+ Responder ao Tópico
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 26 a 47 de 47
    Data de Ingresso
    Nov 2004
    Citação Postado originalmente por blackbrain Ver Post
    O sistema roda o fsck sozinho na partição raiz(na inicialização) depois de um certo tempo ou de um certo n° de montagens. Só não lembro o tempo o quantas montagens são.......
    acho que sao 20 ou 25 por padrao... mas da mudar isso com o fsck

Data de Ingresso
    Sep 2007
    opa quantos mais comandos melhor xD
    valeu ae
    aprendendo cada vez mais

Data de Ingresso
    Aug 2006
    Iniciativas como esta devem ser ressaltadas.
    Muito bem, vai ajudar muita gente que tá querendo apreder um pouco mais desse excelente SO.

Data de Ingresso
    Oct 2006
    é mesmo, belo tópico.
    Mesmo eu que não sou usuário frequente de linux gostei muito!

Parabéns.

Data de Ingresso
    Dec 2006
    Galera, so novo no Linux instalei hoje o Ubuntu aqui, mas quando tento cria um diretorio em "/home" da acesso negado, teria algum comando pra deixa definido a senha no terminal?

Obrigado!!
    *Intel Core 2 Duo E6600 @ 3.0Ghz - ASUS P5N-E SLI - Sapphire Radeon HD4830 512MB - 3x1GB DDR2 667 Kingston DualChannel - Samsung 250GB + Maxtor 250Gb + Seagate 250Gb
    Samsung P2370 FullHD 50000:1
    *PlayStation 3 - 320Gb

Data de Ingresso
    Oct 2008
    Muito bom,isso é importante pra quem está iniciando como eu.Concerteza é uma mão na roda

Flws \../

Data de Ingresso
    Aug 2004
    rm -rf * -> apaga todos os arquivos, diretorios e subdiretorios

chatr +s enable <nome_do_bin> -> link um binario, vindo de outra compilacao de linux/unix, com as bibliotecas do seu linux.

tail -f <nome_arq> -> joga na tela o final do arquivo e fica dando refresh. Bom para quem term que olhar logs.
    ....
    .... シ/ …...\ツ
    .... /) …........(\
    .... _/\_......_/\_
    ██████████████

Minha pequeníssima contribuição para o tópico:

Eu aprendi e sempre utilizo os seguintes comandos abaixo para reiniciar, desligar e agendar um horário de desligamento:

shutdown -h now #Para desligar
    reboot -h now #Para reiniciar
    shutdown -h 07:30 #Para agendar um horário de desligamento; claro é só trocar o horário pelo desejado...

Citação Postado originalmente por MateusNP Ver Post
    Já que aqui são comandos, acho interessante falar um pouco sobre o fsck. Que é uma ferramente, podemos dizer, "igual" ao Scandisk do Windows.

No começo tive a mesma dúvida, até correr atrás para saber como funcionava, e acredito que essa dúvida não é só minha.

No GNU/Linux, quem faz a desfragmentação e a correção de erros? Tem alguma ferramente parecida com as do Windows?

No GNU/Linux, a desfragmentação não é necessária ser feita pelo usuário, visto que ele faz isso automaticamente.
    Já o fsck, é como se fosse um scandisk do Windows, só que para o GNU/Linux, também é automático, depois de quantidade de vezes reiniciado o sistema, ou mesmo passar um certo tempo sem "passar" o fsck ele passa automaticamente no próximo boot[1].

Para fazer alterações nessas opções você tera que utilizar o tune2fs.

[1] O fsck pode ser executado no Terminal ou Konsole, sendo assim ele irá funcionar como o "chkdsk" (scandisk) no Windows.

Bem, acho que é só, não me lembro qual foi o sítio que li isso na internet, foi um tempinho atrás. Mas acredito que isso vai ser útil para outras pessoas, como foi para mim.

Abraços.
    Muito bom tópico ta fácil de entender qualquer leigo entender, Bom.

Citação Postado originalmente por madcar8 Ver Post
    Galera, so novo no Linux instalei hoje o Ubuntu aqui, mas quando tento cria um diretorio em "/home" da acesso negado, teria algum comando pra deixa definido a senha no terminal?

Obrigado!!
    vc pode se logar no terminal usando o comando sudo -i coloca sua senha depois já era, se quiser deixar que o usuario comum tenha permissaõ de escrita no home use o chmode -777 /home como root. mais lembrando que nunca e bom dar permissão total a usuarios comum.

Data de Ingresso
    Jul 2009
    cara muito bom vlw, o proxy aonde trabalho e em linux, dae to tendo que aprender isso tudo na marra, vlw

Data de Ingresso
    Aug 2008
    tive um mini-curso de unix agora.. com esse tópico.
    "É o esforço constante e determinado que quebra a resistência, e varre todos os obstáculos." (Claude M. Bristol)

13. Vlw Pelo Post ..Muito bom, logo pra mim que sou CEGO em linux,,,,
    » Asus M5A88-V EVO » PhenomII X4 955 stock » Cooler Stock «
    » 2X4GB GSKILL RIPJAWS » EVGA 9800GX2 «
    » SSD CRUCIAL C300 128Gb + 3XSEAGATE 500gb SATA3 @ RAID0 + SAMSUNG 1,5TB «
    » Corsair HX620W »Creative X-Fi Xtreme » Samsung T240M - 24"» X-Transformers MOD «

Data de Ingresso
    Dec 2008
    valeu pelos comandos... agora nao vou precisar mais garimpar no google !
    thx !
    Asus M4A785TD-Evo » phenom II 965 @ 3.4 » Hd 320 gb » 2x 2GB Markvision 1333Mhz » Dr. Hank 500w » Ati Radeon 4890

Data de Ingresso
    Aug 2009
    Topico muito bom perfect tiro muita duvidas minhas

Data de Ingresso
    Dec 2010
    Muito bom este tutorial, ainda uso Windows e quero ampliar meu conheçimento para Linux, começei a pouco isso vai me ajudar muito, obrigado!

Linux

Muito bom o tutorial!
    valeu!

Data de Ingresso
    Jul 2011
    Ótimo tópico. Estas listas de comandos é sempre uma mão na roda pra quem está tempo afastado ou quer aprender a se virar no terminal.

Só tenho uma dúvida, não sei se aqui é o lugar certo... Mas alguns posts (como neste tópico) ficam com a escrita desconfigurada. Alguém sabe se preciso configurar algo no navegador para arrumar isso?

Segue uma imagem para exeplificar o problema:

Última edição por Brmp; 07-07-11 às 00:53.
    - AMD Phenom X4 2.3GHz (2MB L2 cache + 2MB L3 cache)
    - Kingston 4GB DDR2 800MHz (Dual Channel)
    - 2x Samsung HD 500GB (5200RPM, 16MB Buffer)
    - Sapphire Radeon HD 5570 (1GB DDR3)
    - Windows XP SP3 32bits + Windows 7 Ultimate 32bits + Linux Mint 11 32bits

Data de Ingresso
    Aug 2005
    Citação Postado originalmente por Brmp Ver Post
    Ótimo tópico. Estas listas de comandos é sempre uma mão na roda pra quem está tempo afastado ou quer aprender a se virar no terminal.

Só tenho uma dúvida, não sei se aqui é o lugar certo... Mas alguns posts (como neste tópico) ficam com a escrita desconfigurada. Alguém sabe se preciso configurar algo no navegador para arrumar isso?

Segue uma imagem para exeplificar o problema:

http://img813.imageshack.us/img813/709/escrita.jpg
    Isso aconteceu devido a um problema na base de dados do fórum tempos atrás. Infelizmente não há o que ser feito.

Data de Ingresso
    Jul 2006
    ehehehe esse erro ocorre quando o byte trunca e tentam corrigir alterando o charset, se tivessem deixado o banco de dados integro sem pensar que fosse encode.. talvez pudesse ser recuperado.. agora mto dificil hehehe
    COLORADO
    "..Um guerreiro de fé nunca gela, não agrada o injusto e não amarela.."
    "O que me assusta não é o grito dos maus, mas sim o silêncio dos bons." by M.Luther King
    Viva a nossa cultura popular.. SAMBAA

Coloquem & no final do comando pra roda-lo no background e deixar o terminal livre

Ex:

gedit asd.txt &

Dai você da ctrl+c no terminal e o gedit vai continuar aberto e o terminal vai estar livre.

Cara eu to com uma reliquia aqui esse comandos vão me ajudar muito vlw.
    PC: Core2Duo e7600; ASUS P5 LD2–SE; Samsung Sata2 250gb; GeForce 8500 GT; Kingston 2gb RAM.
    NoteBook:
    AMD Athlon 64 TF-20; HD Sata2 300gb; ATI Radeon HD 3200; 3gb RAM.

Marcadores

Permissões de Postagem