A série 3DMark, desenvolvida pela Futuremark, tem os principais softwares de benchmark do mercado, produzidos desde 1998.

O enfoque da nova versão do software, agora chamado "apenas" de 3DMark, está no fato de suportar diversas plataformas, desde Windows 8 a sistemas de dispositivos móveis como Apple iOS, Google Android e Windows 10.

Para a Futuremark, esta nova versão é o mais poderoso e flexível benchmark que já criamos. Além de colocar à prova o potencial não só de PCs, como de dispositivos móveis, o novo 3DMark também é o primeiro a testar diferentes recursos do Direct3D em um único aplicativo.

Sky Diver: consiste em dois testes gráficos e um de física, além do teste combinado. O teste gráfico é indicado para mensurar o desempenho de placas de vídeo(GPU), sendo que o teste de física mede o desempenho do processador(CPU), já o teste combinado de ambos. O Demo não afeta o resultado final.

Ice Storm: é um teste para múltiplas plataformas, que avalia tanto os gráficos e a performance da placa de vídeo quanto o desempenho do processador. Os resultados podem ser comparados com os de qualquer outro dispositivo, entre computadores, notebooks, tablets e smartphones.

Cloud Gate: um novo teste com foco em laptops Windows e computadores domésticos, que inclui dois testes de GPU e um de CPU.

Fire Strike: é o teste para PCs de alta performance. É o benchmark mais complexo e técnico, com renderização de gráficos em tempo real. Além de incluir, como os outros, dois testes de GPU e um de processador, também conta com uma etapa combinada que coloca à prova os dois hardwares ao mesmo tempo. O modo também conta com um teste em 4K para os sistemas mais entusiastas

API Overhead: Novo teste que possibilita utilizar três APIs diferentes: DirectX 11, DirectX 12 e AMD Mattle. É importante destacar que para testar em DirectX 12 a placa de vídeo precisa ter suporte e o Windows 10 Technical Preview build 10041 ou superior precisa estar instalado, já AMD Mantle é necessário uma placa de vídeo compatível da AMD. Mais informações abaixo.

Time Spy DirectX 12 test: O teste Time Spy foi o último a ser adicionado ao 3DMark, trazendo como principal destaque o fato de ser baseado na API DirectX 12. Para rodar esse teste, a placa de vídeo ou vídeo integrado precisa necessariamente ter suporte a essa versão da API.

VRMark Preview: Novo teste para dispositivos de realidade virtual. Esse teste não retorna u resultado após sua finalização, ao menos por enquanto. Ele está disponível apenas na versão Profissional.

Sistema mínimo requerido:

  • Sistema operacional: Windows Vista *
  • Processador: 1.8 GHz dual-core Intel ou AMD CPU
  • Memória: 2 GB of system memory
  • Gráfico: DirectX 9 **
  • Espaço em HD: 3 GB livre

* Windows Vista users will need to install the DirectX 11 platform update from Microsoft.

** 3DMark can test DirectX 9 and DirectX 10 compatible hardware, but to run every test you will need hardware that supports all DirectX 12 and Mantle features.

Sistema recomendado:
- Sistema operacional: Windows Vista, 7, 8 ou 10
- Processador: 1.8 GHz dual-core Intel ou AMD CPU
- Memória: 4 GB of system memory
- Gráfico: DirectX 11 com 1 GB de ram
- Espaço em HD: 3 GB livre

- Para testes com DirectX 12 é necessário o sistemas operacional Windows 10 Technical Preview (build 10041 ou mais recente), 4GB de memória no sistema e placa de vídeo com suprte a DirectX level 11_0 com no mínimo 1GB de ram. 

- Para testes com Mantle é necessário uma placa de vídeo ou APU gráfica AMD com suporte a essa tecnologia.


UPDATE 06/04/2017 - Download e informações atualizadas para a nova versão 2.3.3682.

3DMark Windows v2.3.3682
April 6, 2017
This is a minor update. Benchmark scores are not affected.

Corrigido
Fixed an issue that could cause the API Overhead feature test to fail at the end of the DirectX 12 test on some systems.

Para mais informações sobre o 3DMark acesse o guia técnico através desse link.

LINKS PARA DOWNLOAD:
Downloads: 458
Downloads: 133
Downloads: 143