O Facebook é a maior rede social do mundo e sempre está trabalhando para aumentar as interações dentro do site, porém, isso acaba ficando chato com o excesso de notificações. Além de trazer avisos via e-mail por padrão, que acabam enchendo a caixa de entrada de serviços como Gmail e Outlook, o Facebook também começou a enviar diversas solicitações sobre a movimentação dos grupos que o usuário participa.

Se você está cansado de desse mar de e-mails e alertas normalmente desnecessários da rede social, é possível desativar algumas das notificações do Facebook rapidamente. Confira no tutorial abaixo como se livrar das notificações por e-mail e outras solicitações mandadas no celular e no navegador.

Como desativar os e-mails enviados pelo Facebook

1 - Para acessar o menu de Notificações, basta clicar na seta no canto direito da tela do Facebook, a mesma utilizada para sair, e clicar em "Configurações"

2 - Na página de Configurações, clique na aba "Notificações", no canto esquerdo da tela, logo abaixo das configurações de Idioma. Para desativar as notificações recebidas por e-mail, clique em Editar na seção "E-mail".

3 - Ao configurar as solicitações por e-mail, selecione a opção "Apenas notificações sobre a sua conta, segurança e privacidade". Assim, você só receberá e-mails caso alguém tente entrar em sua conta ou trocar a sua senha, por exemplo.

Nesta aba, também é possível desativar notificações por e-mail de conversar de vídeo ao vivo, para quem usa a ferramenta de streaming do Facebook.

Como desativar notificações do Facebook no navegador Google Chrome

1 - Para desativar as notificações que aparecem no canto da tela do navegador Google Chrome, basta ir até Configurações -> Notificações e clicar em editar na aba "Desktop e dispositivo móvel".

2 - Quando a janela de edição abrir, clique em desativar nos navegadores onde você não quer receber notificações.

Como desativar notificações de grupos, aniversários e lembranças

Também na aba de configurações de notificações, é possível desativar as notificações enviadas por atividades de grupos, aniversários, lembranças e páginas administradas pelo usuário.

1 - Para desativar estes alertas, é necessário ir até Configurações -> Notificações e abrir a aba "No Facebook".

2 - Para desativar as atividades de grupos, basta ir até "Atividades de Grupos" e em editar. Infelizmente, é impossível acabar com todas as notificações de uma vez, então o usuário vai ter que desativar manualmente as notificações de cada grupo em uma nova janela.

As notificações de aniversário e lembranças "Neste Dia" podem ser desativadas com um clique, basta selecionar a opção no menu e clicar em "desativar"

Como desativar notificações pelo smartphone

Todo este processo também pode ser feito pelo aplicativo do Facebook para smartphones.

1 - Para chegar até as configurações, basta o usuário clicar nas três barras ao lado do globo onde aparecem as notificações, no canto direito da tela.

2- Em seguida, clique em "Configurações da Conta" e, na tela que será aberta, entre na aba "Notificações".

3 - Assim como no Desktop, a seção apresenta todos os meios onde o usuário recebe notificações, incluindo e-mail, celular e mensagem de texto.