Ok, tenho que ser sincero: uma grande parte dos usuários do Adrenaline é composta de gente com muita experiência em mexer em computadores, e que já manjam muito tanto de hardware quanto de software. Mas esse não é o caso para todos e, querendo ou não, sempre dá para aprender algo novo, por mais que você saiba.

Pensando nisso, nós trazemos esse tutorial que ensina como ver as especificações do seu computador. Isso pode ser muito útil por vários motivos. Primeiro, você pode simplesmente querer descobrir se a sua máquina atende os requisitos mínimos ou recomendados de um título que você quer jogar.

Depois, pode ser que você queira atualizar as peças do seu computador. Aí, é sempre bom saber que podem haver vários problemas de compatibilidade. Por exemplo, processadores de Intel ou de AMD só são compatíveis com chipsets específicos, então é importante saber se sua placa-mãe suporta determinada CPU. Além disso, a grande maior das placas-mãe só suporta memórias RAM DDR3 ou DDR4, raramente as duas ao mesmo tempo.

Se você acabou de formatar seu computador, é possível que esteja atrás de quais drivers baixar. É importante saber qual o modelo exato de sua placa-mãe, para ter certinho os drivers de rede, do processador e acesso a alguns outros recursos.

Primeira ferramenta: CPU-Z
Link de download: cpuid.com
Na hora de ver as especificações da sua máquina, poucos programas são tão úteis quanto o CPU-Z. Ele tem tudo que você precisa e até mais. Informações como o nome do seu processador, velocidade de clock, especificações e até mesmo a famigerada litografia.

O programa ainda vai além, dizendo qual a sua placa-mãe, qual versão da BIOS está instalada e mais. Você ainda pode ver especificações de suas memórias e da placa de vídeo.

Um detalhe muito relevante é que o CPU-Z aponta se as suas memórias estão em dual-channel ou em single-channel. Sempre recomendamos que, se for possível, você utilize dois ou mais módulos de memória em dual-channel (ou triple-channel, quad-channel, enfim). Isso vai aumentar consideravelmente o desempenho da sua máquina. Ensinamos como deixá-las em dual-channel no vídeo!

Ainda aproveitamos o vídeo para apresentar para vocês o HWMonitor, que mostra a temperatura das suas peças e várias outras especificações importantes!

Segunda ferramenta: Belarc Advisor
Link de download: belarc.com
Se o CPU-z não funcionar para você, uma alternativa é o Belarc Advisor. Ele traz ainda mais detalhes, como a condição que está seu anti-vírus, benchmarks de segurança e até correções da Microsoft para o Windows que você ainda não possui. Para mais informações sobre este programa, clique aqui.

Terceira ferramenta: Sys Spec
Link para donwload: alexnolan.net
O Sys Spec fica como uma terceira dica mesmo, para dar uma maior variedade de escolha. Ele não faz nada de muito especial que os outros já não façam, mas fica como alternativa.

 

Ferramentas do Windows
O próprio sistema operacional Windows já tem ferramentas próprias que mostram suas especificações, mesmo que elas não sejam tão completas quanto o CPU-Z, por exemplo. No vídeo, nós mostramos o Diagnóstico de DirectX (DXDiag) e as Informações de Sistema (MSInfo).

Para quem preferir a opção "hacker dos anos 90", a alternativa fica para o Prompt de Comando. Nele, temos dois códigos que você pode digitar. Se quiser saber mais sobre sua placa-mãe, digite:

WMIC Baseboard Get Product, Manufacturer, Version

Se quer saber mais sobre seu processador, digite:

WMIC CPU Get Name, CurrentClockSpeed, MaxClockSpeed