Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

AMDHardware

RX 480 pode alcançar performance da RX 580 com atualização de BIOS

RX 480 pode alcançar performance da RX 580 com atualização de BIOS

19/04/2017 12:51 | | @supermognon | Reportar erro







O usuário do fórum TechPowerUp "TonybonJoby" conseguiu alcançar o clock de uma placa de vídeo RX 580 apenas fazendo uma atualização de BIOS na sua RX 480. 

O usuário atualizou sua XFX RX 480 com a BIOS da Sapphire RX 580 Limited Edition, que possui clock de 1411 MHz, mais alto do que o overclock de alguns modelos da geração passada.

Em reviews de Radeon RX 480 nunca atingimos clock superiores a 1360MHz em overclock,
não me parece uma boa forçar a placa acima de 1400MHz

Além de fazer o procedimento, ele testou a placa de vídeo em "The Witcher 3" e no "Furmark", sem enfrentar problemas de compatibilidade.

Não recomendamos o processo, a garantia será perdida

​Antes da atualização de BIOS

 

Depois da atualização de BIOS

Assim como na geração passada, as Radeon RX 500 utilizam a arquitetura Polaris, o que, teoricamente, torna o processo possível. Como o hardware é o mesmo, as mudanças de performance são definidas pelo software.

Apesar do clock ser alcançado com a atualização de software, ainda existem fatores que não podem ser modificações com a BIOS, como o consumo de energia, por exemplo. Além disso, o uso do software das novas placas na RX 480 pode acarretar em eventuais problemas técnicos, uma vez que ele foi projetado com outro produto em mente, e a garantia não cobre esse tipo de ação.

Outro detalhe é que se o processo de atualização de BIOS der problema, o usuário poderá perder a placa, tirando alguns modelos como a série Nitro da Sapphire que possui duas BIOS e ainda permitiria ao usuário utilizar a outra BIOS.

Lembramos que em 2010 uma situação parecida aconteceu quando através de BIOS também era possível transformar uma 6950 em uma 6970, já que a versão mais simples tinha apenas algumas restrição na BIOS que a diferenciavam da versão mais potente.

É importante mencionar que este procedimento não é aprovado pela AMD, logo, os usuários que quiserem transmutar uma RX 400 em uma RX 500 devem fazer isso por sua própria conta e risco. A BIOS da Sapphire RX 580 pode ser baixada neste link.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *