Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

PC Games

Jogadores pregam nostalgia por Arc Symphony, clássico JRPG do PS1 que nunca existiu

Jogadores pregam nostalgia por Arc Symphony, clássico JRPG do PS1 que nunca existiu





Share on Google+

Quem não sente saudades dos grandes tempos do PlayStation 1? Passar horas e horas de uma tarde de domingo jogando todos aqueles clássicos, como Crash Bandicoot, Final Fantasy VII e... Arc Symphony?! Pois é, muita gente no Twitter, no Reddit e no NeoGAF caiu num marketing muito bem feito pelas desenvolvedoras canadenses Sophia Park e Penelope Evans, e declararam sua nostalgia por um jogo que nunca foi lançado no console.

Tudo começou quando elas resolveram criar um falso RPG clássico do PlayStation 1 para promover o seu novo jogo, também chamado Arc Symphony. Para isso, elas projetaram a capinha do jogo, e deram várias cópias para que amigos começassem a brincadeira nas redes sociais.

Só que a coisa saiu um pouco de controle quando elas levaram as capinhas para o Toronto Comic Arts Festival. Lá, elas encontraram algumas pessoas que também quiseram entrar na brincadeira e — surpreendentemente — outras que disseram ter a sensação de conhecer o game. Tinha até gente que insistia já ter, de fato, jogado o falso clássico de JRPG.

"Eles viram uma de nossas capinhas e falaram 'Ah é, eu me lembro disso. Mas não joguei muito´", contou Park, em entrevista ao site Kotaku. "Nós ficamos perplexas".

"Foi surreal, eu realmente estava focada em acertar a aparência da capa, e aparentemente eu fui bem sucedida", comemora Evans.

Não é difícil achar posts no Twitter sobre o assunto, alguns de pessoas que entraram de propósito na brincadeira, e outros de gente que sentiu saudades de algo que nunca jogou.

Qual é a jogada então?
O grande ponto de todo esse marketing foi promover o jogo Arc Symphony, que existe de verdade. Longe de ser um clássico do JRPG, na verdade trata-se de um game feito no Twine sobre fandom, nostalgia e fóruns antigos sobre games.

O jogo se passa num fórum da Usenet sobre Arc Symphony (o falso clássico), e se desenvolve atrás das respostas que você fornece no tópico. Para jogar o Arc Symphony de verdade, o link é esse daqui.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *