| | | -
ajudem um noob em linux a instalar software Pessoal sou novato no mundo linux e no momento estou usando o linux Mint 8 helena e não faço ideia de como instalar os softwares q baixo na net nele, por exemplo estou com o broffice aqui "BrOOo_3.1.1_LinuxIntel_install_pt-BR_deb.tar" ele descompacta e tudo mais após isso não sei como proceder , já tentei tutoriais para fazer a instalação mais não obtive exito , alguem teria a paciencia de me ensinar como instalar os softwares à partir de arquivos baixados da net?
Última edição por lfrgames; 10-12-09 às 17:40.
-
Você não deve instalar softwares baixados da net. São mais difíceis de instalar.
Recomenda-se sempre baixar pelos gerenciadores de pacotes (aparecem com o nome "instalar/remover software", "central de software" ou coisa parecida).
Esses gerenciadores baixam os pacotes necessários diretamente dos repositórios (servidores que mantem os pacotes) e os instala automaticamente, sem dificuldades.
Você pode fazer isso tanto por modo gráfico quanto por modo texto. No caso do Linux Mint, que é baseado no Ubuntu Linux, você pode usar o Gerenciador de pacotes localizado no menu Aplicativos, o Synaptic no menu Sistema ou ainda o apt-get em modo texto.
O BrOffice/OpenOffice está nos repositórios, basta procurar por "office" no gerenciador de pacotes.
Se você ainda quiser instalar por aí, você tem sorte do BrOffice disponibilizar pacotes .deb (que são pacotes pré-compilados, mais fáceis de instalar). Basta dar dois cliques sobre o arquivo e digitar a senha que lhe é pedida.
E lembre-se: evite ao máximo softwares que são disponibilizados com o código-fonte compactado (em .tar.gz ou .tar.bz2). São mais difíceis de instalar. As distribuições costumam manter muitos softwares (e atualizados) nos seus repositórios.
Última edição por quemsou_naodigo; 10-12-09 às 18:52.
AMD Athlon II X4 640 3 GHz|Asus M4N68T|2 GiB DDR3-1333 CL9 Kingston ValueRAM + 4 GiB DDR3-1333 CL9 Markvision|Sapphire AMD Radeon HD4850 Vapor-X 1024/256 GDDR3|1 TB Western Digital SATA-300 (WD10EARS)|1,5TB Samsung SATA-300 (HD154UI)|DVD-RW LG GH22NS50 SATA|Seventeam ST-460BKM|Leadership X-Blade ATX|Logitech G51|Samsung S22A300B -
thx man, vlw pela dica , realmente a solução está nos gerenciadores q faz tudo sozinho , mais estou lendo varios tutos e já descobri bem coisas, gosto sempre se saber ao pé da letra como se diz , vlw -
-
 Postado originalmente por wprokot Tem alguns pacotes que é melhor baixar e instalar na "mão" mesmo... porque os repositórios de algumas distros guardam a versão mais antiga... Não é exatamente questão de mais antigo ou não. É questão de estabilidade. Cada distro tem um método de avaliação de estabilidade e só libera pacotes se eles forem extremamente estáveis, para que não haja problemas futuros com compatibilidade, por exemplo. Daí vai de quem instala se realmente faz-se necessário usar uma versão mais recente ou não, se a funcionalidade que a versão mais recente é realmente necessária, uma análise benefício/risco.
O Debian, por exemplo, dificilmente lança uma versão nova de um pacote sem ele estar exaustivamente testado. Às vezes podemos ter pacotes com 1, 2 anos no repositório, mas são as últimas versões testadas e aprovadas ou "promovidas" a estável.
Claro, você tem opção de usar os pacotes mais recentes, mas fica a seu critério de que esses pacotes não foram testados exaustivamente e qualquer problema que possa surgir eles não podem ser responsabilizados, principalmente em se tratando de ambiente de produção.
@tópico: o Linux Mint é baseado em debian, então:
apt-get <nome do aplicativo> -
Após a instalação de um programa pelo apt-get, para qual diretório que ele é instalado?
Simplificando a pergunta, qual diretório do linux é o similar ao arquivos e programas do windows?
Sempre tive essa dúvida flw -
Normalmente /usr... mas não significa que não possa ir pra outro lugar. -
 Postado originalmente por blackbrain Normalmente /usr... mas não significa que não possa ir pra outro lugar. Oi black, eu nunca consegui entender direito a estrutura dessas pastas do linux
Existe algum manual, artigo sei lá sobre isso? Dizendo para oq serve cada uma delas e de preferência um comparativo windows x linux para essas pastas
A única previsíve para miml é /home
o resto como /usr /lib eu me perco como por exemplo, quando quero procurar por algum arquivo
Nunca sei em qual categoria essas pastas se encaixam
Me ajuda? Obrigado! -
-
-
O linux faz agente pensar.. enquanto o windows deixa agente burro, estacionado,preguiçoso e por aí vai...
Obs : Voce já deu o passo inicial -
 Postado originalmente por edge Após a instalação de um programa pelo apt-get, para qual diretório que ele é instalado?
Simplificando a pergunta, qual diretório do linux é o similar ao arquivos e programas do windows?
Sempre tive essa dúvida flw Vale lembrar que alguns diretorios podem estár ocultos, então Ctrl + H para habilitalos. PC1= Phenom II 965 - Corsair H70 - Gtx 460 - 2x2 Ocz Gold 1600Mhz - HD 250 + 320 + 500 - 7Team 750W Modular - Akasa Freedom x2 - Kit Wii P/ PC -
PC2= Athlon 5200 - Hybrid CF HD3200 + HD3450 - 3Gb DDR2 - HD 40 + 20 - CM 550W - Placa de TV - Video k7 P/ Conversão - Gab Generico Note I3 370M - 14 Led - 2Gb DDR3 - HD 320 / Compro Guitarra para PC Com ou Sem Fio
Permissões de Postagem