Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

InternetGoogleTech

Projeto Lonn da Google irá fornecer internet em lugares remotos através de balões

Projeto Lonn da Google irá fornecer internet em lugares remotos através de balões





Share on Google+

Apesar da internet ser uma realidade cotidiana para muitos, 2/3 da população mundial ainda não tem acesso à Internet. Por isso, a Google criou o Projeto Loon, que é uma rede de balões que viaja na estratosfera, cerca de 20 km acima da superfície da Terra. A finalidade do projeto é conectar pessoas em áreas rurais e remotas, ajudar a preencher falhas de cobertura e ajudar a recuperar a conexão com a Internet em áreas que passaram por desastres.

Em parceria com empresas de telecomunicações que compartilham redes de celular, as pessoas poderão se conectar ao do balão diretamente dos seus smartphones e outros dispositivos com suporte à LTE. O Projeto Loon usa algorítimos de software para determinar aonde os balões precisam ir, levando cada um deles para uma determinada camada de vento para ir à direção correta. Todos os componentes eletrônicos do balão são alimentados por um conjunto de painéis solares, e estima-se que eles durem 100 dias no ar.

O Sri Lanka já terá o fornecimento de internet móvel ao país por meio de balões, pois já fechou acordo com a Google para o serviço. Mike Cassidy, vice-presidente da Google e diretor do Projeto Loon, diz que o Sri Lanka é o primeiro país a receber em todo seu território o sinal de internet enviado pelos balões, e, nos próximos meses, 13 balões flutuarão sobre o país. O primeiro balão está programado para voar em 100 dias. 

 



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *