Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

CarroTendência

Audi A8 será o primeiro carro produzido em massa com condução autônoma "Nível 3"

Audi A8 será o primeiro carro produzido em massa com condução autônoma "Nível 3"

24/04/2017 09:50 | | @supermognon | Reportar erro







A Audi pretende tomar a frente no mercado de carros que se dirigem sozinhos e lançar o Audi A8 como o primeiro veículo autônomo produzido em massa no mundo.

Se os planos da companhia se concretizarem, o Audi A8 vai chegar ao mercado com produção em série no final do ano com direção autônoma nível 3.

Chamado de "automação condicional", este nível permite que o motorista tire as mãos do voltante quando o veículo estiver a menos de 60 km/h e se distraia enquanto o carro dirige sozinho. O recurso é mais avançado que o Autopilot da Tesla, que é classificado como "nível 2", já que o motorista não pode tirar os olhos da estrada.

No nível 3 de automação, em tese, o motorista pode ler um livro, mandar mensagens no celular ou jogar em um tablet enquanto dirige em um congestionamento, por exemplo. Apesar disso, o condutor ainda deve manter um certo grau de atenção na estrada por questões de segurança.

Quando as condições de transito se alterarem, o veículo também dá uma janela de 10 segundos para o motorista analisar a situação e assumir a direção, caso necessário.

Barreiras legislativas

Apesar de ser o primeiro carro com nível 3 de automação, o Audi A8 pode chegar sem o recurso ativado em diversos mercados por causa da legislação.

Ainda não existe uma legislação específica para carros autônomos nível 3 e 4 (alta automação), que permitem que o motorista largue o volante e tire os olhos da estrada.

Segundo o Carblog, até o momento, a Alemanha é um dos países mais abertos para a tecnologia e já está debatendo mudanças na lei para permitir a chegada de carros autônomos. No começo do ano, o país aprovou a circulação de veículos autônomos em seu território.

Como o Brasil ainda não é um dos mercados mais cobiçados pelas montadoras de carros autônomos, ainda não existe legislação para essa tecnologia por aqui.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *