+ Responder ao Tópico
Resultados 1 a 24 de 24
    Data de Ingresso
    Feb 2002
    Poder de Reputação
    12

Ati Hd4850 + Ubuntu 9.04 = Incomodação

Ae Raça.

Minha 8600GT foi pro saco e comprei uma HD4850... achei que com o desenvolvimento do linux eles já teriam supostamente arrumado a enorme incompatibilidade que havia e pelo jeito quebrei a cara.

Ele até aparece nos drivers proprietários e eu instalei a placa... a resolução fica boa e tudo mais e até vídeo roda, até que eu resolvo redimensionar ele e deixar maior e começa a ficar lento e as vezes até mesmo a congelar o PC x.x'

Já tentei instalar o catalyst baixado do site da ATI também e no fim das contas agora deu tanto pau que nem boot dava mais e estou tendo que reinstalar o linux.

Pelo que andei lendo, dizem que é dessa versão do Ubuntu mesmo, não pude voltar par ao 8.10 pois uso EXT4 e pelo jeito ele não andou suportando, deu uns erros.

Alguém confirma isto tudo e eu fico decepcionado ou existe alguma solução para esse problema que eu não tenha encontrado nas pesquisas que fiz?

Obrigado
    C2D E4300 / Asus P5B Deluxe WiFi / 1gb ddr2 800 Markvision / L203WT + XFX 8600GT XXX /
    Case CM Stacker + ST 350 / Virtua 4MB / Seagate SATA 200GB + Seagate SATAII 320GB + Maxtor 120GB / Audigy 2 ZS 7.1

O problema não está no Ubuntu mas sim nas placas ATI muita gente tem problemas com as gráficas da AMD/ATI talvez com uma versão mais antiga te possa ajudar.

Abraços.

Data de Ingresso
    Feb 2002
    Poder de Reputação
    12
    Pior que encomendei um note que vem com uma ATI também x.x'

Reinstalei o ubuntu e se eu nao instalo a placa não da defeito no video.

Pelo que notei é quando habilita o 3d que começa a dar os problemas x.x'
    C2D E4300 / Asus P5B Deluxe WiFi / 1gb ddr2 800 Markvision / L203WT + XFX 8600GT XXX /
    Case CM Stacker + ST 350 / Virtua 4MB / Seagate SATA 200GB + Seagate SATAII 320GB + Maxtor 120GB / Audigy 2 ZS 7.1

Data de Ingresso
    May 2005
    Poder de Reputação
    11
    Instalei o Ubuntu 9.04 há 2 dias aqui e uso uma HD4850, também.
    Logo após a instalação, eu mandei instalar o driver proprietário da ATI.
    Ficou uma bosta lerdão e consumindo 100% da CPU. Daí mandei atualizar o sistema pelo Update Manager e, após o reboot, uns 10 segundos depois de inicializado o Ubuntu tudo ficava normal.
    O problema é que tinham alguns bugs como não pode abrir o System -> Preferences -> Display e, para piorar, o Catalyst Control Center não tinha a função Underscan para minha TV LCD.

Solução:

Removi o driver que foi baixado pelo Ubuntu, baixei o Catalyst 64bits do próprio site da AMD para Linux e segui o tutorial de instalação que tem na mesma página onde faz download do driver.
    O tutorial que fiz foi esse:

To install the ATI Proprietary Linux driver using the Automatic option, follow these steps:
    1 Launch the Terminal Application/Window and navigate to the ATI Proprietary Linux
    driver download.
    2 Enter the command sh ./ati-driver-installer-9-8-x86.x86_64.run to launch the ATI
    Proprietary Linux driver installer.
    The ATI Proprietary Linux Driver Setup dialog box is displayed.
    3 Select Install Driver and click Continue. The ATI License Agreement will be
    displayed.
    4 Read the License Agreement and click I Agree to continue the installation, or Cancel
    to terminate the installation. The Mode of Installation Dialog Box is displayed.
    5 Select Automatic and click Continue. The ATI Proprietary Linux Driver is now
    installed, and the Installation Complete Dialog box will be displayed.
    6 Click Exit to close the ATI Proprietary Linux Driver Installer.
    7 Launch the Terminal Application/Window and run:
    For versions of X.Org newer than 7, /usr/bin/aticonfig --initial to configure the
    driver for your ATI product.
    For versions of X.Org older than 7, /usr/X11R6/bin/aticonfig --initial to configure
    the driver for your ATI product.
    8 Reboot your system.
    You have successfully installed the ATI Proprietary Linux Driver.
    Quando rebootei, tudo estava funcionando 100% e a opção Underscan/Overscan estava presente no Catalyst Controle Center (localizado no menu Applications).

Abraço.

Citação Postado originalmente por davidcmc Ver Post
    Instalei o Ubuntu 9.04 há 2 dias aqui e uso uma HD4850, também.
    Logo após a instalação, eu mandei instalar o driver proprietário da ATI.
    Ficou uma bosta lerdão e consumindo 100% da CPU. Daí mandei atualizar o sistema pelo Update Manager e, após o reboot, uns 10 segundos depois de inicializado o Ubuntu tudo ficava normal.
    O problema é que tinham alguns bugs como não pode abrir o System -> Preferences -> Display e, para piorar, o Catalyst Control Center não tinha a função Underscan para minha TV LCD.

Solução:

Removi o driver que foi baixado pelo Ubuntu, baixei o Catalyst 64bits do próprio site da AMD para Linux e segui o tutorial de instalação que tem na mesma página onde faz download do driver.
    O tutorial que fiz foi esse:

Quando rebootei, tudo estava funcionando 100% e a opção Underscan/Overscan estava presente no Catalyst Controle Center (localizado no menu Applications).

Abraço.
    Ele já tentou o drive do site da AMD/ATI e segundo ele as coisas pioraram.
    Tenta instalar de novo o drive da ATI mas 1º remove os drives da ATI para não dar conflitos.
    Para quem gosta de usar GNU/LINUX não deve comprar as placas da AMD/ATI.

Abraços.

Data de Ingresso
    Aug 2007
    Poder de Reputação
    6
    ridiculo isso por parte da ATI...

Data de Ingresso
    May 2005
    Poder de Reputação
    11
    Citação Postado originalmente por TT & Abit Ver Post
    Ele já tentou o drive do site da AMD/ATI e segundo ele as coisas pioraram.
    Tenta instalar de novo o drive da ATI mas 1º remove os drives da ATI para não dar conflitos.
    Para quem gosta de usar GNU/LINUX não deve comprar as placas da AMD/ATI.

Abraços.
    Falei aquilo porque tive o mesmo problema que ele está tendo.
    Pensei na possibilidade de ele ter instalado o Catalyst de forma incorreta, por isso coloquei o tutorial feito pela própria AMD.
    Claro que, antes de instalar o driver baixado do site da AMD, tem que remover o que é baixado direto pelo Ubuntu no Hardware Drivers.

Data de Ingresso
    Feb 2002
    Poder de Reputação
    12
    Bom...
    Eu fiz uma instalação limpa e ainda não instalei os drivers.

Vou testar dessa forma, eu não executei aquele --initial. eu apenas dei um sudo ./ati-nome da instalacao.run e segui os passos.

Fui obrigado a comprar a ATI pq uma nvidia de mesmo nível tava mais de 100 reais mais cara ;/

Só me confirma qual catalist baixastes?

https://a248.e.akamai.net/f/674/9206...x86.x86_64.run

Foi esse que peguei.

Obrigado =]

Citação Postado originalmente por GreyWolf Ver Post
    Bom...
    Eu fiz uma instalação limpa e ainda não instalei os drivers.

Vou testar dessa forma, eu não executei aquele --initial. eu apenas dei um sudo ./ati-nome da instalacao.run e segui os passos.

Fui obrigado a comprar a ATI pq uma nvidia de mesmo nível tava mais de 100 reais mais cara ;/

Só me confirma qual catalist baixastes?

https://a248.e.akamai.net/f/674/9206...x86.x86_64.run

Foi esse que peguei.

Obrigado =]
    Achei este guia para ti http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubu...allation_Guide

Abraços.

Data de Ingresso
    Nov 2006
    Poder de Reputação
    6
    Ate uso linux tb mais por essas sacanagens dos produtores acaba dificultando a vida da gente.

Data de Ingresso
    Feb 2002
    Poder de Reputação
    12
    Opa xD~

Vou testar tudo isso logo que tiver um tempo em casa.

Obrigado a todos xD

Data de Ingresso
    Feb 2006
    Poder de Reputação
    10
    "For versions of X.Org newer than 7, /usr/bin/aticonfig --initial to configure the
    driver for your ATI product."

Aposto uma casca de banana que sem isso o driver não funciona...
    Última edição por blackbrain; 04-09-09 às 16:33.

Data de Ingresso
    Feb 2002
    Poder de Reputação
    12
    Perdeu a banana.

Acabou de travar meu PC vendo um vídeo ;/

Tinha quase certeza que essas soluções que funcionam para todos não iria funcionar comigo x.x

Só uma coisa... fiz tudo com sudo, creio que era pra ser assim certo?

Data de Ingresso
    Feb 2006
    Poder de Reputação
    10
    Perdi não. Eu não disse que funcionaria, disse que sem o comando provavelmente não funcionaria.

Tá usando qual player de video? Se for Mplayer com um frontend qualquer, tente trocar a saída de video.

Data de Ingresso
    Feb 2002
    Poder de Reputação
    12
    Descobri uma novidade.
    Se vou em aparencia e em efeitos visuais e ponho "nenhum", os vídeos rodam perfeitamente, porém a partir do momento que eu ativo, eles ficam toscos, mesmo tirando todos os efeitos que existem o.O"

Parece ser alguma incompatibilidade aleatória com o compiz.

Tentei o mplayer, smplayer, ta com o XV.

Ontem tentei outros e não rolou o.o

Data de Ingresso
    Feb 2006
    Poder de Reputação
    10
    Isso não é "exatamente" novidade, essa sempre foi uma das reclamações do povo.

Repare que o link que você postou é do Catalixo 9.5, enquanto a última versão é a 9.8 (que dizem estar bem melhor que as anteriores).

Descobri uma novidade.
    Se vou em aparencia e em efeitos visuais e ponho "nenhum", os vídeos rodam perfeitamente, porém a partir do momento que eu ativo, eles ficam toscos, mesmo tirando todos os efeitos que existem o.O"

Parece ser alguma incompatibilidade aleatória com o compiz.

Tentei o mplayer, smplayer, ta com o XV.

Ontem tentei outros e não rolou o.o
    Para veres videos e jogares algo na ATI tens sempre que desligar o compiz.

Citação Postado originalmente por blackbrain Ver Post
    Isso não é "exatamente" novidade, essa sempre foi uma das reclamações do povo.

Repare que o link que você postou é do Catalixo 9.5, enquanto a última versão é a 9.8 (que dizem estar bem melhor que as anteriores).
    Tenho lido muito sobre o suporte da AMD/ATI e nesse ultimo drives segundo muita gente fala que só muda os números continua a mesma porcaria. Eu antes também usava ATI no GNU/LINUX e mesmo sendo uma placa de top na altura uma placa antiga da Nvidia tinha mais power era muito chato por isso agora só Nvidia.

Abraços.

Data de Ingresso
    Feb 2002
    Poder de Reputação
    12
    Que droga x.x'

Mas achei estranho pq o catalyst peguei do site da ATI seguindo os passos da config que tenho o.O"

Sinceramente no Linux só quero ver vídeos, fora isso to tranquilo, se for pra jogar algo vou pro windows que agora está me parecendo uma ótima opção ultimamente para quando eu não estiver trabalhando x.x'

Data de Ingresso
    May 2005
    Poder de Reputação
    11
    Citação Postado originalmente por TT & Abit Ver Post
    Para veres videos e jogares algo na ATI tens sempre que desligar o compiz.

Tenho lido muito sobre o suporte da AMD/ATI e nesse ultimo drives segundo muita gente fala que só muda os números continua a mesma porcaria. Eu antes também usava ATI no GNU/LINUX e mesmo sendo uma placa de top na altura uma placa antiga da Nvidia tinha mais power era muito chato por isso agora só Nvidia.

Abraços.
    Não confunda "power" da VGA com problemas de drivers.
    E mesmo assim, o autor do tópico tá fazendo alguma coisa errada, pois eu estava tendo O EXATO MESMO PROBLEMA QUE ELE e foi só remover o driver proprietário da ATI que é baixado pelo próprio Ubuntu (no menu Hardware Drivers) e instalar o Catalyst 9.8 x86_64 seguindo o tutorial da AMD que tudo ficou normal.
    O driver você baixa nesse link http://support.amd.com/us/gpudownloa...6&lang=English
    O tutorial está nesse pdf https://a248.e.akamai.net/f/674/9206...cat98-inst.pdf

Seguindo o tutorial aí não tem erro.
    Remova o driver baixado pelo Ubuntu, reinicie o Linux e instale o Catalyst pelo tutorial desse pdf.
    Não tem razão para culparem o Catalyst. Se aqui ele funcionou bem, aí ele tem que funcionar bem na mesma placa de vídeo.

Data de Ingresso
    Feb 2002
    Poder de Reputação
    12
    E como desinstalo o driver que eu instalei não pelo gerenciador de hardwares restritos e sim executando o comando, porém foi um catalyst mais antigo (9-5)

Eu to conseguindo ver filmes aqui, porém com o compiz desligado.

Valeu x]

Data de Ingresso
    Feb 2006
    Poder de Reputação
    10
    Tirei daquele PDF ali...

1 Launch the Terminal Application/Window and navigate to the /usr/share/ati folder.
    2 With superuser permissions, enter the command "sh ./fglrx-uninstall.sh".
    3 Reboot your system.

Data de Ingresso
    Feb 2002
    Poder de Reputação
    12
    Bah x.x'

Foi mal, dormi nem 4 horas essa noite, fiquei lesado.

Data de Ingresso
    Feb 2002
    Poder de Reputação
    12
    Meu mundo se tornou um lugar mais alegre xD
    Acho que agora está funcionando e posso morder minha lingua .

Espero que no meu note quando chegar também funcione direito, vai ser uma HD 4650

Obrigado x]

Data de Ingresso
    May 2005
    Poder de Reputação
    11
    Meu mundo se tornou um lugar mais alegre xD
    Acho que agora está funcionando e posso morder minha lingua .

Espero que no meu note quando chegar também funcione direito, vai ser uma HD 4650

Obrigado x]
    Eu estava quebrando a cabeça nas últimas semanas tentando fazer o Mac OS X funcionar bem no meu PC. O Leopard estava funcionando bem, mas depois que saiu o Snow Leopard e mais trocentas frescuras só para conseguir instalar, cansei. Não tenho mais tempo/paciência para isso.
    Foi aí que resolvi brincar com o Ubuntu.
    Instalação simples, tudo funcionando sem precisar fuçar em nada.
    Quando quero instalar alguma coisa e exige comandos no Terminal, o Google está cheio de sites ensinando a solucionar problemas e a comunidade Linux é enorme.
    Ainda bem que você conseguiu resolver seu problema. Aparentemente, era incompatibilidade do Catalyst 9.5 com o Ubuntu.

Marcadores

Permissões de Postagem