| | | -
ajudem um noob em linux a instalar software Pessoal sou novato no mundo linux e no momento estou usando o linux Mint 8 helena e não faço ideia de como instalar os softwares q baixo na net nele, por exemplo estou com o broffice aqui "BrOOo_3.1.1_LinuxIntel_install_pt-BR_deb.tar" ele descompacta e tudo mais após isso não sei como proceder , já tentei tutoriais para fazer a instalação mais não obtive exito , alguem teria a paciencia de me ensinar como instalar os softwares à partir de arquivos baixados da net?
Última edição por lfrgames; 10-12-09 às 17:40.
-
Você não deve instalar softwares baixados da net. São mais difíceis de instalar.
Recomenda-se sempre baixar pelos gerenciadores de pacotes (aparecem com o nome "instalar/remover software", "central de software" ou coisa parecida).
Esses gerenciadores baixam os pacotes necessários diretamente dos repositórios (servidores que mantem os pacotes) e os instala automaticamente, sem dificuldades.
Você pode fazer isso tanto por modo gráfico quanto por modo texto. No caso do Linux Mint, que é baseado no Ubuntu Linux, você pode usar o Gerenciador de pacotes localizado no menu Aplicativos, o Synaptic no menu Sistema ou ainda o apt-get em modo texto.
O BrOffice/OpenOffice está nos repositórios, basta procurar por "office" no gerenciador de pacotes.
Se você ainda quiser instalar por aí, você tem sorte do BrOffice disponibilizar pacotes .deb (que são pacotes pré-compilados, mais fáceis de instalar). Basta dar dois cliques sobre o arquivo e digitar a senha que lhe é pedida.
E lembre-se: evite ao máximo softwares que são disponibilizados com o código-fonte compactado (em .tar.gz ou .tar.bz2). São mais difíceis de instalar. As distribuições costumam manter muitos softwares (e atualizados) nos seus repositórios.
Última edição por quemsou_naodigo; 10-12-09 às 18:52.