Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

GoogleInternet

Google Notícias no Brasil ganha recursos para combater notícias falsas

Google Notícias no Brasil ganha recursos para combater notícias falsas





Share on Google+

A Google expandiu o recurso de checagem de fatos em notícias para 3 países da América LatinaBrasil, Argentina e México – como um novo passo na tentativa da companhia de evitar a proliferação de publicações falsas.

O recurso atua através do Google Notícias e adiciona uma tag "fact check" ao lado do nome do site – como mostra a imagem em destaque acima da notícia, ao lado do post da Agência Lupa (Blogue). Ela indica notícias que tiveram seus fatos checados e, portanto, fornecem informações mais confiáveis e precisas.

O recurso anteriormente já estava disponível nos EUA, França e Alemanha. Ele aparece tanto na seção "notícias" da pesquisa Google quanto nos aplicativos Google Notícias e Previsão do Tempo para iOS e Android.

Para categorizar isso, a companhia se baseia em 121 organizações especializadas em checagem de fatos e que atuam ao redor de todo o mundo.

O tema tem ganhado muita atenção nos últimos com a eleição de Donald Trump nos EUA e a saída da Inglaterra da União Europeia. Ambos os eventos foram decididos por votações, e muitas pessoas defendem que o compartilhamento de notícias falsas em redes sociais podem ter influenciado os resultados.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *