Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

AndroidMobileiPhone

99,6% dos smartphones vendidos são Android ou iOS; menos de 0,1% são BlackBerry

99,6% dos smartphones vendidos são Android ou iOS; menos de 0,1% são BlackBerry





Share on Google+

A Gartner divulgou os dados mais recentes da fatia de mercado dos smartphones, e as coisas não vão bem para os dispositivos com sistemas operacionais Windows ou BlackBerry. 99,6% de todos os dispositivos vendidos mundialmente no 4º trimestre de 2016 – outubro a dezembro – traziam sistema operacional Android ou iOS.

O domínio de Apple e Google do mercado acabou se tornando algo bastante comum, mas agora o duopólio está atingindo novos limites. Segundo a consultoria, apenas 1 milhão de smartphones com sistema Windows foram vendidos no mundo. Isso representa 0,3% do mercado. No mesmo período de 2015, esse número era de 4,3 milhões.

A situação é pior ainda pra BlackBerry, que teve apenas 207 mil dispositivos comercializados com seu sistema operacional. Isso dá menos do que 0,1% do total. Ou seja, na tabela acima, a empresa é descrita como 0,0% das vendas. Outros sistemas somaram 530 mil aparelhos, ou 0,1%.

Na parte de cima disso tudo, o Android segue na frente, com 352,6 milhões de dispositivos, representando 81,7% do mercado de novos aparelhos. Enquanto isso, 77 milhões, ou 17,9%, dos aparelhos comercializados traziam o iOS.

O mercado de smartphones segue crescente, de acordo com a Gartner. No 4º trimestre de 2016, foram vendidos 431,5 milhões de dispositivos no mundo inteiro. No mesmo período de 2015, foram vendidos 403,1 milhões. Ou seja, um aumento de 7%.

Outro dado notável é que a Samsung perdeu mercado pelo segundo trimestre consecutivo, com uma queda de 2,9% em relação ao ano anterior. Com isso, eles foram ultrapassados pela Apple, que vendeu cerca de 300 mil smartphones a mais no final de 2016.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *