+ Responder ao Tópico
Resultados 1 a 8 de 8
    Data de Ingresso
    Aug 2008
    Poder de Reputação
    0

Programa recover para Linux: alguma idéia??

Fala pessoal!!
    Seguinte estou fazendo um trabalho da faculdade onde agente tem que instalar uma distro GNU\Linux onde o usuário possa restaurar o SO se caso houvesse algum problema, seria algo parecido como o Ghost porém não pode ser usado essa ferramenta e tem que ser da forma mais simples possível onde a´te um usuario que só sabe clicar no icone da internet saiba fazer. Alguma sugestão????? Eu pensei em um live CD com um script que automatizasse a tarefa será que rola???

Data de Ingresso
    Feb 2006
    Poder de Reputação
    10

Data de Ingresso
    Aug 2008
    Poder de Reputação
    0
    Vou conferir Blackbrain, obrigado!!!

Data de Ingresso
    Aug 2004
    Poder de Reputação
    8
    vc pode pesquisar o comando "dd"

Data de Ingresso
    Aug 2008
    Poder de Reputação
    0
    Estou tentando fazer o recover com o DD, porem eu dei uma pesquisada e achei essa feramenta que promete ser facil para o usuario fazer, eu vi o video e atè que parece simples, o nome dessa ferramenta è ITsoul:

http://www.recoveryos.com/

video no youtube:
    YouTube - Linux backup and recovery with a single command and portable usb.

assim que eu concluir meu trabalho eu posto a melhor solucao que eu encontrei...

Data de Ingresso
    Sep 2009
    Poder de Reputação
    0
    Bom Psy...
    eu utilizo o clonezilla que o black citou, achei ele mais facil de trabalhar.
    Anime seu dia com um pouco de http://www.tretaloca.com. Acessem

Data de Ingresso
    Aug 2008
    Poder de Reputação
    0
    Citação Postado originalmente por enkel Ver Post
    Bom Psy...
    eu utilizo o clonezilla que o black citou, achei ele mais facil de trabalhar.
    Sim enkel mas na verdade eu queria uma coisa que o usuario leigo pudesse instalar com um ou dois cliques, eu como administrador do sistema nao teria problemas em usar um software complicado, na verdade eu tive uma ideia mas nao sei se vai funcionar:

Criar um live usb do ubuntu, podem na inicializacao teria a opcao de restaurar um sistema defeituoso,caso o usuario selecionasse essa opcao ele executaria o comando dd, isso de forma transparente pra ele, sera que é possivel????

Data de Ingresso
    Aug 2008
    Poder de Reputação
    0

Resolvido

E ai galera consegui fazer o tava tentando, fiz da seguinte forma:

1- criei 4 particoes: 1 para os arquivos do SO(sda1), 1 do mesmo tamanho que a primeira(sda2), mais uma de swap(sda3) e a ultima eu usei o restante do hd apenas para o usuario guardar seus arquivos(sda4).

2 - instalei o SO normalmente na particao sda1

3 - copiei toda a particao de sda1 para sda2, com o comando DD.

4 - instalei um So (debian) em um pendrive e depois de instalado eu coloquei um shell script no initrd dele, no qual tinha o comando DD:

dd if=/dev/sda2 of=/dev/sda1

Nesse caso ele vai copiar o conteudo de sda2, que nada mais eh que o conteudo de sda1 que tinha na primeira instalacao do pc, ou seja tudo redondinho. Se caso o usuario ferrasse o sistema, bastaria ele bootar o pc pelo pendrive que automaticamente ele executaria esse comando, ai eu coloquei um echo assim que a copia terminasse dizendo para o usuario reiniciar o pc e retirar o pendrive, fazendo a maquina subir o sistema novinho em folha de novo.

demorou um pouco pra chegar a essa conclusao mas ta feito, obrigado pelas dicas rapaziada!!!

Marcadores

Permissões de Postagem