No Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon temos o 3D Desktop com o Compiz-Fusion já integrado e os drivers restritos da Nvidia/ATI disponíveis logo após a instalação do sistema.
Habilitando e configurando o driver da Nvidia + COMPIZ-FUSION
1 Após a instalação do Ubuntu 7.10, faça todos os updates necessários e reinicie. 2 Instalando o Driver da Nvidia:
Após a instalação do Ubuntu, o driver restrito da Nvidia já estará disponível automaticamente, verifique se está habilitado em:
Menu Sistema>Administração, clique em Gerenciador de Drivers Restritos, Habilite o Driver de aceleração da Nvidia.O sistema irá baixar o driver, instalar e vc deverá reiniciar o Ubuntu. 3 - Monitor e Resolução:
Caso necessite alterar a resolução da tela, utilize a nova ferramenta "Screens and Graphics" em Menu Sistema>Administração>Screens and Graphics. 4 Habilitando os Efeitos 3D:
Botão direito na Área de Trabalho>Alterar plano de Fundo>Efeitos Visuais
* Habilitando a opção Normal para ter efeitos simples e balanceados. * Habilitando a opção Extra para um conjunto de efeitos avançados e pré-configurados para manter o sistema estável mas com a maioria dos melhores efeitos do Compiz-Fusion disponíveis. * Habilitando a opção Personalizado vc terá acesso ao sistema de configuração do Compiz(CCSM) e poderá customizar os efeitos a seu gosto.
PS: Para habilitar o modo personalizado vc deverá instalar o CCSM:
Caso vc configure algo errado ou tenha algum problema com a configuração utilizando a opção "Personalizado", basta somente selecionar a opção Normal ou Extra que tudo retornará ao normal.
Na minha opinião, a opção EXTRA foi muito bem elaborada, perfeita pra quem tem uma maquina atual e de boa performance.
Uma das grandes vantagens do Compiz-Fusion é que ele utiliza o próprio Metacity do Gnome com a aceleração do Desktop, não necessitando mais do Emerald utilizado pelo Beryl evitando assim os constantes crashes de antigamente.
Finalmente nesta versão 7.10 temos um Desktop 3D mais maduro, estável e acho que a maioria das pessoas não vão ter grandes problemas para deixa-lo plenamente funcional.
DICAS PARA MULTIMÍDIA:
Para deixar o Ubuntu com vários codecs restritos, DVD, Flash, Java, Rar, Zip, Fontes extras, etc , sem necessitar usar o automatix é só instalar o ubuntu-restricted-extras:
(click nos links ou copie e cole no terminal)
Personalizando... PS: Os temas utilizados abaixo não vem na instalação padrão do Ubuntu, estes entre outros estão disponíveis no site gnomelook.org.
Temas Utilizados:
G5-ISH para controles e texturas, e o Divinorum que é o Metacity para decorador de janelas.
Os ícones são do nuoveXT 2, um dos melhores trabalhos de arte em ícones disponíveis no gnomelook.org.
Os temas devem ser colocados na sua Pasta Pessoal \home\"usuário"\.themes
Os ícones devem ser colocados na sua Pasta Pessoal \home\"usuário"\.icons
Para visualizar as pastas ocultas como as .themes e .icons:
Control + H
PS: Caso não existir a pasta .themes ou .icons,altere algo nas "Preferências de Aparência" e "Ícones" que elas serão criadas automáticamente. Mais informações em: http://jrstravino.blogspot.com/
Estou a espera da versão final para o colocar aqui...
Legal, estou curioso em ver como vai se comportar nas maquinas dos usuários a nova maneira de configurar o video no xorg.
Essa nova ferramenta "screens and Graphics" vai ajudar muita gente mas por outro lado pode vir a ter novos e diferentes problemas.
Dei uma olhada no xorg.conf e a configuração que esta ferramenta faz no xorg na parte de resolução é muito estranha, fora do padrão de sempre...talvez esteja relacionado as novas implementações do xorg.
qual seria a diferença da versão final para essa? essa versão em cd tb ja vem com toda essa parte de efeitos?
Faltam 4 dias para sair a versão final. Sobre a ultima versão que anda na net é um RC "Release Candidate" eu acho que já deve vir com os efeitos mas não custa nada esperar pela versão final
Faltam 4 dias para sair a versão final. Sobre a ultima versão que anda na net é um RC "Release Candidate" eu acho que já deve vir com os efeitos mas não custa nada esperar pela versão final
Abraços.
com certeza, na espera tb
==== my pc specs ====
Proc Core I5 2500K@4.3, Mobo Asus P8P67 DELUXE ,memo 8 GBs DDR3 1600 CORSAIR, - SLI - EVGA GTX560TI DS Supercloked/FPB ,Monitor Samsung SyncMaster 2232BW" XBOX 360 - Premium
Eu cheguei a instalar aqui o gutsy beta, mais num consegui ativar os efeitos com a 9600XT, mesmo assim achei mtoooo bom!!
Agora troquei de vga mais num tô conseguindo instalar ele acho que o cd que gravei tá com pau, vou esperar a versão final e vou por de novo aqui com vga Nvidia agora vai!!!
Eu cheguei a instalar aqui o gutsy beta, mais num consegui ativar os efeitos com a 9600XT, mesmo assim achei mtoooo bom!!
Agora troquei de vga mais num tô conseguindo instalar ele acho que o cd que gravei tá com pau, vou esperar a versão final e vou por de novo aqui com vga Nvidia agora vai!!!
Aew,,, agora vai,,,
Vc pegou uma GeForce 6800XT 256mb?
É uma excelente placa até hoje...
Opa!
Troquei sim, a 9600xt foi guerrera mais tava foda aqui já, tava querendo rodar uns jogos novos que só rodam em Shader 3.0 e ela já num dava mais conta do recado hehe, e agora tb facilito muito minha vida no Linux né!
Instalei o feasty aqui, num tem nem comparação muito mais facil e rapido instalar o driver de video e botar o compiz pra rodar hehe muito legal uma pena a ATI estar atrasada nisso!
Bom em 3 dias estarei instalando o gutsy aqui ! mto bom!
é aqui no win costumo usar 1280 x 960 no linux agora que instalei o driver da nvidia só fica no max 1024 x 768, ai no driver eu coloco pra usar 1280 x 960 funciono a primeira vez, agora sempre que coloco ele fica com a tela embaralhada, e tenho que reiniciar a maquina, quando reinicia ele volta pra 1024 x 768, estranhão...
Os temas são do gnomelook.org, tem que baixar mesmo,,,postei os links.
Já as resoluções, estou utilizando aki em 2 micros, 1 com monitor Samsung 940B LCD 19" pegou a resolução 1280x1024 default, no outro micro tem 1 Phillips LCD Wide 19" pegou resolução 1440x900 no default.
Ainda não tive problemas com resolução, mas vamos aguardar mais testes de outras pessoas para procurar uma solução.
ps: esta versão "bete" eu não conheço...
,,,brincadeira,,,
Os temas são do gnomelook.org, tem que baixar mesmo,,,postei os links.
Já as resoluções, estou utilizando aki em 2 micros, 1 com monitor Samsung 940B LCD 19" pegou a resolução 1280x1024 default, no outro micro tem 1 Phillips LCD Wide 19" pegou resolução 1440x900 no default.
Ainda não tive problemas com resolução, mas vamos aguardar mais testes de outras pessoas para procurar uma solução.
ps: esta versão "bete" eu não conheço...
,,,brincadeira,,,
Não conhece? É a versão do Kung Pow ;x
Só sei que quero uma res decente igual fica no Windows ;~
Quero programar e to acostumado com res alta já
C2D E4300 / Asus P5B Deluxe WiFi / 1gb ddr2 800 Markvision / L203WT + XFX 8600GT XXX /
Case CM Stacker + ST 350 / Virtua 4MB / Seagate SATA 200GB + Seagate SATAII 320GB + Maxtor 120GB / Audigy 2 ZS 7.1
mais uma pergunta
sera q num vai ter problema de eu instalar em cima do 7.06?
sera q dai não vai da pau no boot do xp?
HP-DM4 2050US 14''/ Corei3 2310M 2.1GHZ / 4GB DDR3 1333 / HD 640 GB / Windows 7 Home Premium 64bits HTPC - Athlon II 250 / ASUS M3A78-EM / 4GB DDR2 800 / HD Seagate 7200.12 500GB Microsoft Xbox 360 Arcade (Jasper) - HD 60GB + TV 42" LCD Full HD LG Infinita - 42LD650 / Apple iPhone 4 16GB Vamos Vamos Meu Timão, Não Para de Lutar!! Vai Corinthians !!
Só sei que quero uma res decente igual fica no Windows ;~
Quero programar e to acostumado com res alta já
Não se se acontece contigo, mas aqui no meu ubuntu quando eu trabalho com 1680 X 1050 alguns aplicativos ficam todo preto quando eu maximizo ele.
Isso acontece com varios aplicativos, não sei se é culpa do compiz ou da alta resolução. Ele volta ao normal quando eu minimizo e maximizo algumas vezes.
Eu tbm trabalho com programação, e depois que se acostuma a usr 1680 X 1050 fica dificil querer diminuir a resolução.
Marcadores