+ Responder ao Tópico
Resultados 1 a 17 de 17
    Data de Ingresso
    May 2009
    Poder de Reputação
    3

ubuntu/kubuntu mais pesado que windows ou configuração incorreta?

Boa tarde, senhores.

É o seguinte:
    Tenho um notebook com turion x2 rm-72, 3gb de ram, vídeo ATI Radeon HD3200. Um notebook legal até. Tenho nele o Ubuntu, Kubuntu e Windows 7 (antigamente o Windows Vista). Minha dúvida é a seguinte: sempre li e ouvi por aí o pessoal falando que o linux é mais leve, mais rápido coisa e tal. Por um lado até concordo, pois a inicialização é bem mais rápida, o tempo entre digitar a senha e poder sair clicando é bem mais baixo que no windows, desligar é mais rápido, abrir certas aplicações, como o netbeans (www.netbeans.com), é bem mais rápido... enfim... mas eu ainda vejo certos problemas com relação a essa velocidade toda. Por exemplo: no windows eu consigo assistir aos famigerados vídeos em full hd (1080) sem travar, no ubuntu ou kubuntu não. Simplesmente trava a cada movimento (e não é problema da net). Sinto que ele não lida muito bem com flash. Ou então programas que usem mais processador. Outro exemplo: fiz um programinha simples em c que só fazia contas (básico mesmo, +, -, x e /), porém muitas. Isso faz com que o uso do CPU aumente consideravelmente. Até aí tudo bem, só que no linux o sistema todo fica muito mais lento, enquanto no windows eu não sinto essa diferença. Basicamente é isso: o windows lida melhor com alto uso de CPU do que o ubuntu/kubuntu.
    Enfim, o que eu quero saber é se é normal isso acontecer ou se é algum problema de configuração em especial.

Obrigado!

Data de Ingresso
    Jun 2005
    Poder de Reputação
    11
    Citação Postado originalmente por peterurso Ver Post
    Boa tarde, senhores.

É o seguinte:
    Tenho um notebook com turion x2 rm-72, 3gb de ram, vídeo ATI Radeon HD3200. Um notebook legal até. Tenho nele o Ubuntu, Kubuntu e Windows 7 (antigamente o Windows Vista). Minha dúvida é a seguinte: sempre li e ouvi por aí o pessoal falando que o linux é mais leve, mais rápido coisa e tal. Por um lado até concordo, pois a inicialização é bem mais rápida, o tempo entre digitar a senha e poder sair clicando é bem mais baixo que no windows, desligar é mais rápido, abrir certas aplicações, como o netbeans (www.netbeans.com), é bem mais rápido... enfim... mas eu ainda vejo certos problemas com relação a essa velocidade toda. Por exemplo: no windows eu consigo assistir aos famigerados vídeos em full hd (1080) sem travar, no ubuntu ou kubuntu não. Simplesmente trava a cada movimento (e não é problema da net). Sinto que ele não lida muito bem com flash. Ou então programas que usem mais processador. Outro exemplo: fiz um programinha simples em c que só fazia contas (básico mesmo, +, -, x e /), porém muitas. Isso faz com que o uso do CPU aumente consideravelmente. Até aí tudo bem, só que no linux o sistema todo fica muito mais lento, enquanto no windows eu não sinto essa diferença. Basicamente é isso: o windows lida melhor com alto uso de CPU do que o ubuntu/kubuntu.
    Enfim, o que eu quero saber é se é normal isso acontecer ou se é algum problema de configuração em especial.

Obrigado!
    vamos por partes!

video 1080p - isso ai é problema dos drivers da AMD/ATi para linux!

no windows, com os drivers atuais da Radeon a decodificaçao dos videos fica na placa de video, se fosse feito pelo processador seria lento pra cacilda!

no linux, como somente agora a AMD resolveu se mexer um pouco, entao as radeons estao engatinhando ainda! muitos recursos ainda estao desabilitados, porem agora sai driver todo mes, entao um dia a coisa vai se resolver, quando eu nao sei!

sobre o programa em C, verifique quais bibliotecas voce esta usando! talvez tenha que mudar alguma, ou usar alguma otimizada para linux!

o ubuntu (9.10) no meu note, um celeron 560, 2GB RAM, roda bem mais leve que o Windows Vista, consumindo metade da memo do Vista! Acho que se eu instalar o Windows 7 ele vai rodar igual o Ubuntu!

o problema talvez esteja nos drivers AMD/ATi que ainda sao bem fraquinh
    PC: Phenom II x4 955 | ASUS M4A88TD-M | 2 X 2 GB KINGSTON DDR3 1333 | 1x HD Sata2 Caviar Green WD10EARS 1Tb + 1x HD Sata2 250Gb | BD-RW LG | DVD-RW LG | Radeon HD 5750 1 GB | Corsair VX550w | Gabinete Dr.Hank Jaguatirica BlackModded | Teclado Microsoft Wired 600 | Razer DeathAdder 3G | Microsoft X360 Controller | Samsung 740b Plus 17' | Cooler Master HYPER N520
    STEAM ID: blacknose - LIVE ID: MuerteBR

Data de Ingresso
    Nov 2007
    Poder de Reputação
    5
    Das vezes em que eu testei o KDE 4, eu o achei mais pesado que o Gnome.

Quanto ao Flash, também percebo isso, mas quando estou usando o Firefox. Flash + Firefox fica muito pesado.

Quanto aos vídeos, pode ser o driver de vídeo também. Os drivers da ATI tem fama de não serem tão bons no Linux quanto são no Windows. Isso deve interferir em muita coisa.
    AMD Athlon II X4 640 3 GHz|Asus M4N68T|2 GiB DDR3-1333 CL9 Kingston ValueRAM + 4 GiB DDR3-1333 CL9 Markvision|Sapphire AMD Radeon HD4850 Vapor-X 1024/256 GDDR3|1 TB Western Digital SATA-300 (WD10EARS)|1,5TB Samsung SATA-300 (HD154UI)|DVD-RW LG GH22NS50 SATA|Seventeam ST-460BKM|Leadership X-Blade ATX|Logitech G51|Samsung S22A300B

Data de Ingresso
    Sep 2004
    Poder de Reputação
    10
    Os drivers da AMD/ATI (proprietários) são horríveis e os opensource mantidos pela comunidade ainda não atingiram um grau de maturidade que os permitam usar todo o potencial das VGAs, infelizmente esse ainda é um grande problema para os usuários linux.

Eu possuia até alguns dias atrás um CrossX de HD4870 e o desempenho delas em OpenGL era aceitável, mas longe do ideal, isso com os drivers proprietários, quando eu assistia videos 1080p sentia que as VGAs eram mal utilizadas e todo o processamento ficava à cargo de meu processador. Atualmente rodo minha config com uma modesta 7300GS.

Em meu notebook o vídeo é ATI, Toshiba Satellite A135, não sei exatamente qual o modelo, mas ocorre o mesmo não importa o driver usado, o CPU se encarrega de tudo, mas não ocorrem lentidões, sinto o note arder em brasa devido ao alto uso de CPU, mas os vídeos rodam normalmente.

Que player está usando e qual saída de vídeo?
    2600K @ 4.5 Ghz • Corsair H100 • GA P67A UD7 B3 • HyperX H2O 2000Mhz • MSI N570GTX Twin Frozr II SLI @ 890 Mhz • Corsair GT 120 RAID 0 • WD Black 2Tb • Hitachi 2Tb • WD Black 1Tb • WD Green 1Tb • X-Fi Titanium Fatal1ty Pro • OCZ ZX Series 850W • HAF 932 • Logitech Z906 • Lycosa Mirror • DeathAdder • Goliathus • Macbook Pro 13" (2010) • iPhone 4 32Gb 5.0.1 Jailbreaked

Data de Ingresso
    Jun 2005
    Poder de Reputação
    11
    Leme acho que nem é o player nao! é o driver das Ati para linux que nao deve ter suporte ao decodificador de videos H263 em hardware (Avivo HD)!

H263 com 1080p so rola legal pelo processador se for um Quad com o codec CoreAVC, de resto vai ser uma lentidado lascada!
    PC: Phenom II x4 955 | ASUS M4A88TD-M | 2 X 2 GB KINGSTON DDR3 1333 | 1x HD Sata2 Caviar Green WD10EARS 1Tb + 1x HD Sata2 250Gb | BD-RW LG | DVD-RW LG | Radeon HD 5750 1 GB | Corsair VX550w | Gabinete Dr.Hank Jaguatirica BlackModded | Teclado Microsoft Wired 600 | Razer DeathAdder 3G | Microsoft X360 Controller | Samsung 740b Plus 17' | Cooler Master HYPER N520

Data de Ingresso
    May 2009
    Poder de Reputação
    3
    ahhmm.. espero que eles se resolvam logo com esses drivers. isso + o broffice feio daquele jeito ainda me irritam

quanto às bibliotecas em c..
    estou aprendendo agora, então meus programas são tipo?
    #include"stdio.h"
    int main()
    {
    int p,x;
    for(x=0;x<2000000;x++)
    {
    p=p*70;
    printf("%i",p);
    }
    }
    }

não sei se tem algo pra otimizar aí.... sei lá

Data de Ingresso
    Jun 2005
    Poder de Reputação
    11
    mudando um pouco de assunto!

mas no teu codigo tu nao inicializa a variavel P, isso ai pode causar diversos erros na programaçao!

esta certo isso ou ta faltando parte do codigo?

Data de Ingresso
    May 2009
    Poder de Reputação
    3
    não, cara. esse é só um exemplo. não é o código, é só pra demonstrar o quão simples são os programas. Poderia ter escrito só
    for(o=0;o<10;o++)
    {
    j=o*3432;
    }

Data de Ingresso
    Jun 2005
    Poder de Reputação
    11
    Entendi, é que eu ia testar aqui pra ver qual é a do codigo, se é algum pau que da ao rodar no linux e por isso ele roda mais lento (o que eu duvido)!

mas no geral nao deveria haver diferença de desempenho entre 1 e outro, ah nao ser que o driver da Ati esteja prejudicando o processamento, deixando pouco para o resto !

Citei a variavel acima nao inicializada, pois em alguns sistemas pode dar lentidao, e nem deveria compilar o programa desse jeito (o visual studio reclama muito, quase nao deixando passar, enquanto o DevC++ deixa passar batido!
    Última edição por halflife3; 15-12-09 às 12:15.

Data de Ingresso
    May 2009
    Poder de Reputação
    3
    é... pode ser a parada dos drivers ATI.... quem sabe, né...

Aproveitando a oportunidade...
    li em um lugar esses dias de um sujeito reclamando que o ubuntu e o kubuntu são mais lentos que todas as distros q ele já usou. Aí papo vai, papo vem ele disse que uma das coisas que ele fez que ajudou bastante foi trocar o kernel dele por um outro otimizado e tal. Não entendi muito bem.... Esse é um processo simples de ser feito?

Data de Ingresso
    Dec 2009
    Poder de Reputação
    0

li em um lugar esses dias de um sujeito reclamando que o ubuntu e o kubuntu são mais lentos que todas as distros q ele já usou. Aí papo vai, papo vem ele disse que uma das coisas que ele fez que ajudou bastante foi trocar o kernel dele por um outro otimizado e tal. Não entendi muito bem.... Esse é um processo simples de ser feito?
    Parece que, no 9.10, eles finalmente aprenderam a compilar um kernel, e a diferença diminuiu bastante (comparando com o Fedora, que é bem otimizado e tal;). Eu estou usando um kernel otimizado e notei pouca diferença. Não é um processo muito simples pra um iniciante, mesmo compilando com o kernel-package, então recomendo que você mantenha o original ou migre para o Fedora ou Mandriva.
    Última edição por Desvirgulado; 15-12-09 às 19:36.

Data de Ingresso
    Jun 2005
    Poder de Reputação
    11

Recompilaçao de Kernel!

Mas ao fazer isso tu perde um monte de otimizaçoes que o Kernel do Ubuntu/Kubuntu tem, sem contar a estabilidade de um kernel testado e otimizado para o Ubuntu/Kubuntu!

Sem contar que é ruim de acertar de primeira vez a configuraçao do Kernel tudo bonitinho! De umas 40 compilaçoes de kernel, acho que errei umas 35 e dessas 5 funcionais somente 1 acertei de primeira por pura sorte!

Sem contar tempo perdido esperando compilar, testar, e em caso de erro reinciar no kernel antigo pra recompilar o novo!

Isso pra reduzir 2 segundos do tempo, para a maioria dos uauarios de linux é piada compilar kernel, quando tudo é por modulos, so carrega-se o necessario!

antigamente era necessario, hoje nao (exceto quando o kernel que voce esta nao tem os "drivers" para seu dispositivo)!

Sobre a diferença entre as variedades linux, testei Debian, Ubuntu, Slackware, aparentemente quase iguais!

exceto que o Slack vem por padrao em modo texto e é mais rapido para inicializar, porem quando voce sobe na mao o ambiente grafico fica na mesma!

Data de Ingresso
    May 2009
    Poder de Reputação
    3
    ahhhmmm...
    a título de curiosidade, quanto tempo mais ou menos demora pra compilar o kernel?

Data de Ingresso
    Jun 2005
    Poder de Reputação
    11
    Depende da maquina!

a fator de curiosidade ja rodei um slackware 12.2 num Pentium 2 com 256 MB RAM (somente em modo texto, nada de ambiente grafico)!

Uma recompilaçao para um kernel mais novo (tipo 2.6.31.x) para tentar ativar uma placa de rede desconhecida, demorou umas 4 horas, 1 hora so de ficar analisando opçao por opçao do kernel (olhando a descriçao de cada opçao), a fim de deixa-lo enxuto!

Num Celeron-M 560, com 2 GB RAM e o Ubuntu 9.10 demorou umas 2 horas usando uma configuraçao com tudo ativo, maior parte em modulos, so que nao adiantou muito e fiquei com o padrao mesmo!

Se voce tiver processador Dual ou Quad, da pra reduzir o tempo de compilaçao usando os diversos nucleos, tem uma flag que voce seta no Make, acho que é -O2 (dual) ou -O4 (quad), mas se for usar peço pra confirmar primeiro, pois a memoria ja ta fraca !

Data de Ingresso
    Jan 2009
    Poder de Reputação
    4
    O ubunto rodando a minha maquina (via cd) rodo q é uma blz, agora o kubunto rodo muito mas muito lento (via cd não tenho como instalar ele pra testar agora), gostei muito do kubunto, porem ele via cd rodo autos lento aqui, vo ver se consigo compra um hd de uns 80gb pra min poder testar pq o meu de 500gb ta cheio já(19gb livre).

T+

Data de Ingresso
    May 2009
    Poder de Reputação
    3
    é, demora mesmo.... tenho um celeron D331 no desk e um turion RM-72 no note só... deve demorar lá aquelas horas

O kubuntu aqui, tanto no note quanto no desk, rodam muito bem com configurações bem simples. Pensei que no desk ia ficar muito lento, por causa dos efeitos e tal, mas a placa de vídeo (GF6200) segurou bem. Fora o que eu disse lá no começo do tópico, o sistema roda muito bem... só não estou sempre usando ele por causa do office (eu não consigo gostar de outro senão o MS) e infelizmente o amarok e o Songbird não estão me agradando tão bem quanto o iTunes ou o Zune

Data de Ingresso
    May 2009
    Poder de Reputação
    3
    saiu o catalyst 9.12 semana passada... vou testar aqui... vamos ver se estão melhorando.. e eles estão mesmo soltando um driver por mes, heim!? heita!
    AMD Athlon II X3 450 | 4GB Kingston DDR3 1333GHz | GTS 450 | OCZ ATX 400W StealthXStream2

Marcadores

Permissões de Postagem