Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

CarroHardware

ARM anuncia o Mali-C71, seu primeiro processador de imagens para carros

ARM anuncia o Mali-C71, seu primeiro processador de imagens para carros

25/04/2017 09:01 | | @joao_gan | Reportar erro

25/04/2017 09:01 | | @joao_gan | Reportar erro







A ARM acaba de mostrar que está apostando seriamente no segmento de tecnologias autônomas para carros com o anúncio do seu primeiro processador de sinais de imagens (ISP - sigla em inglês) automotivo, o Mali-C71. A empresa pretende licenciar o novo hardware com suas parceiras na fabricação de componentes que vão ajudar na detecção e interpretação do meio ambiente para automações de nível 1 e 2 para ajudar a dirigibilidade dos carros.

A criação do Mali-C71 chega como um dos resultados da aquisição da Apical, uma desenvolvedora especializada no processamento de imagens que a ARM comprou no ano passado. A Apical já era familiar com a criação de ISPs, algo importante para a ARM se aventurar neste concorrido mercado. Não são poucas as empresas que estão apostando na tecnologia autônoma para carros como um dos principais mercados do futuro.

O Mali-C71 suporta o streaming de até 4 câmeras ao mesmo tempo e até 16 outros inputs que não sejam streaming, resultando num processamento de até 1,2GPixels/s. Além disso, ele ainda pode funcionar de maneira sincronizada com outros ISPs, para lidar com mais câmeras ao mesmo tempo. A ideia do Mali-C71 é fazer uma interpretação de imagens que pode ser passada adiante tanto para se comunicar com outros processadores, como para se comunicar diretamente com o motorista.

O mercado de hardware para carros, no entanto, é um tanto demorado do anúncio ao uso efetivo de novos componentes em produtos finais para o consumidos. A ARM não revelou quais parceiras vão usar seu mais novo Mali, mas informou que uma delas já está trabalhando em um sample, sendo que as outras ainda estão na fase de licenciamento. Depois disso os processadores ainda precisam ser certificados, para só então serem enviados às fabricantes de automóveis e só mais tarde chegarem a ser implementados num carro que pode realmente ser comprado, provavelmente daqui alguns anos.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *