Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

Internet

Formato GIF completa 30 anos e ganha suporte para comentários no Facebook

Formato GIF completa 30 anos e ganha suporte para comentários no Facebook

18/06/2017 09:00 | | @supermognon | Reportar erro





Share on Google+

O formato de imagem Graphics Interchange Format, o popular GIF, está completando 30 anos de existência em 2017. E para celebrar a longevidade e popularidade deste tipo de arquivo, o Facebook começou a dar suporte nativo para GIFs nos comentários de sua rede social.

Agora, junto com o botão de anexar imagens e figurinhas, o Facebook exibe uma janela para GIFs, permitindo que o usuário visualize os mais utilizados na rede social e também pesquise por outras reações. O mecanismo é o mesmo utilizado no Messenger, o app de mensagens da rede social. A novidade já está disponível no Brasil e possui suporte total ao nosso idioma.

Criado em 15 de junho de 1987 pela empresa de serviços online CompuServe, uma das pioneiras no ramo, os arquivos GIF vieram como substitutos para o formato RLE, que não suportava cores. Além de não ser apenas preto e branco, o GIF também permitia comprimir imagens sem grandes perdas de dados, graças a utilização de compressão LZW.

Atualmente, o formato mais utilizado da tecnologia na internet são os GIFs animados, que comprimem séries de imagens GIFs em um arquivo. Basta entrar em qualquer rede social para ver memes sendo compartilhados desta forma, inclusive alguns baseados nas peripécias dos nossos vídeos.

Parabéns ao formato GIF, e obrigado por tornar a internet um lugar melhor! :D


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *