biggrin.gif
O valor defaut é o bom para começar, se você não gostar ajusta ele depois.
Na aba que áudio você necessita ajustar a língua usada em seu vídeo.
A aba Conversão oferece a opção quality/speed .
É o ajuste o mais importante !
A diferença de tempo gasto não é muito grande entre alta ou média qualidade...Portanto use alta qualidade.
Se você se usar um disco DVD5 (4.38GB) ajuste o como o tamanho do alvo.
A opção DVD9 é para os discos da duplo-camada que são caros.
DVD5 é uma escolha boa, pois é o que encontramos com facilidade e bom preço.
Os videos de AVI são codificados geralmente na qualidade média, assim que usar o disco DVD9 seria justo um desperdício do bitrate. Um DVD5 pode carregar sobre 2 horas do vídeo convertido com qualidade elevada.
A última opção é sobre a prioridade da conversão. Se você pretender se usar seu computador ao convertee, ' abaixo do normal ' ou ' o mais baixo ' é opção recomendada a usar. Se não X2D usará todo o poder que processando você tem e usar seu computador será lento.
Naturalmente se você codificar na noite, ' normal ' é uma escolha boa.
Prefiro colocar em normal e não utilizar o PC durante a rápida conversão...
ETAPA 2:
Usando o X2D
Adicione o arquivo de video.
O X2D mostrará detalhes do menu e do vídeo na janela principal.
Em detalhes do menu você pode usar sua imagem de fundo de seu arquivo
Se tiver mais de um áudio em seu vídeo, poderá selecionar um.
Se você tiver um arquivoe AVI com legendas separadas, você pode os adicionar em seu vídeo de DVD, o clique direito sobre legendas é para selecionar '
Voce pode configurar o numero de capitulos '.
Uso esse programa e posso dizer que aprovo, apesar da qualidade final do video ser pior que a do AVIXDVD ele faz o processo rapido e deixa a qualidade bem assistivel. recomendado!
Bruno, valeu mesmo brother. Seguindo o seu primeiro tuto, eu travei na parte do frameserver. Esse tá mais bem fácil.
Valeu.
** Algum moderador, favor fixar esse tópico
Baah muita gente falaram sobre isso e travavam na parte de frameserver do virtualdub!
Eu nunca travei pela frameserver e não sei pq!
Já tentei uma vez só, demorei quase 2 horas para complentar e depois gravei no DVD, coloquei o dvd na maquina de dvd e funcionou perfeitamente!
Nossa nota 10 pro topico, jah ''perdi'' 2 dvds aki gravando a tercera temp de lost, o primero dvd eu tava usando a versao free trial do covertxtodvd ai fiko uma msg no meio da tela -.-, o segundo eu ja estava com a versao original do produto mas pus qualidade MEDIA e 6 episodios de 40 min q dao + de 4 hrs de filme e a qualidade ficou simplismente sofrivel e meus menus nao ficaram com o fundo escolhido nem o titulo do cap escolhido mais blz,,, agr to gravando o meu 3° dv mas com 4 episodios e qualidade alta seguindo o tuto acima, espero q de td certo!!!
Pentium D 820 // 4x 512mb ddr2 Patriot Signature 667 // XFX GEforce 7900gs // Gigabyte GA-945GM-S2 //250gb 7,200rpm Sansung // Arctic Cooling Freezer 7+ PRO // Gravador dvd LG,Super Multi // Fonte Seventeam ST-420BKV// Monitor Samsung 22''wide 2232BW
Galera, antes de descobrir esse topico, eu fiz uma conversao com esse programa... ele converteu de avi para dvd e gravou no dvd... tudo sozinho...
ai vai algumas duvidas:
- o programa sincronizou automaticamente as legendas... isso foi sorte ou o programa faz isso mesmo???
- no finalzinho da gravação, o programa meio q travou... so destravou qd apertei pra ejetar o dvd... ai sim deu msg q tinha acabado o processo...
- nao fiz nenhuma configuração citada por vcs acima... e o dvd ficou bom.. na verdade so gravou metade do filme... mas eh pq eu tenho o avi em cd e o cd ta com problema... to baixando o filme dnovo e ai sim vai gravar o filme todo...
Pessoal, seguinte...
Não é a primeira vez que acontece isso, já tive esse problema em uma vez que tentei gravar um filmde DivX pra DVD comum usando o antigo DivXtoDVD, assim que comprei a gravadora.
Isso já faz 1 ano.
De lá pra cá minhas cópias de DVD (DVD para DVD) ocorreram normalmente, somente tive problemas com 1 filme que ficou sem som. Mas isso foi com outro PC, um antigo que possuía.
Fiz o processo inteiro correto usando o ConvertXtoDVD, seguindo o tutorial.
Aparentemente tudo ocorreu sem problemas, legendas sincronizadas, menu com o texto que inseri, etc.
Gravei com qualidade máxima e com prioridade acima do normal, fechei todo e qualquer programa desnecessário para o Windows, liberando processamento total, até onde é possível, para o programa.
Minha máquina é um Pentium D 2,66ghz - 1gb de Ram DDR2 667mhz - 160gb de HD (com 60% livre).
Único detalhe que imagino importante é o fato d'eu indicar uma pasta que está numa partição diferente do C:\, mesmo assim, ambas partições estão nesse mesmo HD citado.
Testei o filme num aparelho de DVD LG, que tem uns 3 ou 4 anos de idade, mas nunca teve nenhum problema "crônico" para tocar alguma mídia, a não ser aquelas que ele não permite (DivX, etc - pois ele é mais antigo)
1- como sei se uma legenda esta em portugues??? sempre eh XXXXX.srt Tem algum programa para ver a legenda??
2- Como eu testo depois da conversao sem gravar em dvd?? fiz minha primeira gravação e as legendas ficaram sincronizadas... mas acho q foi sorte... nao quero ficar gastando midia... como testo o filme???
abraços
EDIT: as legendas ja consegui testar com o nero show time3... mt massa... ele mesmo detecta a legenda....
agora o problema eh o seguinte, nao to conseguindo colocar o fonte da legenda da maneira q eu quero.... alguem ajuda ai?
Pessoal, to com um problemao com as legendas... eu vou la, formato elas com a fonte, cor (...) tudo que eu quero... mas ai qd mando converter a legenda sempre fica de uma mesma forma!!! ja tentei de tudo! alguem tem alguma ideia ai??? deem uma olhada na SS.
delagio, entra na opção -> legenda e veja que tem alguma coisa a legenda pra mudar as cores e fontes, coloca ARIAL / STANDARD / TAM.20 / COR BRANCA ou ARIAL / BOLD (Negrito) / TAM.18 / COR AMARELA... qualquer coisa me fala aqui blz?!
Pow galera, ninguem???? to achando q vou mudar de software... ja tentei de tudo nesse e nao tem santo q faça a legenda sair dessa ***** de como esta ficando.... alguem sugere algum outro software q seja tao simples como esse???
Marcadores