Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

PC GamesXboxPlaystation

Tekken 7: 5 dicas simples para quem nunca jogou!

Tekken 7: 5 dicas simples para quem nunca jogou!

06/06/2017 14:00 | | @joao_gan | Reportar erro

06/06/2017 14:00 | | @joao_gan | Reportar erro







João Gabriel

Hadouken!

Tekken 7 marca a aguardada estreia dessa tradicional franquia de jogos de luta no PC. Sendo assim, teremos vários novos jogadores que, mesmo gostando do gênero, nunca pegaram num Tekken pra jogar. O game conta com mecânicas bem diferentes de jogos de luta em 2D e quem nunca tentou nem um Soul Calibur ou um Dead or Alive pode ficar bem perdido no começo. É por isso que preparei 5 dicas muito simples para quem nunca jogou se habituar mais rápido ao game e poder aproveitar o lançamento mais recente da Bandai Namco!

1 - Não comece pela campanha

É natural querer começar um jogo pela campanha. Este é um bom começo para quase qualquer título novo que adquirimos, inclusive os de luta, mas para o caso de Tekken 7 sugiro que os iniciantes deixem a campanha para depois. 

A campanha de Tekken 7 vai lhe obrigar a usar o Heihachi na maioria das lutas e se o estilo de luta dele não combinar com seu estilo de jogar, já vai haver aí uma frustração. Além disso, muitas lutas da campanha fogem das regras das partidas padrão, por causa da história, então você vai ter uma experiência muito diferente do que realmente são os combates em Tekken.

Minha sugestão então é começar no Arcade, pra ir testando vários lutadores e estilos de jogo para ir pegando as manhas do jogo e se habituar antes de enfrentar a campanha.

2 - Jogue devagar e evite ficar pulando

Diferente de muitos jogos de luta, Tekken 7 tem um ritmo mais lento, pesado. Cada golpe forte tira pedaços enormes de vida e jogadores muito acostumados com outras franquias como Street Fighter e Mortal Kombat vão se ver caindo em combos devastadores por bobeira. Em Tekken cada golpe, por menor que seja, conta! Então é bom ir mais devagar e cuidadoso do que em outros jogos.

Mesma coisa vale com os pulos. Na maioria dos jogos de luta arcade o pulo é um movimento válido para escapar de golpes e se aproximar ou se distanciar do adversário. Em Tekken o pulo funciona mais como um modificador de golpes e, na maior parte das vezes, vai servir mais para lhe deixar vulnerável do que qualquer coisa. Enquanto você não pega o jeito do game, sugiro evitar ficar pulando!

3 - Não se esqueça do passinho pro lado!

E é aqui o jeito certo de desviar de alguns dos golpes em Tekken! O passinho pro lado (baixo, baixo ou cima, cima) é o melhor jeito de esquivar de um ataque forte em linha reta que você percebe de longe que está vindo. Esse movimento é indispensável especialmente nas lutas com os personagens endemoniados, que adoram soltar lasers, bolas de fogo, etc. Na maioria desses casos o passinho pro lado é o melhor jeito de desviar em segurança.

Além desviar dos golpes, o passinho pro lado é um bom jeito de atacar o adversário pelo lado ou por trás, furando a defesa dele.

4 - Economize sua "Rage Art"

Tekken 7 introduz uma nova mecânica semelhante aos famosos "especiais" de milhares de jogos de luta. Aqui a técnica se chama Rage Art e, diferente de outros títulos, você não carrega ela batendo, mas apanhando. Depois que sua vida chega a um certo nível, seu personagem começa a emanar uma energia vermelha e a Rage Art pode ser usada. É aqui que muitos iniciantes vão correr pra dar o especial o mais cedo possível e tentar virar a luta se estiverem perdendo, especialmente porque é super fácil usar a Rage Art, ela é ativada com apenas um botão. Minha sugestão é NÃO fazer isso!

Da mesma maneira que você libera sua Rage Art depois de apanhar o suficiente, isso também acontece com seu adversário. Se você estiver perdendo uma luta, usar o especial assim que ele estiver disponível pode não finalizar o oponente, ativando a Rage Art dele e, com sua vida reduzida, se o adversário conseguir encaixar o golpe, a derrota é certa. A dica aqui é sempre tentar derrotar o inimigo com a Rage Art, não dando a oportunidade dele usar a própria. Então, principalmente nas lutas em que você estiver em desvantagem, segure o impulso de ativar sua Rage Art até ter certeza que a vida que você vai tirar é o suficiente pra finalizar o adversário.

5 - Comece com lutadores balanceados e pratique seus "lançadores"

Em Tekken 7, como em qualquer bom jogo de luta, há personagens que são mais fáceis e outros que são mais difíceis de aprender a jogar. Então essa dica vale pra qualquer game do gênero que você estiver começando, prefira primeiro os mais simples de aprender, para pegar as mecânicas do jogo e se habituar, antes de passar pra algum lutador mais estratégico.

Uma boa dica desde o primeiro Tekken é o Law, um personagem muito balanceado com socos rápidos e chutes potentes. Outra boa pedida aqui pode ser a Katarina, que conta com um combo bastante eficiente que pode ser realizado apertando um único botão. Em qualquer caso, aprenda os "lançadores" de seu personagem.

Chamo de "lançadores" os golpes que jogam o inimigo pro ar. Encaixar um desses lhe dá a oportunidade de bater mais no adversário antes dele cair no chão, sem que ele possa se defender. Mesmo os jogadores mais inexperientes vão conseguir encaixar pelo menos um golpe forte em um inimigo no ar, garantindo aí um dano extra interessante. É importante descobrir golpes lançadores eficazes do seu personagem preferido e encaixar um desses sempre que possível.


Jogar um novo game de luta com mecânicas diferentes pela primeira vez pode ser um pouco frustrante enquanto não pegamos o jeito. Espero que essas dicas ajudem a "pegar a manha" mais rápido para darmos as boas-vindas ao PC que este game merece!

João Gabriel
Jornalista

Twitter: @joao_gan

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *