Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

Mobile

Canadá proíbe taxas de desbloqueio de celulares e obriga venda de aparelhos desbloqueados

Canadá proíbe taxas de desbloqueio de celulares e obriga venda de aparelhos desbloqueados

17/06/2017 14:20 | | @joao_gan | Reportar erro

17/06/2017 14:20 | | @joao_gan | Reportar erro







O órgão regulador de telecomunicações canadense CRTC decidiu que operadoras não têm o direito de cobrar uma taxa de desbloqueio dos smartphones de seus clientes e devem, além disso, vender aparelhos já desbloqueados em suas lojas. Situação similar ao que já vivemos aqui no Brasil.

Operadoras do Canadá estavam cobrando até US$ 50 (R$ 165) para desbloquear os aparelhos, mesmo nos casos em que o contrato com o cliente já havia sido encerrado e o smartphone completamente pago, sendo, efetivamente, propriedade do usuário. As operadoras chegaram a se defender, dizendo que deve ser ônus do cliente pagar pelo desbloqueio (mesmo que o bloqueio tenha sido realizado pela operadora) e que esse custo vai ser repassado no preço dos aparelhos. De qualquer forma, a CRTC decidiu em favor dos clientes.

A decisão, no entanto, entra em vigor no dia 1º  de dezembro, momento em que as taxas não poderão mais ser cobradas e as operadoras vão precisar vender aparelhos desbloqueados.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *