+ Responder ao Tópico
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 35
    Data de Ingresso
    Nov 2004

[TUTORIAL]Wine - Instalando e Configurando

O que é?
    Emulador de programas e jogos para Windows.

Screenshots do Wine

Instalação

Pré-requisitos

# pacote de instalação do programa, em tar.gz ou o RPM, que pode ser conseguido em http://www.winehq.com/site/download.

Programa úteis:

# WineCheck - Um script desenvolvido para checar erros nas configurações do wine,
    Download: http://home.arcor.de/andi.mohr/download/winecheck
    # WineTools - Um pequeno programa que ajuda na criação da configuração do wine e na instalação de programas por ele,
    Download: http://www.von-thadden.de/Joachim/WineTools/

A versão do wine utilizada neste tutorial foi a Wine 20021125, apesar da
    versão 20030219 já estar disponível. A nova versão apresenta capacidade
    de emulação superior, mas menor desempenho, pelo menos, até onde eu vi.
    Instalando através de um pacote RPM

1. baixe o arquivo RPM contendo o wine
    2. use o comando "rpm -ivh wine-x.x-x.rpm" para instalá-lo

Instalando através de um pacote Tar.gz

1. baixe o arquivo contendo o código fonte do wine
    2. use o comando "tar xzvf wine-x.x-x.tar.gz" para descompactá-lo
    3. entre no diretório recém-criado (algo como wine-x.x-x)
    4. e digite:
    ./configure
    make depends
    make
    make install

Ou entre na pasta tools e use os comandos abaixo:
    ./wineinstall
    ./winesetup

Configuração

Abra o arquivo de configuração do wine para edição. Ele pode estar em /etc, /etc/wine ou em ~/.wine, dependendo da versão.

****** [Drive X] ******

Altere, caso necessário, a linha que informa o drive de disquete.
    Ex.:

[Drive A]
    "Path" = "/mnt/fd0"
    Para
    [Drive A]
    "Path" = "/mnt/floppy"
    Altere a linha relativa ao drive c para que indique o o local onde seu drive c está montado. Ex.:

[Drive C]
    "Path" = "/lib/wine/c"
    Para
    [Drive C]
    "Path" = "/win/c"
    Altere o parâmetro Label para mudar o nome que aparece antes da letra da unidade.

Altere a linha relativa ao drive de cdrom para que aponte seu cdrom.
    Ex.:

[Drive D]
    "Type" = "cdrom"
    "Path" = "/cdrom"
    Para
    [Drive D]
    "Type" = "cdrom"
    "Path" = "/mnt/cdrom"
    Para colocar outro drive, copie e cole a parte referente ao drive c e edite-a de acordo, lembrando de alterar todas as letras de drives que a sucedem.
    Se você tem dois HDs, a configuração final deve ficar parecida com esta:

[Drive C]
    "Path" = "/win/c"
    "Type" = "hd"
    "Label" = "Darkstar"
    "Filesystem" = "win95"

[Drive D]
    "Path" = "/win/d"
    "Type" = "hd"
    "Label" = "Backup"
    "Filesystem" = "win95"
    ****** [Windows] ******

Uma forma fácil de saber como as partições do windows estão indicadas em seu sistema é:

cat /etc/fstab | grep -E 'msdos|vfat' -

Se você não estiver usando o Windows NT ou variações (2000 e XP), comente a seguinte linha:

"Profile" = "c:\\windows\\Profiles\\Administrator"

colocando ; no inicio da linha (;;"c:\\windows\\Profiles\\Administrator").

Edite o Path. O Path é a indicação dos diretórios onde o wine deve procurar os programas a serem executados. Inclua aqui o caminho dos programas que você quer que o wine execute sem ter que indicar manualmente sua localização.
    Ex.:

"Path" = "c:\\windows;c:\\windows\\system;e:\\;e:\\test;f:\ \"
    para
    "Path" = "c:\\;c:\\windows;c:\\jogos\\;c:\\jogos\\starcraft "

Assim sempre que quiser chamar um jogo, em vez de digitar "wine /win/c/jogos/jogo.exe" você pode simplesmente digitar "wine jogo.exe".

Se seu Windows não estiver instalado na pasta c:\windows, edite todas as entradas que tiverem essa indicação para o local correto do diretório do windows.

Descomente a seguinte linha: "ShowDirSymlinks" = "1"

****** [Version] ******

Descomente as seguintes linhas, atentando para a versão do windows que você possui:

"Windows" = "win98"
    "DOS" = "6.22"
    ****** [DllOverrides] ******

Sob a aba [DllOverrides] adicione as seguintes linhas:

"wininet" = "builtin, native"
    "urlmon" = "builtin, native"
    Na página ... existe um ótimo exemplo de como suas DllOverrides podem ficar.

****** [x11drv] ******

Descomente as seguintes linhas e ajuste-as para que fiquem como o exemplo abaixo:

"ScreenDepth" = "16"
    "UseDGA" = "Y"
    "DesktopDoubleBuffered" = "Y"
    Descomente as entradas sob as abas [serialports], [ports].

****** [registry] ******

Acerte as opções de registro para:

"LoadGlobalRegistryFiles" = "N"
    "LoadWindowsRegistryFiles" = "Y"
    "LoadHomeRegistryFiles" = "Y"
    "WritetoHomeRegistryFiles" = "Y"
    "SaveOnlyUpdatedKeys" = "N"
    ****** [Tweak.Layout] ******

O valor a indicar aqui é como o que você quer que seu wine pareça:

win311, win95 e win98

****** Num Terminal ******

# Crie dentro de seu diretório HOME (/home/USUÁRIO ou /root ou ~/) a pasta .wine.
    # Copie o arquivo /etc/wine/config para a pasta .wine recém criada.
    # No terminal, digite wine.

****** SYSTEM.REG ******

Crie no arquivo system.reg encontrado em ~/.wine as seguintes entradas:

[Software\\Wine\\Default]
    "Default Taskbar"="1"
    "SHAREDMEMLOCATION"="2"
    Com isso a configuração do seu wine estará concluída e ele pronto para rodar seus aplicativos favoritos.

AppDefaults

Em alguns casos a configuração básica do wine não é compatível com alguns programas (como o Internet Explorer e o Kazaa) e precisamos informar o wine que dlls e parâmetros ele deve usar para estes programas. As Dlloverrides são definições de quais dlls o wine deve usar, sendo do tipo native (dlls do sistema nativo), builtin (dlls aproprias do wine) e so (dlls do sistema em uso).
    Para tanto devemos informar o wine de que o procedimento padrão para tal programa será diferente do normal usando o seguinte parâmetro:

[AppDefaults]

A formula é simples : [AppDefaults\\programa.exe\\Classe de Configuração]

A Classe de configuração é qualquer uma das abas vistas anteriormente (WinMM, dsound, DllOverrides, x11drv, etc) onde são colocados os novos valores normalmente, lembrando-se de que se deve abrir uma nova [AppDefaults] para cada classe.
    Como exemplo, configuraremos as dlls do Internet Explorer.
    No fim do arquivo config crie a entrada [AppDefaults\\iexplore.exe\\DllOverrides].

Abaixo dela configure as dlls para native:

"oleaut32" = "native"
    "ole32" = "native"
    "commdlg" = "native"
    "comdlg32" = "native"
    "shell" = "native"
    "shell32" = "native"
    "shfolder" = "native"
    "shlwapi" = "native"
    "shdocvw" = "native"
    "advapi32" = "native"
    "wininet" = "native"
    "urlmon" = "native"
    "msvcrt" = "native"
    "mciavi.drv" = "native"
    "mcianim.drv" = "native"
    E aqui algumas configurações minhas para o jogo StarCraft:

[AppDefaults\\starcraft.exe\\x11drv]
    "Desktop" = "640x480"
    "Managed" = "Y"
    "ScreenDepth" = "16"

[AppDefaults\\starcraft.exe\\dsound]
    "EmulDriver" = "N"

[AppDefaults\\starcraft.exe\\Version]
    "Windows" = "nt40"
    Fazendo esses ajustes eu consegui bons resultados com o wine-20021125, rodando bem o notepad, o Paint Shop Pro, o Internet Explorer, todo o pacote Microsoft Office97, os jogos Fallout2 e Starcraft: BroodWar, o WinRar, Paciência e o Kazaa Lite. O ACDSee32 rodou bem, mas os ícones ficaram confusos, assim como no Kazaa.

Troubleshooting

# TECLADO ABNT-2
    Visite o site : www.dcc.ufmg.br/~rubinho/deadkey
    # WINE LENTO EM JOGOS
    Certifique-se de que seu Wine está usando DGA e de que seu X Server permite isso. Para tal, abra o /etc/X11/XF86Config e:

1- Comente estas linhas:

# This loads the miscellaneous extensions module, and disables
    # initialisation of the XFree86-DGA extension within that module.
    # SubSection "extmod"
    # Option "omit xfree86-dga" # don't initialise the DGA extension
    # EndSubSection

2- Adicione estes comandos:

Section "Module"
    Load "extmod"
    EndSection
    Section "DRI"
    Mode 0666
    EndSection

Feito isso, confira se você tem acesso de leitura e escrita a /dev/mem. Para ter este tipo de acesso, como root, digite:

chmod u+rw /dev/mem

# FULLSCREEN
    Para rodar aplicativos fullscreen no wine você precisa estar com o X Server com 640x480 de resolução. Ou, se preferir, crie uma Appdefault pro programa e coloque-o em "Desktop" = "640x480".

# TECLADO NÃO FUNCIONA
    Um ALT+TAB resolveu isso quando aconteceu comigo, Delta Force iniciou sem resposta do teclado, e isso foi suficiente para resolver o problema.

# QUANDO TUDO MAIS DER ERRADO...
    Rode o winecheck e tente resolver os problemas que ele mostrar.

Rode os aplicativos por Paths diferentes. Tente tanto wine prog.exe quanto wine c:\jogos\prog.exe
    Crie AppDefaults para suas aplicações e experimente combinações diversas.
    Mude a versão na qual o wine está emulando a aplicação. Alguns programas rodam melhor em nt40, outros em win95.

LINK PARA ESTE TUTORIAL: http://www.vivaolinux.com.br/artigos...o=126&pagina=1
    ASUS P5Q / Q9550 / OCZ HP 4x1GB / ECS GTX460 1GB Black Edition / Corsair 550W-VX / 2x500GB RAID0 / 2x250GB RAID1 / 1.5TB / LG LED E2350V => inside CM690
    PS2 Slim @ Matrix 1.4 / PS3 Slim / PSP 3000 / LED Samsung UN40D5500 / LCD Sony Bravia 32EX405

-
    [ Adrenaline.com.br > Moderador > Internet & Redes > Área Windows > Área Linux & Open Source ]

Parabéns pelo tópico....
    A noite vou azer um sobre instalação de programas.....
    Hp 9543
    Core 2 Duo 2.0, 4mb cache
    Ge force 8600 GS
    2 GB RAM
    320 HD

Data de Ingresso
    Sep 2004
    e a performance dos app/jogos como fica?

my cfg: AMD Sempron 2200+ @ 1.8 |DDR 512MB |nVidia GeForce 4 MX4000 128MB @320/360 |ASUS A7N8X-X |Samsung 80GB 7200 RPM |Monitor 17" LG ez710SH |LG CD-ROM 52x
    Mega **** sonzão powered by: AIWA JAX-PK8 400RMS :xtracool: :xtracool:

Data de Ingresso
    Nov 2004
    Citação Postado originalmente por vodkeiro Ver Post
    e a performance dos app/jogos como fica?
    Olha Vodkeiro, mtos dizem que a performance é a mesma coisa, mas se configurar mal o WINE, pode ter problemas de perda de performance.

Eu ainda não configurei direito em casa, meu SuSE tá +/-, tenho que acertar um problema na rede dele e vou configurar o WINE e testar a performance em jogos, principalmente QI, QII, QIII, Return To Castle Wolfeinstein e Doom.

Alguém que tenha mais experiência com emulação a partir do WINE, pode postar as suas impressões?
    ASUS P5Q / Q9550 / OCZ HP 4x1GB / ECS GTX460 1GB Black Edition / Corsair 550W-VX / 2x500GB RAID0 / 2x250GB RAID1 / 1.5TB / LG LED E2350V => inside CM690
    PS2 Slim @ Matrix 1.4 / PS3 Slim / PSP 3000 / LED Samsung UN40D5500 / LCD Sony Bravia 32EX405

-
    [ Adrenaline.com.br > Moderador > Internet & Redes > Área Windows > Área Linux & Open Source ]

Data de Ingresso
    May 2006
    com o seu pc, você poderia testar jogos mais recentes né??
    "Com coragem e esforço, nada pode impedir um verdadeiro humano."
    Buster Machine March SteamID: yaesir Wii: 2794 0312 9470 1110

Data de Ingresso
    Nov 2004
    Citação Postado originalmente por yaesir Ver Post
    com o seu pc, você poderia testar jogos mais recentes né??
    É yaesir, com toda certeza.

Vou colocar HL2, HL2:LC e HL2:EO na lista, porém o meu grande problema é espaço, a minha partição de linux acho que está com 5GB livre.

-

Data de Ingresso
    May 2002
    Na verdade existem 2 emuladores.

O Wine, que é esse aí do tópico.

E o WineX (atual Cedega, da TransGaming). Só que esse se eu não me engano, não é free.
    Intel E4400@2.00Ghz | Asus P5N-E SLI | 2GB DDR2-667 Kingston | ATI Radeon HD4830 512MB 256 bits PCI-E | HD 250GB Seagate SATA2/16MB | NET Vírtua 12MB/800kbps

Data de Ingresso
    Nov 2004
    Citação Postado originalmente por Comdek Ver Post
    Na verdade existem 2 emuladores.

O Wine, que é esse aí do tópico.

E o WineX (atual Cedega, da TransGaming). Só que esse se eu não me engano, não é free.
    Correto!
    O Cedega é mto bom, como é uma empresa que desenvolve visando o lucro, sempre existem atualizações para o software, porém é pago um valor mensal ou anual para vc ter um login, pagando em torno de US$ 5,00 por mês ou US$ 55,00 por uma assinatura anual.

Mais informações: http://www.transgaming.com/index.php...&ceid=29&meid=

-

Data de Ingresso
    Sep 2005

poxa :-/

poxa galera minha compilada do wine nao cria o arquivo de config dele

ja ouvi falar nisso mas quando entrei no forum tava fora do ar
    alguem sabee se nao criou mesmo ou se tem como encontrar ele em outro lugar ?

quando vc compila em que pasta os programas vao?

t+ abraço.

Data de Ingresso
    Dec 2004
    Uma dica.: Doom 3 possue instalador para linux. Não precisa emular, mas você precisa dos cds de instalação.
    .: Arch Linux :.

Data de Ingresso
    Sep 2005
    Citação Postado originalmente por vitao1718 Ver Post
    poxa galera minha compilada do wine nao cria o arquivo de config dele

ja ouvi falar nisso mas quando entrei no forum tava fora do ar
    alguem sabee se nao criou mesmo ou se tem como encontrar ele em outro lugar ?

quando vc compila em que pasta os programas vao?

t+ abraço.
    ngn sabe nada disso?
    so aconteceu comigo??

Nao sei se alguem ja percebeu e falou algo a respeito...nao eh pra desmerecer o tópico que alias esta muito bom...mas soh pra pegar no pé do mash mesmo... Wine NÃO é um emulador ...alias...Wine significa Wine Is Not an Emulator WINE . Ele é uma camada de compatibilidade pra tornar possivel rodar aplicativos de windows em linux...soh to enchendo o saco pq a primeira coisa que tu falou foi isso...e o ´proprio nome dele diz o contrario

tb te amo ;**
    Intel Core 2 Duo E4500 @ 2.2Ghz || GIGABYTE GA945GZM-S2 || 2GB DDR2 667 KINGSTON || EVGA 8800GTX 768MB|| LG L1740PQ || HD 250GB SAMSUNG SATA 2 || HD 120GB SEAGATE SATA2 || FONTE SEVENTEAM 550EAG || PLANTRONICS GAMECON || MX300 LENDARIO || GABINETE SOLID SOLDIER ||
    FLICKR

"Não é que o Linux não seja amigável, ele seleciona suas amizades."

Data de Ingresso
    Mar 2006
    Alguem tem link pra um tutorial mais atual ???
    Console: Play Station 3 Slim - PSN ID: DaffDuck
    TV/Monitor: LG 50" Plasma - Backup: Samsung 24" LCD
    Som: Powered By Logitech X-530 5.1
    Notebook: Sony Vaio VPC-EG15FB

Data de Ingresso
    Dec 2006
    Citação Postado originalmente por Bernard Ver Post
    Alguem tem link pra um tutorial mais atual ???
    Tem esse aqui que usei para pode jogar CS Source
    Instalando CS Source no Ubuntu
    O único problema que to tendo é que o jogo fica sem som, e nao roda em dx9, ele força dx8.1, é uma perda de qualidade notavel, ja que no xp tinha direito até a HDR.

Mas fica ai, se quiser da uma olhada

Vlw!
    *Intel Core 2 Duo E6600 @ 3.0Ghz - ASUS P5N-E SLI - Sapphire Radeon HD4830 512MB - 3x1GB DDR2 667 Kingston DualChannel - Samsung 250GB + Maxtor 250Gb + Seagate 250Gb
    Samsung P2370 FullHD 50000:1
    *PlayStation 3 - 320Gb

15. Na hora de rodar um .exe é só abrir pelo ícone ou eu tenho que abrir o wine e emular o programa? E na hora de instalar programas, tipo photoshop, funciona igual no windows?

vlw

Data de Ingresso
    Apr 2005
    Citação Postado originalmente por piez Ver Post
    Na hora de rodar um .exe é só abrir pelo ícone ou eu tenho que abrir o wine e emular o programa? E na hora de instalar programas, tipo photoshop, funciona igual no windows?

vlw
    bom no meu eh soh mandar botao direito wine nos .exe ou vc coloca pra rodar direto pelo wine mesmo.

se nao me engano todos aplicativos adobe cs2 (ps, dreamwaver, premiere e etc) da pra roda com o wine.

ja os novos cs3 acho q nao roda nao pelo menos no meu qnd eu tento rodar fala q o programa esta com defeito e pede pra reinstalar.

Ajuda com o wine

Olá a todos, seguinte ... uso o slack 12 e baixei o Wine-20030709-i686-S9.tgz ... blz, descompacto no meu diretório "root"... blz, ele cria 2 pastas chamadas "install" e "usr", porém, não encontro em lugar nenhum os arquivos para dar um "./configure" ou a tal pasta "tools", ou então "./wineinstall" como vejo em algumas explicações pela net. Questão, o q está errado ? Como fazer p/instalar realmente, pq seguindo as dicas e tutoriais da net eu não estou conseguindo. Obrigado a todos.

Cara, era tudo que eu precisava!!
    Caiu como uma luva!!
    Mas tô com uma dificuldade ainda
    Quando eu instalo o utorrent emulando pelo wine ele fica com as cores em preto e branco, feio pra caramba!
    Tentei configurar pra mudar isso, mas até agora nada!!

Citação Postado originalmente por Faverão Ver Post
    Caiu como uma luva!!
    Quando eu instalo o utorrent emulando pelo wine ele fica com as cores em preto e branco, feio pra caramba!
    Um conselho... se for pra usar programas feitos pra Windows, fique no Windows....

Data de Ingresso
    Nov 2004
    Citação Postado originalmente por Faverão Ver Post
    Caiu como uma luva!!
    Faverão,

Existem outros clients de torrent disponíveis para a plataforma Linux.

Evite emular programas, procure uma alternativa em uma versão Linux, com certeza encontrará.

-

Eu fiquei o dia todo ontem tentando fazer rodar BATTLEFIELD2

Instalei o CEDEGA e o WINE
    tentei instalar BATTLEFIELD 2, instalo normal ( eu fiquei todo felzi) quando cliquei pra rodar o jogo ( apareceu o logo do battlefield da entrada bonitinho) ai a tela ficou escura como se fosse entrar no jogo e BUM FECHO

Galera, o que esta havendo?

Estou começando a fuçar o wine já q sou bem noob em linux (mandriva Free 2009)

Utilizando a versão 1.16 e testei quais aplicativos q utilizo no windows, rodam ou não no wine, aqui a lista dos q funcionam perfeitamente (mesmo sem necessidade de utilização de alguns, só como curiosidade):

IL-2 Sturmovik 1946 (4.08)
    Foxedit
    Utorrent
    COD4
    Cinema4D R10.5
    EMule 0.49b
    Thunderbird 2.0 (esse acho q infelismente não tem para linux só para windows)
    FlashGet 1.96
    WinRAR 3.71
    ImgBurn (q bom hahauhaa)
    Ventrilo (eeeeeeeeeeeeeeeeehhhhhhhh)

Os que não rodaram:

QuickTime player (não é necessário mas relembrando, curiosidade)
    Combat Arms (FPS on line de graça, até q é divertido)
    7Zip
    RivaTuner 2.11
    MSN Messenger 8.1
    HyperLobbyPro 3 ( q droga, não roda, minhas jogatinhas no IL2 como ficam?)
    Daemon Tools

Esses são os programas e jogos q costumava jogar no WindowsXP. Liberando mais HD instalo outros como o GTASA, FALLOUT etc

Postem suas experiências tb, Flw

[eu sei, você disse que alguns foram por curiosidade, mas]

Porque emular Utorrent, Emule, Winrar, 7Zip, MSN Messenger, ImgBurn e Thunderbird (tem pra Linux sim)?

Citação Postado originalmente por blackbrain Ver Post
    [eu sei, você disse que alguns foram por curiosidade, mas]

Porque emular Utorrent, Emule, Winrar, 7Zip, MSN Messenger, ImgBurn e Thunderbird (tem pra Linux sim)?
    queria testar a eficiência do wine
    Era só para mostrar quais programas funcionam no wine dentre os quais costumo usar no windows.
    Na lista só fiquei triste com 2 coisas:
    HyperLobbyPro 3
    Combat Arms

e daemon tb, já li e reli tutoriais sobre como emular um arquivo .iso no linux mas nas 10 tentativas não consegui nenhuma...
    ou acusava q o arquivo .iso não existia no diretório ou emulava a imagem e não achava o diretório
    Tentei o KISO tb mas esse serviu para nada, muito menos emular uma imagem, ele abria direto a imagem sem emular um disco virtual para ela (falar a verdade nem sei se serve para isso mesmo).
    Consigo instalar nada aqui emulando a imagem, só consigo fazer a imagem.

Marcadores

Permissões de Postagem