Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

IntelHardware

Optane na sua RAM: Intel pretende lançar tecnologia 3D XPoint DIMM em 2018

Optane na sua RAM: Intel pretende lançar tecnologia 3D XPoint DIMM em 2018

19/05/2017 11:08 | | @joao_gan | Reportar erro

19/05/2017 11:08 | | @joao_gan | Reportar erro





Share on Google+

A nova tecnologia 3D XPoint da Intel pode acabar mudando a maneira que montamos nossos PCs, com uma nova implementação DIMM prevista logo para o ano que vem. O objetivo da Intel de substituir a RAM que atualmente usamos, no entanto, não tem foco na performance como os já lançados aceleradores de cache da linha Optane. No caso do 3D XPoint DIMM, a ideia é oferecer uma memória com maior capacidade e menor custo, mantendo uma banda e latência atrativos.

A empresa alega que a RAM que atualmente usamos é muito pequena, cara e instável e que pode haver vantagens em se usar uma memória DIMM não volátil. Ou seja, a substituição pelo 3D XPoint nos entregaria memórias persistentes, que não vão perder os dados no desligamento do sistema, algo que tem potencial para mudar como usamos o computador atualmente.

A tecnologia atual de memória RAM, no entanto, não seria inteiramente substituída. A ideia é que sistemas com slots 3D XPoint DIMM ainda usariam a RAM tradicional em capacidades menores para trabalhar em conjunto em operações menos complexas e críticas para o sistema, como o boot, por exemplo.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *