Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

AndroidCarroMobileiPhone

Smartphones são culpados por seguros de carro custarem mais caro

Smartphones são culpados por seguros de carro custarem mais caro





Share on Google+

Existe uma relação direta entre o aumento de uso de smartphones ao volante, o aumento de incidentes fatais de trânsito e o aumento dos seguros nos EUA. Isso é o que concluiu uma pesquisa conduzida pela State Farm Mutual Automobile Insurance Co. em 2015.

Dentre as pessoas entrevistadas, 36% admitiram usar os smartphones enquanto dirigem e 29% disseram que acessam a internet atrás do volante. Isso é ainda mais grave no caso das pessoas entre 18 e 29 anos. 64% dos jovens dessa faixa etária responderam que mandam mensagens enquanto dirigem e 54% disseram usar a internet na direção.

O que é e os principais recursos do Apple CarPlay

Como aponta o The Wall Street Journal, o número de incidentes de trânsito fatais cresceu 7,2% em 2015, de acordo com a entidade National Highway Traffic Safety Administration. Já a organização sem fins lucrativos National Safety Council sugeriu que essa estatística aumentou em mais 6% em 2016.

O que é Android Auto

Outro detalhe importante é que as estatísticas dos incidentes causados por motoristas que dirigiam usando smartphones muito provavelmente são menores do que a realidade. Afinal, geralmente os acidentados não admitem terem utilizado o dispositivo ao volante ou simplesmente não há como provar isso.

Seguros seguem aumentando como resultado
Informações do Insurance Information Institute indicam que os custos de seguros de automóveis cresceram em todos os anos desde 2009. A reportagem do The Wall Street Journal ainda conclui que essa tendência deve continuar, mesmo com os carros dos EUA ganhando mais e mais tecnologias de segurança.

O resultado dessa bagunça toda? Tanto a quantidade de usuários ativos de smartphones ao volante, de acidentes de trânsito fatais e os preços dos seguros estão subindo juntos.

Situação não é diferente no Brasil
No Brasil, o panorama não é nem um pouco diferente. Em 2014, um terço de todos os acidentes de trânsito do país foram causados por pessoas que estavam usando o celular. Vale lembrar que, assim como nos EUA, essa estimativa é bastante conservadora.

Segundo informações do seguro Dpvat, acontecem 1,3 milhões de acidentes ao ano relacionados ao uso de celulares em automóveis. 80% dos motoristas do país admitiram usar o smartphone ou alguma tecnologia que gere distração enquanto dirige.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *