Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

Hardware

Aprenda tudo sobre mouses - a Escola de Hardware chega aos periféricos!

Aprenda tudo sobre mouses - a Escola de Hardware chega aos periféricos!

04/02/2017 19:35 | | @joao_gan | Reportar erro

04/02/2017 19:35 | | @joao_gan | Reportar erro






Share on Google+

A Escola de Hardware segue sua jornada saindo do foco total em hardware e evoluindo para tudo que compõe a usabilidade do seu PC, chegando a uma das principais ferramentas para a interação do usuário com o sistema: os mouses! E olha que tem bastante coisa pra falar sobre esse periférico tão importante.

Os melhores mouses baratinhos: Análise de 27 mouses de baixo custo

As características do mouse que explicamos no vídeo são as seguintes:

Design e diferentes tipos de "pegada"

Muita gente que só usa o PC casualmente não sabe, mas as pessoas tem maneiras diferentes de pegar no mouse, especialmente para jogar. Em termos gerais, foram caracterizados três tipos diferentes de pegada:

- Palm grip (palma estendida)
- Fingertip (pontas dos dedos)
- Claw grip (pegada em garra)

Mostramos como funciona jeito de segurar o mouse e as diferenças no design que as fabricantes fazem para deixar seus produtos confortáveis para cada tipo.

Até onde a moda RGB vai chegar?

DPI e CPI

O número da DPI dos mouses é sempre um valor extremamente divulgado pelas marcas como se ele fosse sinônimo de qualidade. Explicamos no vídeo que não é bem assim que funciona e falamos também do CPI, que também precisa ser levado em conta e é muito menos destacado.

O valor da DPI representa o quanto o cursor se move na tela com cada movimento da sua mão e está diretamente relacionado, então, à resolução do seu monitor. Na maioria dos mouses intermediários e mesmo os de entrada que oferecem um ajuste de DPI vemos uma variação entre 800, 1600 e 3200 DPI.

Polling Rate

O Polling Rate é um número que representa a frequência com que acontece a comunicação entre mouse e PC, que precisa ser constante. Abaixo os valores mais comuns e o quanto de atraso eles resultam em você mover o mouse e esse movimento ser representado na tela.

125Hz = 8ms
250Hz = 4ms
500Hz = 2ms
1000Hz = 1ms

LOD

LOD, como a tecnologia adora, é uma sigla. Significa Lift Off Distance ("distância de levantamento", em tradução bem livre). O número se refere ao tanto que você precisa levantar o mouse pra ele parar de ser detectado. Essa variável é importante para ajudar na precisão dos seus movimentos.

Mouse pads

Por fim, não poderíamos deixar de falar dos mouse pads. Explicamos as principais características deles e mostramos uns modelos diferenciados!

Playlist da Escola de Hardware:

- Episódio 1: Placas-mãe
- Episódio 2: Processadores
- Episódio 3: Memória RAM
- Episódio 4: Placas de vídeo
- Episódio 5: Armazenamento
- Episódio 6: Resfriamento
- Episódio 7: Fontes
- Episódio 8: Gabinetes
- Episódio 9: Montando um PC
- Episódio 10: Eletricidade estática
- Episódio 11: Reforço de processadores


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *