Estou com o seguinte problema,
eu instalo o driver de minha placa de video (GF 9600GT) e a resolução não passa de 640x480,
meu monitor é um AOC 2230FH, sem o driver o monitor aparece nas configurações de video, após o video instalado não aparece mais.
Será que alguem pode me ajudar? Já pesquisei e tentei varias coisas, mas até agora não consegui resolver.
Desde já agradeço
Abração a todos.
HP 3052 - NR | XBOX 360 250GB LIVE GamerTag : RenatindaBahia
renato.aka vai em sistema depois administração e procura Nvidia Settings ai tenta configurar o teu monitor para isso o drive da Nvidia tem que estar instalado.
renato.aka vai em sistema depois administração e procura Nvidia Settings ai tenta configurar o teu monitor para isso o drive da Nvidia tem que estar instalado.
Abraços.
Eu já instalei, tanto pelo Drivers de Hardware, quanto manualmente pelo .run o mais recente, em nenhum dos 2 jeitos funciona.
Pelo X eu não consigo passar de 640x480, mas enquanto eu estou usando o driver que "vem" com o Ubuntu, ele consegue pegar 1680x1050 e também reconhece o monitor, de fato é o Driver que não me deixa usar essa resolução, procurei na internet e nada, falei com a AOC e eles lamentaram pelo ocorrido mas não podem fazer nada, falaram para usar o Windows que é o "sistema padrão".
Eu já instalei, tanto pelo Drivers de Hardware, quanto manualmente pelo .run o mais recente, em nenhum dos 2 jeitos funciona.
Pelo X eu não consigo passar de 640x480, mas enquanto eu estou usando o driver que "vem" com o Ubuntu, ele consegue pegar 1680x1050 e também reconhece o monitor, de fato é o Driver que não me deixa usar essa resolução, procurei na internet e nada, falei com a AOC e eles lamentaram pelo ocorrido mas não podem fazer nada, falaram para usar o Windows que é o "sistema padrão".
Quando instalastes o drive da Nvidia removestes o antigos dos repositórios pois se não vai dar conflito. No caso de não teres removido o outro drive remove 1º e depois instala o do site da Nvidia. Outro problema é que podes ter instalado mal o drive que tem no site da Nvidia.
Eu não instalei o driver mal instalado, o problema é que o EDID não manda os dados certos para o driver da Nvidia, consequentemente ela não reconhece meu monitor, fazendo com que o driver sete a resolução para 640x480, já tentei de tudo, até mexer no xorg.conf e NADA!
O foda disso tudo é que no windows eu não tive nenhum problema, assim fica osso usar software livre!
renato.aka se o drive que vem com o Ubuntu funciona e reconheceu tudo pq trocastes pelo drive da Nvidia onde para se usar tem que se compilar ele. Eu estou a usar o drive do Ubuntu X add o repositório dele para o ter não tive qual quer problema. Esse problema que estas a ter eu acho que algo foi mal compilado por isso estas a ter esse problema eu quando compilei o meu Kernel novo o meu Monitor tb não colocava mais que 640x480 para funcionar teve que colocar o drive de novo e ficou tudo perfeito. Se quiseres podes instalar ou remover o teu drive pelo Envy para o instalares vai no gestor de pacotes Synaptic ou se quiseres instalar ele pelo terminal basta um sudo apt-get install envyng-qt
Para eu poder usar o Compiz e afins, sem contar que com o Driver que vem no Ubuntu, o sistema fica "lento" já que não aproveita o que o hardware pode oferecer.
O driver que "vem" com o ubuntu não é o dos Drivers de Hardware, e sim o que vem com o sistema sem você instalar nada.
A questão aqui é, eu já mandei um e-mail pra AOC e eles me responderam lamentando o ocorrido e mandando eu usar o Windows que é o sistema mais popular, nos fóruns da vida a Nvidia reconhece o bug mas não vai se esforcar pra mudar, já que são casos esparsos, além de estar lidando com software livre.
Enquanto isso o usuário de Desktop que sempre se ferra, infelizmente vou ser obrigado a concordar com os M$'s, o windows pode ser pago, pode travar mas pelo menos ele funciona
EDIT: Consegui fazer funcionar...como!?
Tive que usar um adaptador D-SUB / DVI e conectar a D-SUB no monitor, ou seja...o problema está nesse EDID que envia as informações do monitor para a placa, já que na D-SUB que não é digital, isso não acontece, erro da Nvidia que não deveria precisar disso para confirmar se é o monitor X ou Y, ou pelo menos que dê a chance para você desativar essa função...
Última edição por renato.aka; 19-09-09 às 02:21.
hahahahahaha...consegui fazendo uma gambiarra aqui com o Edid.bin =)
Quem quiser pode mandar MP que eu ensino, vlw!
Ainda bem que resolvestes o teu problema nunca tinha visto esse problema no drive da Nvidia agora falta saber de quem é o problema se da Nvidia ou da AOC eu nunca tive qual quer problemas com monitores de marcas como Samsung ASUS e etc.
manda por MP pra mim cara, o Ubuntu tem esse problema ridiculo de resoluções desde que uso a versão 5.
No momento tenho uma VGA HD3200 Onboard. E toda vida sofro pra colocar 1680x1050.
Fico fulo da vida com essas coisas ridiculas. Por isso tenho o Ubuntu rodando na maquina virtual.
Um dia a gente erra, um dia a gente cai, um dia a gente fica, no outro a gente vai. Um dia a gente ri, um dia a gente chora.
Um dia a gente lembra, um dia a gente esquece, um dia a gente sofre, no outro faz sofrer, Um dia a gente briga, no outro não quer se olhar.
Um dia se entende, e no outro quer se abraçar. Um dia vida acaba... e a gente descobre que só viveu, se aprendeu a amar. =)
"I will never leave you, i will not let you down..."Nany
Amigos,
recentemente comprei este monitor e estou muito satisfeito. Bem, quanto ao problema realmente é curioso, mas vamos la.
Primeiramente, qual interface vc está usando? d-sub - dvi - ou hdmi?
Segundo, antes de configurar qualquer coisa, va no OSD e veja se la aparece 1680x1050, ou se nao aparecer tente colocar.
Va em gereciamento de dispositivos e atualize o drive do monitor automaticamente e tente colocar nas configurações de video 16x10.
Terceiro, reinstale o mais recente driver da sua vga. Acredito que sejam esses passos.
Caso nao funcione vc pode tentar um suporte linux ou suporte nvidia - no caso da fabricante da placa.
Se ainda nao obtiver resultado, ae começam as eliminatorias!
Pra eliminar a possibilidade de ser um driver da nvidia teste o monitor sob outra vga, de preferencia ATI e veja se funciona.
Pra eliminar a possibilidade de ser o S.O teste sob windows vista.
E por fim, pra eliminar a possibilidade de ser o monitor ( eu acredito que nao seja ) teste seu pc em outro monitor do mesmo modelo.
Abraço e boa sorte.
|Phenom II x4 955 BE @3.6ghz |Asus M4N72-E |2x2gb Kingston|Barracuda Seagate St II 250gb|XFX HD 5850|DVD-RW LG St II|Laser Mouse A4tech x7-xl-750bk|AOC 22" fh2230 |PSU Coletek 750w|VSone FreakPad|HT 5.1 Goldship|KB x7 G600|
Concordo, o monitor é ótimo, estou usando dois em modo dual no Windows e tentando o mesmo no Linux, no Windows está show, e no Linux, a entrada DSub funciona, normalmente, pois no exato momento estou usando um (o Dsub) enquanto o outro (DVI) está em standby, o Problema é o EDID que o módulo da nvidia, para Linux, não consegue obter os dados. Estou tentando algumas configurações sugeridas (obter os dados, alterar com ghex, fazer o parse....) quando chegar a uma solução torno público aqui nesta thread.
Abraço a todos.
Bem, dando uma pesquisada achei um tal de nvidia xconfig - um configurador avançado dos drivers nvidia. http://linux.die.net/man/1/nvidia-xconfig
no link abaixo vcs podem conferir o que ele pode manipular e o tal EDID está la.
flw
|Phenom II x4 955 BE @3.6ghz |Asus M4N72-E |2x2gb Kingston|Barracuda Seagate St II 250gb|XFX HD 5850|DVD-RW LG St II|Laser Mouse A4tech x7-xl-750bk|AOC 22" fh2230 |PSU Coletek 750w|VSone FreakPad|HT 5.1 Goldship|KB x7 G600|
Resolvi, voltei para a versão 96 do módulo da nvidia e o reconhecimento foi imediato, depois configurei as opções de TwinView e cheguei na configuração desejada. Agora vou ativar o compiz e ver o bicho que vai dar.
Marcadores