Resultados da Enquete: Quando não está utilizando seu Mac, você o desliga ou coloca em (Deep) Sleep?

Votantes
8. Você não pode votar nesta enquete
  • Desligo

3 37,50%
  • Coloco em (Deep) Sleep

5 62,50%
+ Responder ao Tópico
Resultados 1 a 23 de 23
    Data de Ingresso
    May 2005
    Poder de Reputação
    11

[Deep Sleep] Alguém aqui usa?

Hoje eu estava lendo os fórums oficiais da Apple e notei que algumas pessoas não desligam seus Macbooks nunca. O povo simplesmente fecha a tela do Macbook e deixa ele entrar em modo sleep. Eu já sabia que o Sleep do Mac OS X realmente consumia quase nenhuma energia, a ponto do seu Macbook poder ficar (depois de carregar a bateria completamente) vários dias no sleep sem perder a carga.
    Porém, lendo um dos posts, um usuário mencionou o modo Deep Sleep, que é um recurso do Mac OS X mas não tem um GUI para ser acessado por padrão. Basicamente, o Deep Sleep é ativado automaticamente pelo Mac OS X quando ele estiver no modo Sleep e a bateria cair para um nível crítico.
    O que ele faz, na prática, é salvar uma imagem da sua RAM no HD e desligar o Macbook completamente. No modo Deep Sleep não há consumo nenhum de energia, tanto que a luzinha branca apaga (ela fica piscando quando está em Sleep, mas apaga quando está em Deep Sleep). Ao apertar o botão Power do Macbook, você vai se deparar com a tela cinza de boot, mas dessa vez vai surgir uma barra cinza sendo preenchida rapidamente. Quando for carregado, ele vai abrir o OS X do mesmo jeito que você deixou antes de entrar no modo Deep Sleep.
    Testei aqui e realmente funciona. Leva apenas alguns poucos segundos a mais para bootar em comparação ao Sleep normal.

Existe um Widget criado pela Axionic Labs chamado Deep Sleep. Depois de instalado, é só abrir a Dashboard e clicar no widget do Deep Sleep.
    Para quem quiser usar, um aviso: Quando clicar no widget do Deep Sleep, não feche a tela do Macbook de imediato. Primeiro, espere ele desligar completamente e a luzinha branca apagar (a luz branca tem que apagar, não pode ficar acesa ou piscando). Depois disso, pode fechar a tela.

Link no site oficial da Apple de downloads de Widgets: http://www.apple.com/downloads/dashb...xoniclabs.html

PS: No site da Apple eles mostram o Widget com o nome "Hibernate", mas ao clicar em Download vai baixar um arquivo .zip com o nome Deep Sleep.
    No próprio site da Apple mostra Company: Axonic Labs LLC, portanto, é o mesmo widget da Axionic Labs só que colocaram o nome Hibernate (não sei o motivo).

Ah! Criei essa enquete para saber quem aqui desliga de fato (sem sleep ou deep sleep) seu Mac (pode ser iMac, Macbook ou Mac Pro).
    Eu sempre desliguei meu Macbook Pro, mas agora vou passar a usar o Deep Sleep, que é muito mais prático.

Edit: Aparentemente a Apple retirou o Deep Sleep do site de downloads dela. Procurei lá mas não achei.
    De qualquer forma, baixem o Deep Sleep do site oficial da Axionic Labs
    Última edição por davidcmc; 19-03-10 às 01:02.

Data de Ingresso
    Feb 2006
    Poder de Reputação
    10
    No Fedora eu uso o "suspender para o disco", faz a mesma coisa... serve?

Data de Ingresso
    Aug 2005
    Poder de Reputação
    10
    aqui eu faço isso. (só fechar a tampa)

alias a própria apple fala pra só desligar quando for ficar muito tempo longe do micro.

e o consumo deve ser mirreca, pq fala tb pra se for deixar ele assim por mais de 6 meses, a cada 6 meses dar carga pra nao zerar a bateria ehhehehehe

[]'s
    Última edição por ice2642; 25-02-10 às 05:28.
    Powered by ThinkPad W510. nVidia Quadra FX880M, i7, etc...
    vendo: click para o bazar: Macbook unibody
    cadastre pra entrar no beta do gsv8 http://www.gsv8.com

Data de Ingresso
    Nov 2004
    Poder de Reputação
    14
    Aqui so fecho a tampa tbm, não vejo a necessidade desse deep sleep no dia-a-dia.
    MacBook Pro 13" MB990BZ/A w/ 8GB Ram - iPad 2 16Gb Wi-fi - Samsung Galaxy SII - www.gabrielamaral.com.br - flickr
    Photo: Canon EOS XSi + Canon EF-S 18-55mm IS ƒ/3.5-5.6 + Canon EF 50mm ƒ/1.8 + Canon SpeedLite 430EX II + Canon EF 70-200mm ƒ/2.8L USM

PS3 Slim 160Gb - PSN: fletcherbr - Games: GranTurismo 5 + Assassin's Creed + Red Dead Redemption + Uncharted 2 + Mortal Kombat 9 + inFamous + Dead Nation
    Xbox 360 4Gb + HD 250Gb - Gamertag: fletcherbr - Games: Forza 4 + Gear of Wars 3

Data de Ingresso
    Dec 2008
    Poder de Reputação
    4
    Acho que só eu desligo então. =(

Data de Ingresso
    Feb 2009
    Poder de Reputação
    3
    Quando preciso, eu desligo, mas fica vários dias ligado direto.
    Vaca louca!!! 

Data de Ingresso
    May 2005
    Poder de Reputação
    11
    Eu tô usando o Deep Sleep, mesmo.
    O boot leva mais ou menos uns 15 segundos a partir do momento em que você aperta o botão power. E esses 15 segundos é para mostrar o OS X totalmente usável, sem esperar aquele carregamento de subsistemas. O incrível é que até os programas que estavam abertos aparecem na mesma posição que estavam e já carregados na RAM.

@blackbrain

Aparentemente, é o mesmo sistema, sim.
    Nos Macs chama de Deep Sleep, no Windows chama de Hibernate. E no Ubuntu? Chama de "Suspend to disk"?

Data de Ingresso
    Nov 2005
    Poder de Reputação
    7
    Aqui eu só fecho a tampa tbm.

Data de Ingresso
    Oct 2007
    Poder de Reputação
    5
    Bem, ele entra automaticamente em Deep Sleep quando acaba a carga da bateria, mas normalmente uso o Sleep. Ontem eu bati meu record, o meu macbook passou 31 dias ligado, sem boot!! Eu usava depois colocava no modo sleep, no outro dia a mesma coisa, durante 1 mes e 1 dia aueheauheauh. Dai tive q fazer uma atualizacao de compatibilidade e tive que dar o boot =(
    Nintendo DS Lite Polar White
    Macbook White 2009

ps3 80gb@320GB | PSN: JnJunior | games.MGS4+LitteBigPlanet+Resistance2+HeavenlySword+Viking+Uncharted Drake's Fortune+StreetFighter HD+StreetFighter 4+BF:Bad company+KILLZONE2+Brothers.in.arms:Hells highway+BattleField 1943+fl0wer+GT 5 Prologue+FarCry2+Bioshock+DEMONS SOULS

Data de Ingresso
    Aug 2005
    Poder de Reputação
    10
    na pesquisa esta faltando o só fechar a tampa.

vou votar desligar, mas por falta da opção correta.

[]'s

Data de Ingresso
    May 2005
    Poder de Reputação
    11
    Citação Postado originalmente por ice2642 Ver Post
    na pesquisa esta faltando o só fechar a tampa.

vou votar desligar, mas por falta da opção correta.

[]'s
    Quando se fecha a tampa ele entra no modo Sleep.

Data de Ingresso
    Aug 2005
    Poder de Reputação
    10
    Sim, mas nao em Deep sleep, a nao ser que vc deixe ele dias com a tampa fechada sem usar.

AI cai no deep sleep automático.

[]'s

Data de Ingresso
    Sep 2003
    Poder de Reputação
    9
    É exatamente igual no Windows e exatamente igual nas distribuições Linux. Só mudam os nomes...

Eu já usei a hibernação alterando via linha de comando, ao fechar o macbook ele entrava automaticamente em hibernação ao invés de dormir. E não vale a pena na minha opinião, pra que hibernar se uso ele todo dia? Apenas desligo quando vou viajar mesmo...

Se alguém quiser fazer essa configuração sem instalar software algum é fácil.

Basta criar dois alias via command e quando quiser que hiberne digite hibernateon, quando quiser que ele não hiberne digite hibernateoff:

alias hibernateon="sudo pmset -a hibernatemode 5"

alias hibernateoff="sudo pmset -a hibernatemode 0"

Se não quer abrir o command e digitar basta criar dois scripts que façam os comandos e deixe em algum lugar.

O conceito de hibernação basicamente é criar um arquivo com todo o conteúdo da memória RAM e desligar o computador, ao ligar ele retorna o conteúdo deste arquivo pra memória, então o tempo de boot é o mesmo que ligar do 0, a unica diferença é a carga do sistema operacional.

Já quando ele "dorme" o conteúdo permanece na memória, e por isso consome energia. O tempo de boot é "instantâneo" pois basta alimentar todos componentes e o sistema está operativo.
    Última edição por senomaR; 03-03-10 às 17:12.
    senomaR
    E-mail: negociosdosenomar at gmail dot com

Data de Ingresso
    May 2005
    Poder de Reputação
    11
    Citação Postado originalmente por ice2642 Ver Post
    Sim, mas nao em Deep sleep, a nao ser que vc deixe ele dias com a tampa fechada sem usar.

AI cai no deep sleep automático.

[]'s
    Na enquete tem a opção que você queria. Leia denovo: "Coloco em (Deep) Sleep". O "deep" está entre parênteses, ou seja, a opção serve tanto para "Deep Sleep" quanto para "Sleep".

Data de Ingresso
    Feb 2002
    Poder de Reputação
    11
    Um os melhores recursos que eu achei no MAC é que a funçao de Sleep realmente funciona. Não fica dando pau que nem no Windows.

Tipo... esses dias eu tava jogando um Age 3, fechei a tela pra sair e depois abri no lugar aonde eu fui e o micro tava lá, no Age e do mesmo jeito, sem pau nenhum.

Nunca vi isso no windows... ainda mais no meio de um jogo...

Quanto ao Deep Sleep eu não sei.. pra mim o bom mesmo é abrir a tela e o sistema estar pronto pra uso em menos de 1 segundo.

Data de Ingresso
    May 2005
    Poder de Reputação
    11
    Citação Postado originalmente por JBM Ver Post
    Um os melhores recursos que eu achei no MAC é que a funçao de Sleep realmente funciona. Não fica dando pau que nem no Windows.

Tipo... esses dias eu tava jogando um Age 3, fechei a tela pra sair e depois abri no lugar aonde eu fui e o micro tava lá, no Age e do mesmo jeito, sem pau nenhum.

Nunca vi isso no windows... ainda mais no meio de um jogo...

Quanto ao Deep Sleep eu não sei.. pra mim o bom mesmo é abrir a tela e o sistema estar pronto pra uso em menos de 1 segundo.
    Ele é útil para quando você for passar muito tempo com o laptop desligado.
    Uma viagem, por exemplo, em que você só pretende ligá-lo no outro dia.
    Aqui eu uso mais o modo Sleep, mesmo, mas as vezes uso o Deep Sleep quando pretendo não usar o Macbook por 1 dia ou mais.

Data de Ingresso
    Nov 2008
    Poder de Reputação
    4
    Para transportar o MBP não tem necessidade de ele estar desligado? Ou só com a tela fechada já não corro o risco de zuar o hd?

Data de Ingresso
    Feb 2002
    Poder de Reputação
    11
    Gostaria de colocar uma observação ao meu post anterior.

Baixe o Deep Sleep e gostaria de recomendá-lo sim.

Ele não te força a escolher entre um ou outro... ele simplesmente coloca um ícone na DashBoard, para que você hiberne o micro somente quando quiser.

Valeu pela dica.

Data de Ingresso
    Nov 2004
    Poder de Reputação
    14
    Citação Postado originalmente por ferpnt Ver Post
    Para transportar o MBP não tem necessidade de ele estar desligado? Ou só com a tela fechada já não corro o risco de zuar o hd?
    Eu geralmente so fecho a tampa do meu.
    MacBook Pro 13" MB990BZ/A w/ 8GB Ram - iPad 2 16Gb Wi-fi - Samsung Galaxy SII - www.gabrielamaral.com.br - flickr
    Photo: Canon EOS XSi + Canon EF-S 18-55mm IS ƒ/3.5-5.6 + Canon EF 50mm ƒ/1.8 + Canon SpeedLite 430EX II + Canon EF 70-200mm ƒ/2.8L USM

PS3 Slim 160Gb - PSN: fletcherbr - Games: GranTurismo 5 + Assassin's Creed + Red Dead Redemption + Uncharted 2 + Mortal Kombat 9 + inFamous + Dead Nation
    Xbox 360 4Gb + HD 250Gb - Gamertag: fletcherbr - Games: Forza 4 + Gear of Wars 3

Data de Ingresso
    May 2005
    Poder de Reputação
    11
    Citação Postado originalmente por ferpnt Ver Post
    Vá até o System Profiler e observe a aba "Hardware" (é a que abre por padrão).
    Lá embaixo tem assim: "Sudden Motion Sensor - State: Enabled".

Quando o Macbook está funcionando (com a tela aberta ou conectado a um display externo) esse sensor trava o HD quando detecta movimento brusco (freio brusco de carro, por exemplo).
    Quando o computador está em modo Sleep, eu acredito que apenas as memórias RAM estejam sendo energizada, enquanto que o resto dos periféricos são desativados por completo. Se eu estiver certo, não tem problema nenhum.
    E mesmo que eu esteja errado, o Sudden Motion Sensor faz o trabalho muito bem. Vivo carregando meu Macbook em modo Sleep por aí e nunca deu problema nenhum.

Data de Ingresso
    Mar 2006
    Poder de Reputação
    9
    Galera nao estou conseguindo fazer o download do Deep Sleep, alguem poderia me passar por favor?

Obrigado

edit: galera fiz o download porem qd eu digito a senha volto pra tela padrao, e me pede a senha denovo,

nao consigo entrar em deep sleep, como eu faço?

abrass
    Última edição por brai; 19-03-10 às 00:00.
    Intel Core i5 750 @ 4.0Ghz | Thermalright Venomous X @110CFM Scythe | Biostar TPOWER i55 | G.Skill 8Gb Snipers @1600Mhz |MSI GTX570 | Samsung 160Gb + Seagate 250Gb + Seagate 750Gb | Asus DRW-24B1ST Powered by Antec 850w in Corsair Obsidian 800D
    Macbook White Unibody Intel Core 2 Duo 2.26Ghz | 2Gb DDR3 1066 | 250Gb | 9400M | 13.3"
    Nikon D40 | 18-55mm | Kingston SDHC 4Gb - Canon A720IS | Sandisk SD 2Gb
    Origin ID: mau_wolva
    Steam ID: mau_wolva

Data de Ingresso
    May 2005
    Poder de Reputação
    11
    Citação Postado originalmente por brai Ver Post
    Galera nao estou conseguindo fazer o download do Deep Sleep, alguem poderia me passar por favor?

Obrigado

edit: galera fiz o download porem qd eu digito a senha volto pra tela padrao, e me pede a senha denovo,

nao consigo entrar em deep sleep, como eu faço?

abrass
    Agora que notei que a Apple tirou o Deep Sleep do site dela.
    De qualquer forma, o site oficial é http://www.axoniclabs.com/DeepSleep/.
    Esse que você baixou deve ser o Deep Sleep de um site francês aí. Esse não dá suporte para o Snow Leopard.
    Baixe o Deep Sleep 1.2 da Axionic Labs.

Data de Ingresso
    Mar 2006
    Poder de Reputação
    9
    Citação Postado originalmente por davidcmc Ver Post
    Agora que notei que a Apple tirou o Deep Sleep do site dela.
    De qualquer forma, o site oficial é http://www.axoniclabs.com/DeepSleep/.
    Esse que você baixou deve ser o Deep Sleep de um site francês aí. Esse não dá suporte para o Snow Leopard.
    Baixe o Deep Sleep 1.2 da Axionic Labs.
    É na verdade foi isso mesmo que aconteceu, baixei do site frances que nao da suporte ao Snow Leopard
    Mac OS X Snow Leopard (10.6) is currently unsupported. A fix is in progress.
    Vou baixar esse e testar depois!

Obs: coloca esse link no primeiro post, vai ajudar a galera!

Abraços.
    Intel Core i5 750 @ 4.0Ghz | Thermalright Venomous X @110CFM Scythe | Biostar TPOWER i55 | G.Skill 8Gb Snipers @1600Mhz |MSI GTX570 | Samsung 160Gb + Seagate 250Gb + Seagate 750Gb | Asus DRW-24B1ST Powered by Antec 850w in Corsair Obsidian 800D
    Macbook White Unibody Intel Core 2 Duo 2.26Ghz | 2Gb DDR3 1066 | 250Gb | 9400M | 13.3"
    Nikon D40 | 18-55mm | Kingston SDHC 4Gb - Canon A720IS | Sandisk SD 2Gb
    Origin ID: mau_wolva
    Steam ID: mau_wolva

Marcadores

Permissões de Postagem