+ Responder ao Tópico
Resultados 1 a 5 de 5
    Data de Ingresso
    Apr 2004
    Poder de Reputação
    8

Padronização de documentos eletrônicos no Brasil...

A padronização de documentos gerados por editores de texto e planilhas está em desenvolvimento há algum tempo em todo mundo...

Hoje em dia, praticamente tudo é feito através de documentos e planilhas eletrônicas, e a falta de um padrão é um problema para a maioria dos usuários em corporações, governos e mesmo usuários domésticos...

Se vc pegar um documento gerado pelo Office 2007, ele é gravado em .docx, não abre no office 2003, vc é obrigado a adquirir a licença do 2007, ou pedir pra seus clientes tenham o trabalho de salvar com o "antigo" padrão ,doc , o qual não é mais default.
    Se vc usar o Openoffice ou o Abiword ou qualquer outro cada um salva em seu padrão, claro todos tem suporte a doc,,, mas para o usuário isto é um problema...

Sempre existiram padrões para documentos físicos e tbm deve existir um padrão para documentos eletrônicos.

Muito bem...

A proposta que esta sendo adotada em vários países, é um padrão/norma ISO , representada pelo ODF.

Na área de formatos de documentos ocorre o embate entre o padrão ISO, representado pelo ODF, e a proposta do OOXML da Microsoft.

Um capítulo especial dessa saga ocorre agora em terras brasileiras, trata-se da tradução da norma ISO/IEC 26300 (ODF) para o português brasileiro para que ela possa ser publicada nos próximos meses como uma norma ABNT (NBR) e da discussão sobre o voto ao pedido de aprovação na ISO do OOXML como padrão internacional (processo ISO DIS29500), feito pela Microsoft.

Transcrevo aqui dois importantes depoimentos sobre o assunto.
    O primeiro é de Jomar Silva, Diretor Geral da ODF Alliance - Chapter Brasil. É um relato sobre o trabalho da ODF Alliance para dar sustentabilidade ao avanço do formato ODF no país.

O a atuação da ODF Alliance no Brasil neste momento está centrada na ABNT em duas iniciativas que darão a sustentabilidade necessária ao avanço do ODF em nosso país.A primeira delas é a tradução da norma ISO/IEC 26300 (ODF) para o português do Brasil para que possa ser publicada nos próximos meses como uma norma ABNT (NBR), permitindo assim a sua utilização legal no Brasil para projetos legislativos, decretos e licitações públicas entre outras. O grupo que está trabalhando na tradução da norma é coordenado por mim como representante da ODF Alliance e conta com a participação de diversas empresas públicas e privadas. Este trabalho está sendo acompanhando pelo governo.A segunda é a dicussão sobre o voto brasileiro ao pedido de aprovação na ISO do OpenXML como padrão internacional (processo ISO DIS29500). Este pedido foi protocolado na ISO em dezembro e temos até o dia 2 de setembro para enviar o voto brasileiro que está sendo discutido na ABNT mas que na verdade representara a MINHA e a SUA opinião sobre o tema. O pedido está sendo analisado via processo de FastTrack na ISO e foi protocolado pelo ECMA, pois o OpenXML é um padrão ECMA (ECMA376). Este comitê do qual participo na ABNT já empreendeu os esforços necessários para tornar o Brasil um membro P do JTC1 da ISO o que nos dá o direito (na verdade a obrigação) de votar.
    A participação na ABNT está aberta a qualquer empresa ou entidade de classe que esteja disposta a contribuir tecnicamente para a análise das mais de 6.000 páginas da especificação do OpenXML. As discussões estão sendo feitas no Grupo de Trabalho 2 (GT2) da CE 21:034 da ABNT e as orientações sobre a participação no processo podem ser solicitadas diretamente á ABNT (www.abnt.org.br). Lembro-lhes apenas de que a decisão do voto brasileiro é uma decisão técnica e não política e portanto seja ela qual for terá que ter embasamento técnico.
    A ODF Alliance está ainda em contato com diversas empresas e entidades de governo com o intuito de explicar a todos os processos que estão em andamento na ABNT e convidá-los a participar das duas iniciativas. Estamos também participando de palestras e eventos organizados por universidades, empresas e entidades (públicas e privadas) para a difusão do ODF. O trabalho da ODF Alliance no mundo pode ser acompanhado através do nosso site (www.odfalliance.org) e da nossa newsletter disponível lá.
    Estou á disposição para qualquer esclarecimento necessário,
    Jomar Silva
    Diretor Geral
    ODF Alliance - Chapter Brasil
    O segundo é um alerta de Sérgio Amadeu sobre as manobras de bastidores e lobby que estariam sendo feitos pela Microsoft para tumultuar o processo e privilegiar a sua proposta em detrimento do ODF, ele pode ser lido aqui: ALERTA: ABNT ESTÁ PRESTES A APROVAR PADRÃO DEFENDIDO PELA MICRO$OFT.

Bem, eu sugiro que vcs tirem as suas próprias conclusões...

Fonte:
    http://antoniofonseca.wordpress.com/...avanco-do-odf/
    C2D E4300@3.0 /2 GB DDR2 667 KINGSTON (2X1GB)/THERMALTAKE PUREPOWER 420W/
    NVIDIA 9600 GT /MOBO GIGABITE GA965P-DS3 /2 SATA SEAGATE 160 GB

Não alimente os trolls

Data de Ingresso
    Jan 2007
    Poder de Reputação
    7
    M$ mais uma vez tentando phoder com os outros pra garantir seu maldito monopolio. Sou obrigado a usar windows pq sabe-se la a razao todo mundo so faz jogo pra windows, pelo menos os que eu gosto so rodam nele.
    Powered by: ATI HD 5850 1GB XFX | EVGA 141-BL-E757-TR X58 LGA 1366 Full ATX | 6GB DDR3 1600 CORSAIR XMS3 | Intel Core i7-920 2.66 GHZ - 8M CACHE LGA1366 | HD 1TB SATA II 32 MB Caviar Black Western Digital | Windows 7 Ultimate 64

[ _/\dren/\line.com.br > Super Usuário ]

Data de Ingresso
    Feb 2006
    Poder de Reputação
    10
    Citação Postado originalmente por Nitroriderx Ver Post
    M$ mais uma vez tentando phoder com os outros pra garantir seu maldito monopolio. Sou obrigado a usar windows pq sabe-se la a razao todo mundo so faz jogo pra windows, pelo menos os que eu gosto so rodam nele.
    Faz igual eu faço... deixa o Windows instalado lá num cantinho só pra jogar....

E já demorou demais para criarem um padrão pra isso.

Data de Ingresso
    Nov 2006
    Poder de Reputação
    7
    Citação Postado originalmente por blackbrain Ver Post
    Faz igual eu faço... deixa o Windows instalado lá num cantinho só pra jogar....

E já demorou demais para criarem um padrão pra isso.
    estou fazendo isso agora tb (mas só depois de ficar tentando exaustivamente rodar os jogos no linux). a ultima vez q eu havia utilizado linux foi em 2000. Fiquei abismado em como o sistema avançou ao utilizar o Ubuntu.

Sorte q resolvi arriscar instalar antes de sair falando mal. Linux é realmente meu mascote ^^

Data de Ingresso
    Nov 2003
    Poder de Reputação
    11
    Eu penso que qualquer um dos 2 que for adotado ja é o suficiente.

Realmente, ta faltando a padronização dos documentos de texto.
    Chorus Romance says goodnight, close your eyes and I'll close mine...

The Flood Masters®, Porque Floodar é uma Arte!! Founders: RavenSoul, Sakai, Flor de lis, Viniciux e Vash.

Marcadores

Permissões de Postagem