+ Responder ao Tópico
Resultados 1 a 12 de 12
    Data de Ingresso
    Feb 2006
    Poder de Reputação
    10

Chrome OS é apresentado

O Google oficializou nesta quinta-feira (19/11) o sistema operacional Chrome OS, se posicionando como rival tanto do Windows, da Microsoft, como de distribuições Linux no crescente mercado de pequenos computadores portáteis, chamados também de netbooks.

O Google não distribuiu versões de testes ou anunciou equipamentos que chegariam às lojas com o Chrome OS. O lançamento final do sistema está programado apenas para o final de 2010. Nesta quinta, o Google anunciou que ofereceria o código fonte do software para download no The Chromium Blog.

Com o lançamento, o Google se posiciona em mais um setor como concorrente direto da Microsoft - além de busca, navegadores e serviços de e-mail, o Chrome OS brigará frontalmente com o Windows 7, versão mais recente do popular sistema que tem uma edição especial para netbooks.

Segundo o Google, o Chrome OS terá seu código totalmente aberto e desenvolvedores trabalharão no mesmo código que os profissionais do buscador.

Quando estiver finalizado, o Chrome OS não poderá ser baixado completo para ser instalado em netbooks ou laptops.

O Google certificará equipamentos que fabricantes de hardware terão de obedecer para instalar o sistema em netbooks que pretendem lançar.

O buscador defende a certificação como forma de manter a velocidade e segurança do sistema.

Netbooks, por exemplo, precisarão ter discos em estado sólido, não discos rígidos, teclados completos e chipsets para redes sem fio escolhidos pelo Google. Tecnicamente, o Chrome OS rodará em processadores x86 e ARM.

Interface baseada no browser

Em demonstração durante o anúncio oficial, a interface do Chrome OS se mostrou baseada totalmente na interface do navegador Chrome.

"O Chrome é a pedra fundamental do que estamos fazendo aqui", afirmou o vice-presidente de gerenciamento de produtos do Google, Sundar Pichai.

"No Chrome OS, toda aplicação é uma aplicação online. Não existem aplicações convencionais - não se instalam ou atualizam programas. Trata-se sempre de uma URL. É apenas um browser com algumas modificações, algo muito simples de usar", explicou Sundar.

A interface do Chrome OS reproduz um browser, com abas fixas no canto esquerdo que levam usuário a seus serviços favoritos. No canto superior esquerdo, um menu traz ícones para aplicativos sugeridos pelo Google.

Todos os dados criados ou gerenciados no Chrome OS são guardados na internet - a partição do disco de estado sólido do netbook voltada aos arquivos serve apenas de cache, para agilizar o acesso.

Segundo Sundar, o Chrome OS segue os mesmos três princípios que guiaram a criação do Chrome: velocidade, simplicidade e segurança.

Como carrega uma versão modificada do Chrome, o sistema é totalmente carregado e está pronto para uso em 7 segundos, contra 45 segundos de equipamentos com sistemas operacionais completos, segundo o Google.

A partir do momento em que se baseia apenas em links para serviços online, sejam eles do Google ou não, o Chrome OS diminui consideravelmente o risco de infecções ou problemas de código que podem ameaçar a segurança do usuário.

Quando o sistema encontra algum problema durante sua inicialização, o próprio Chrome OS identifica onde está o problema e se reinstalada automaticamente, sincronizando informações do usuário, como serviços mais usados.

Todos os arquivos gerenciadas a partir do sistema serão encriptados como forma de aumentar a segurança do usuário.

A execução de aplicativos específicos, como a que reúne contatos do usuário, ou de músicas que o usuário pretende ouvir será feita a partir de janelas pop-up abertas no canto inferior direito do Chrome OS, chamadas de "painéis" pelo Google.

Segundo Sundar, qualquer serviço online será suportado no Chrome OS.

Fonte: IDG Now

Videos da apresentação

YouTube - Canal de googlechrome

Screenshots

User Experience (The Chromium Projects)

Última edição por blackbrain; 21-11-09 às 00:02.

Data de Ingresso
    Aug 2007
    Poder de Reputação
    6
    uia, foi até rápido, quando poderemos colocar as mãos no bixinho?

Data de Ingresso
    Feb 2006
    Poder de Reputação
    10
    Oficialmente? Final do ano que vem.

Mas o código fonte já tá disponível. Só baixar e compilar.

Data de Ingresso
    Nov 2007
    Poder de Reputação
    12
    Poxa... mas pelo q eu entendi... vai ser uma lista meio restrita de hardwares q vao suportar esse bixo.... ou seja... se for assim.. pelo menos de inicio a google vai sair perdendo... ou seja... tenho um note... e ele tem soh 80% de compatibilidade... dai nao vou poder instalar ele...

Bom... tomara q role hehehe.. eu quero testar... adoro testar SO mesmo

Daki a alguns dias jah devem ter isos jah compiladas pra baixar
    | Note LG P420-5300 || Intel SB i5 2410M || 8GB DDR3 1333 || nVIDIA GT520M @ 965/1930/1010 || HD 640GB Toshiba |
    | HD Externo 750GB Seagate || LCD LG 19 wide L196WT 2 ms || Home Theater 5.1 Philco || X360 Controller USB |

Data de Ingresso
    Aug 2007
    Poder de Reputação
    6
    deve da um trabalho bom compilar... será que no linux é mais facil esse trabalho? será que o adorável MAKE ajuda?

Data de Ingresso
    Feb 2006
    Poder de Reputação
    10

Data de Ingresso
    Nov 2007
    Poder de Reputação
    12
    Citação Postado originalmente por blackbrain Ver Post
    Droga... pena q linux nunca entrou na minha cabeça

Nunca consegui compilar nada... jah em Mac eu mudava as kexts numa boa... e falam q eh igual uhahuahua... vai entender
    | Note LG P420-5300 || Intel SB i5 2410M || 8GB DDR3 1333 || nVIDIA GT520M @ 965/1930/1010 || HD 640GB Toshiba |
    | HD Externo 750GB Seagate || LCD LG 19 wide L196WT 2 ms || Home Theater 5.1 Philco || X360 Controller USB |

Data de Ingresso
    Aug 2007
    Poder de Reputação
    6
    é... meio complicado compilar viu... deu pena só de começar a ler... quem sabe quando eu ficar de férias e tiver com saco eu faça isso hauah

Data de Ingresso
    Oct 2009
    Poder de Reputação
    5
    totalmente dependente de internet,esse SO será bom apenas para quem for usuário básico e tiver uma net boa,quero ver você precisar usar um programa tipo photoshop nesse SO,10 anos só para carregar o programa,pelo menos para o povo do interior está longe de poder ter um sistema operacional desse jeito.
    Se gostou de um post meu, ou eu te ajudei, me qualifique.
    W860 Powernote 15,6"=Intel Core i7 720 1.6-2.8 ghz~4gb(2x2) ddr3 1333mhz~280M GTX 1gb ddr3~Tela Fullhd~320gb 7200rpm
    Review ao ladoReview do meu notebook
    Iphone 4 32gb Preto Rulez

Data de Ingresso
    Feb 2006
    Poder de Reputação
    10
    Photoshop num netbook? Tem quem goste de sofrer mesmo...

Data de Ingresso
    Nov 2008
    Poder de Reputação
    10
    Vamos ver como ele vai ser, estou com vontade de testar, até hoje tudo quanto coisa é envolvida ao Google me satisfez...

Abraço!
    Laptop 1 = Acer 4745: Intel Core I5 450M - 4GB DDR3 - HD 500GB - 14" LED - Intel HD Graphics 128MB
    Laptop 2 = LG A530: Intel Core I7 i7-2670QM - 6GB DDR3 - HD 750GB - 15,6" HD LED 3D - Nvidia GT550M 2GB - Leitor Bluray
    Desktop = Intel Q6600 @ 3.4GHz - 8GB DDR2 @ 850MHz 4-4-4-10 - HD 6.000GB - Samsung 32" Full HD 1080P + AOC 19" LCD - ATi HD4870
    2X Master 12" 150W RMS + HDS 360 USB - Plantronics GameCom 377 - Xbox 360 60GB - Nokia N8 16GB

"Respeite quem o ajudou, não abandone seu tópico!"

Data de Ingresso
    Feb 2006
    Poder de Reputação
    10
    Ubuntu: Chrome OS, do Google, tem participação intensa da Canonical

Fonte: Br-Linux

"Ontem, quando publiquei o aviso de que o código do que será o Chrome OS já está disponível, bem como detalhes previstos sobre o sistema e sua interação com outros projetos de código aberto, já havíamos antecipado a conclusão de quem analisou de perto o código: tratava-se de uma distribuição estilo Debian, com vários pacotes bastante conhecidos de todos nós.

E hoje o Adilson Oliveira, um dos brasileiros atuando em funções tecnológicas na Canonical, deu o detalhe que faltava sobre a base da distribuição: Sim, é verdade, o Google Chrome é baseado no Ubuntu e a Canonical tem trabalhado neste projeto há algum tempo. Quem quiser ler a posição oficial (em Inglês), aqui está. Só fico chateado por não ter sido eu a contar a novidade 
    E como o comunicado da Canonical está em inglês, vamos a um resumo interpretado: eles parabenizam o Google pela decisão de traalhar de forma aberta, informam que já testemunharam esta abertura em eventos recentes com participação franca de desenvolvedores do Chrome OS, e confirmam que estão contribuindo tecnologicamente com o sistema, sob contrato.

O aspecto que mais me chamou a atenção, no testemunho da Canonical, é sua descrição da atitude dos desenvolvedores do Chrome OS, bem diferente da que vemos em algumas distribuições do mercado: sua intenção é se basear o máximo possível na tecnologia existente (contribuindo aos desenvolvedores as mudanças que fizerem), minimizando as reinvenções de roda. Este tipo de atitude, que é de mão dupla, maximiza os benefícios para todos, e por isso merece meu aplauso  ao contrário de quem fica reinventando a roda pensando que isso será um diferencial.

Outro aspecto interessante, por falar em diferencial, é a identidade dos 2 produtos envolvidos: Chrome OS não é Ubuntu, e as empresas não querem que ninguém pense outra coisa. A Canonical informa que os 2 produtos (Ubuntu e Chrome OS) compartilharão uma série de componentes, mas terão identidades bem diferentes  o Chrome OS, do Google com apoio tecnológico da Canonical, rodando nos dispositivos web que o Google definir, e o Ubuntu continuando seu roteiro, nos desktops de quem tiver interesse em usá-lo, rodando aplicativos da forma tradicional, e não apenas via web como é a proposta do Chrome OS."

Marcadores

Permissões de Postagem