Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

IntelHardware

Intel anuncia seu primeiro 3D Xpoint doméstico - um SSD Optane para cache

Intel anuncia seu primeiro 3D Xpoint doméstico - um SSD Optane para cache

28/03/2017 10:54 | | @joao_gan | Reportar erro

28/03/2017 10:54 | | @joao_gan | Reportar erro







Como toda nova tecnologia, a 3D Xpoint que a Intel está desenvolvendo em parceria com a Micron, continua um tanto cara, o que a deixa restrita ao segmento empresarial até o momento. A fim de oferecer algum produto com a marca "Optane" para o público em geral, a Intel optou então por começar com um SSD para cache. As memórias com capacidades de 16GB ou 32GB prometem melhorar a performance de HDDs ou SSDs mais lentos em até 28% no uso geral do sistema.

Esse é o primeiro produto voltado para o consumidor mainstream a sair com a marca Optane, reservada para as memórias com a futura tecnologia 3D Xpoint, que tem uma performance impressionante quando comparada com o NAND atualmente usado nos SSDs. O Optane Cache SSD vem em módulos singulares com conexão M.2 e interface PCIe 3.0 x2, usando o protocolo NVMe, ou seja, tudo que tem de ponta em tecnologia de armazenamento para uso doméstico atualmente.

São prometidas velocidades de leitura de até 1200MB/s e gravação de até 280MB/s. Além dos 28% de incremento de performance no uso do sistema, a Intel alega também que suas novas memórias para cache conseguem melhorar em até 65% o tempo de carregamento dos jogos.

Os módulos vão chegar a partir do dia 24 de abril, pelos preços sugeridos de US$ 44 por 16GB e US$ 77 por 32GB. Mas o investimento pode não ser só esse, já que eles exigem a plataforma de sétima geração Kaby Lake da Intel com um chipset da série 200 para funcionar.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *