Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

MobileAndroidGoogle

Google mostra inovações do Android M durante a I/O: identificação de digitais será padrão no sistema

Google mostra inovações do Android M durante a I/O: identificação de digitais será padrão no sistema

28/05/2015 14:33 | | @joao_gan | Reportar erro

28/05/2015 14:33 | | @joao_gan | Reportar erro







A Google está neste momento apresentando seu evento voltado especialmente para desenvolvedores, o I/O e a empresa reservou a abertura da sua keynote para mostrar alguns dos novos recursos que estarão presentes no Android M. Entre eles, o escaneamento de impressões digitais como padrão e o Android Pay diretamente integrado no sistema operacional.

Aparelhos como Galaxy S6 precisam criar seu próprio sistema de reconhecimento de digitais para ter a tecnologia implementada em seus botões. Com a tecnologia integrada ao Android, ela deve funcionar de maneira mais simples e desenvolvedores de aplicativos podem adicionar funcionalidades que usem autenticação por digital. Um exemplo, é o Android Pay, que também será um novo padrão no sistema. Ele funciona via NFC, assim como o Apple Pay, e pode ser autenticado com sua impressão digital se o smartphone tiver o scanner apropriado.

Outras novidades incluem um novo sistema de permissões mais intuitivo. No Android M o usuário não vai mais aceitar todas as permissões que um aplicativo pede antes de baixá-lo e depois não pensar mais sobre isso. Na nova versão, o app é baixado imediatamente e as permissões são pedidas conforme são usadas (como no exemplo abaixo). É possível ainda ir nas configurações do telefone e revogar permissões individuais de cada aplicativo.

No Android M, o Chrome vai ter um sistema de abas customizadas, que funcionam em parceria com os aplicativos. Ao clicar num link do Pinterest, por exemplo, o usuário vai ser encaminhado ao Chrome, mas numa versão customizada para ficar mais integrada ao Pinterest, dando a impressão que ele nem saiu do aplicativo.

Por fim, para economia de energia, a Google adicionou um recurso que ela chama de "sono profundo" para detectar quando um dispositivo fica muito tempo ocioso para desligar ainda mais algumas funções dele, garantindo maior autonomia. Segundo a empresa, um Nexus 5 com o Android M instalado em standby conseguiu o dobro de duração ligado do que usando o Android Lollipop na mesma situação.

Algumas novidades menores como correções de bugs e controles de volume mais detalhados também serão incluídas no próximo lançamento do sistema operacional da Google. Não há previsão ainda para a disponibilidade do Android M, nem seu nome oficial. 


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *