+ Responder ao Tópico
Resultados 1 a 7 de 7
    Data de Ingresso
    Aug 2010

Linux [Ajuda]Seleção de S.O. no boot (novato no Linux Ubuntu)

Fala galera! Depois de muitos elogios sobre o Linux e entrar para Ciência da Computação resolvi entrar no mundo Linux e começar a conhecer melhor o S.O.

Ontem instalei ele (Linux Ubuntu 11.10) no notebook que eu uso pra faculdade (que é do meu pai) junto com o 7 Professional.
    Achei que na hora de dar boot no notebook teríam 2 opções: Windows 7 e Linux, porém aparecem diversas outras.

A pergunta é: existe alguma forma de "apagar" ou "esconder" essas opções? Meu pai é beeeeeeeeeem enrrolado, com certeza vai dar um nó na cabeça dele.
    Gostaria de saber se existe alguma forma de deixar apenas as opções Windows 7 e Linux (assim como é nos PCs do laboratório da faculdade).

No caso gostaria de deixar a primeira a a última opção somente.

Ficarei muito grato a quem puder me ajudar, porque quando se troca assim de mundo a gente fica perdidão
    Última edição por PHSN; 21-11-11 às 18:16.
    l ASRock P67 Extreme4 B3 l Intel i5 2500k @?Ghz l Antec Khüler 920 l XFX 850W PRO l
    l Corsair Vengeance 8GB DDR3 l Asus GTX560 Ti DirectCU II TOP SLI l NZXT Tempest EVO l
    l SSD Corsair GT 120GB SATA3 + Seagate 2TB SATA3 l Samsung LED FullHD XL2370 & LG FullHD IPS 600Hz LV5500 l
    Origin: phsn l Samsung Galaxy S2

Data de Ingresso
    May 2005
    Se eu não me engano basta excluir alguns arquivos (ou movê-los, por segurança hehehehe).

Abra o console:
    Código:
    cd /etc/grub.d
    ls
    Veja o que tem na pasta e mova (use o comando mv; man mv para ver utilização) o que não precisar, como o arquivo com nome 'memtest'.

Depois execute update-grub como root, e reinicie. Se eu não te falei nada errado as opções extras devem sumir, senão talvez dê erro e tenha que dar boot manualmente para arrumar.
    i5 2500k@4,5 : p8z68v : 2x4gb gskill sniper 1600 : pov gtx560ti : x-fi titanium fatal1ty champion : corsair gs 800 : etc, etc, etc...

Data de Ingresso
    Aug 2010
    Citação Postado originalmente por StRuPs Ver Post
    Se eu não me engano basta excluir alguns arquivos (ou movê-los, por segurança hehehehe).

Abra o console:
    Código:
    cd /etc/grub.d
    ls
    Veja o que tem na pasta e mova (use o comando mv; man mv para ver utilização) o que não precisar, como o arquivo com nome 'memtest'.

Depois execute update-grub como root, e reinicie. Se eu não te falei nada errado as opções extras devem sumir, senão talvez dê erro e tenha que dar boot manualmente para arrumar.
    Amigo, desculpe a ignorância... mas eu não entendi absolutamente nada que é pra fazer

Agradeço pela ajuda mas juro que viajei na maionese hahahaha
    l ASRock P67 Extreme4 B3 l Intel i5 2500k @?Ghz l Antec Khüler 920 l XFX 850W PRO l
    l Corsair Vengeance 8GB DDR3 l Asus GTX560 Ti DirectCU II TOP SLI l NZXT Tempest EVO l
    l SSD Corsair GT 120GB SATA3 + Seagate 2TB SATA3 l Samsung LED FullHD XL2370 & LG FullHD IPS 600Hz LV5500 l
    Origin: phsn l Samsung Galaxy S2

Data de Ingresso
    Oct 2008
    Instale o startup manager (não sei se ja vem por padrão, acho que não), escolha o Windows como sistema primário e deixe o tempo de seleção bem curto, assim nem vai parecer que tem dual boot ...

Data de Ingresso
    May 2005
    Citação Postado originalmente por PHSN Ver Post
    Amigo, desculpe a ignorância... mas eu não entendi absolutamente nada que é pra fazer

Vou tentar fazer no meu note daí tiro umas fotos para você hehehe.
    i5 2500k@4,5 : p8z68v : 2x4gb gskill sniper 1600 : pov gtx560ti : x-fi titanium fatal1ty champion : corsair gs 800 : etc, etc, etc...

Data de Ingresso
    Jul 2009
    Citação Postado originalmente por PHSN Ver Post

Oque ele tá falando é oque você "teria" que digitar no terminal para resolver seu problema....

Eu nunca precisei tirar o memtest nem os recovery, até gosto das opções la hehe.

Mas em uma pesquisada rápida achei 3 soluções para o seu problema, só cuidado para não remover o grub hehe.

GRUB como limpar a lista do boot...
    Removendo o memtest e o Recovery mode do Grub 2 ::. LinuxnaNet
    Linux: Como editar, renomear entradas e inserir uma imagem de fundo no Grub 2 com o Grub Customizer [Dica]
    PC1= Phenom II 965 - Corsair H70 - Gtx 460 - 2x2 Ocz Gold 1600Mhz - HD 500GB + 500GB - 7Team 750W Modular - Akasa Freedom x2 - Kit Wii P/ PC -
    PC2= Athlon 5200 - Hybrid CF HD3200 + HD3450 - 3Gb DDR2 - HD 40 + 20 - CM 550W - Placa de TV - Video k7 P/ Conversão - Gab Generico

Note I3 370M - 14 Led - 2Gb DDR3 - HD 320
    - Genesis Tab 7205 + LG P500 Mini Review Genesis 7205

Data de Ingresso
    May 2005
    Citação Postado originalmente por Gms.Info Ver Post
    Oque ele tá falando é oque você "teria" que digitar no terminal para resolver seu problema....

Eu nunca precisei tirar o memtest nem os recovery, até gosto das opções la hehe.

Mas em uma pesquisada rápida achei 3 soluções para o seu problema, só cuidado para não remover o grub hehe.

GRUB como limpar a lista do boot...
    Removendo o memtest e o Recovery mode do Grub 2 ::. LinuxnaNet
    Linux: Como editar, renomear entradas e inserir uma imagem de fundo no Grub 2 com o Grub Customizer [Dica]
    Exato hehhehe. Também achei este Grub Customizer na busca, e ia lhe indicar para teste. Lembro que a versão Grub é a 2, então a gambiarra do arquivo menu.lst não funciona porque ele não mais existe.

Tutorial na mão:

sudo su - autentica como root para executar as operações
    cd /etc/grub.d - vai para o diretório onde estão estes arquivos do Grub (há outros em /boot/grub/default que também afetam as opções de boot)
    ls - lista o conteúdo do diretório

Criei uma pasta bkp para mover os arquivos (para criar uma pasta digite 'mkdir NOME')
    mv NOMEDOARQUIVO DESTINO - movi o arquivo que não queria para a basta backup

Listei de volta os arquivos para confirmar.

update-grub - atualizei as configurações do Grub (PS: o memtest apareceu ali porque retornei ele, mas se deixar na pasta separada não aparece e funciona )

Agora é só reiniciar e ver se deu certo. Talvez tenha falado algo errado, mas também sou humano e noob.

Marcadores

Permissões de Postagem