Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

InternetSegurança

Analistas de segurança afirmam que WannaCry pode ter vínculos com Coreia do Norte

Analistas de segurança afirmam que WannaCry pode ter vínculos com Coreia do Norte

16/05/2017 10:11 | | @joao_gan | Reportar erro

16/05/2017 10:11 | | @joao_gan | Reportar erro







O ataque de ransomware que assustou o mundo todo pode ter tido envolvimento com a Coreia do Norte, segundo evidências descobertas recentemente por diferentes firmas de cibersegurança. Tanto a Symantec como a Kaspersky encontraram linhas de código nas primeiras versões do WannaCry que eram similares ao código usado pelo Lazarus Group no memorável ataque à Sony em 2014. Na época, o envolvimento do grupo com o governo norte-coreano foi confirmado pelo FBI.

Claro que usar as mesmas linhas de código não prova que os grupos responsáveis pelo ataque sejam os mesmos. Mas o código em questão foi removido de versões mais recentes do WannaCry e a Kaspersky acredita que isso é um sinal do Lazarus Group tentando ocultar suas trilhas. Além disso, a empresa acredita que o nível do ataque não poderia ter sido organizado por um grupo independente.

"Este nível de sofisticação é algo que não é normalmente encontrado no mundo do cibercrime. É algo que requer uma organização rigorosa e controle em todos os estágios da operação. É por isso que acreditamos que o Lazarus não é apenas qualquer ameaça avançada persistente."

É importante ressaltar que o ataque do WannaCry vem num momento em que a pressão contra o acúmulo de "ciber-armas" por parte dos governos está cada vez maior. Foi justamente usando uma ferramenta que vazou no mês passado da NSA, Agência de Segurança Nacional dos EUA, que os hackers foram capazes de tornar seu ransomware tão poderoso, algo que pode ser visto não só como uma oportunidade, mas também como uma crítica aos sistemas de espionagem virtual oficiais.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *