Como uma das principais marcas do mercado quando se trata de memórias, a Kingston também lançou uma linha de memórias baseadas no formato DDR4. Nós iremos analisar o kit de 16GB com velocidade de 3000MHz da linha HyperX Predator, composto por 4 módulos de 4GB. O código referente a esse kit é HX430C15PB2K4/16.

Por enquanto a marca lançou apenas a linha HyperX Predator baseada em DDR4, mas naturalmente kits de outras linhas chegarão com o tempo. O modelo de entrada da linha tem clock de 2133MHz, que ainda possui modelos com clock de 2400MHz, 2666MHz, 2800MHz e o kit mais rápido, que é o que estamos analisando, de 3000MHz. Por enquanto todos os kits possuem 16GB, possivelmente visando aproveitar a tecnologia quad channel da plataforma LGA 2011-v3.

Em cenário internacional o kit analisado de 16GB com clock de 3000MHz está custando U$365 (pesquisa feita no dia 08/12/2014 na Amazon.com). O kit da mesma linha com mesma capacidade, mas com clock de 2133MHz pode ser encontrado por U$310. No Brasil ainda não temos nenhum kit DDR4 dessa linha disponível.

O que DDR traz de novo

Em relação às memórias DDR3, as memórias DDR4 possuem, principalmente, possibilidade de maior capacidade, maior escalabilidade de desempenho e maior eficiência energética, além de menor consumo de energia com módulos de 1.2v a 1.35v.

O porém é que apesar das memória DDR4 alcançarem clocks bem mais altos, atualmente perdem em muito quando se trata de timings. Enquanto um kit DDR3-2133MHz normalmente roda em CL10-CL11, os atuais DDR4-2133MHz rodam em CL15. Com o tempo essa situação deverá mudar, mas atualmente esse é o cenário independente da marca/modelo do kit.

Abaixo uma tabela com algumas das principais diferenças, para ver uma tabela com mais dados comparativos acesse esse link no site da Micron.

É importante ressaltar que as memórias DDR4 não possuem retrocompatibilidade. Logo, só podem ser instaladas em placas-mãe compatíveis com a nova tecnologia. O usuário que quiser usar as novas memórias RAM precisará investir também em uma CPU de última geração Intel Core Extreme com uma mainboard com chipset X99, atualmente a única plataforma para consumidores domésticos que suporta o DDR4. É importante ainda destacar que a série X99 não terá compatibilidade com a memórias DDR3 em nenhuma versão, o que significa que quem quiser partir para a nova plataforma de alto desempenho da Intel também fica obrigado a adquirir memórias no novo padrão.

OBS.: O kit analisado é uma versão de engenharia, exatamente idêntica a que está sendo comercializada se não fosse a tensão dos perfis XMP, tanto o perfil de 2666MHz como o de 3000MHz trabalham com tensão de 1.5v, diferente dos kits comercializado com tensão setadas em 1.2 e 1.35v.

Outros recursos da HyperX Predator DDR4

Perfis Intel XMP otimizados
O overclock foi facilitado - é só o usuário escolher um perfil, sem ser necessário ajustar manualmente na BIOS - e as memórias possuem compatibilidade com processadores Intel Core i7 HEDT. Vale destacar que no caso do kit analisado é vendido como 3000MHz, apesar do processo interno de overclock para alcançar esse valor, ele não possui perfil acima deste clock.

Dissipador de calor de perfil alto 
O dissipador térmico na cor preto-carvão com PCB preto exclusivo da HyperX proporciona uma maior dissipação de calor com um heat sink alto.

Garantia Vitalícia
Além de terem garantia vitalícia, os módulos HyperX Predator DDR4 ainda possuem suporte técnico local gratuito. 

Antes de darmos sequência na review, segue um vídeo promocional da Kingston sobre a série Predator DDR4.

Fotos

Como já era de se esperar o acabamento e layout dos módulos da linha HyperX Predator DDR4 da Kingston são ótimos, com perfil alto os kits ficam bastante imponentes. O acabamento do material utilizado no dissipadores é muito bom e passa sensação de robustez, diferente de alguns kits que utilizam dissipadores frágeis que podem até cair dependendo da força utilizada para o encaixe no slot.

O porém dos dissipadores altos está relacionado a incompatibilidade com alguns coolers a ar de alto desempenho, falaremos disso mais adiante.

Módulos DDR4 vs DDR3
Abaixo algumas fotos comparando o kit Predator DDR4 com um kit Predator DDR4, ambos com layout bastante semelhantes, mudando um pouco a altura do dissipador e as cores utilizadas, comprimento e espessura foram mantidos como aconteceu em "atualizações" anteriores em memórias, mudando apenas a pinagem de conexão com o slot da placa-mãe.

Uma curiosidade é que as memórias DDR4 trazem parte das conexões mais baixas (foto da direita), o motivo seria um "acordo" entre as empresas para criar uma forma de encaixe mais simples e prática do que os padrões anteriores. Todo módulo de memórias DDR4 deverá usar esse conceito.

Colocamos lado a lado dois módulos de kits DDR4 de marcas diferentes, um do kit analisado comparado com um do kit Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 2800MHz. Reparem que o kit da Corsair tem perfil bem mais baixo, isso é um diferencial importante que o kit da Kingston não possui, sendo que kits com dissipadores altos geram incompatibilidades com alguns modelos de coolers a ar de alto desempenho. Dessa forma quem for optar por esses kits com dissipadores mais altos, em muitos casos com maior apelo visual, deve ficar atento ao cooler que vai comprar para evitar incompatibilidades.


Sistema Utilizado


Para os testes utilizamos uma máquina top de linha baseada em uma mainboard MSI X99S Gaming 7 com processador Intel Core i7 5960X. Abaixo algumas fotos do kit instalado no sistema, reparem na altura dos módulos, caso o cooler avançasse sobre os slots de memória não seria possível a instalação sobre os módulos próximos ao socket do processador. No caso do cooler utilizado no sistema, um Noctua NH-U12S, modelo a ar considerado de alto desempenho, podemos ver que não há nenhuma limitação, mesmo utilizando dois FANs, um de cada lado, ou seja, depende bastante do cooler a questão de incompatibilidade com kits de memória com dissipadores altos.

 

Abaixo detalhes da máquina, sistema operacional, drivers, configurações de drivers e softwares/games utilizados nos testes.

Máquina utilizada nos testes:
- Mainboard MSI X99S Gaming 7
- Processador Intel Core i7 5960X
- Placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 980 (referência)
- SSD Corsair Neutron GT 240GB
- HD 2TB Sata3 Seagate Barracuda
- Fonte XFX 850W Black Edition
- Cooler Noctua NH-U12S

Sistema Operacional e Drivers
- Windows 8.1 Pro 64 Bits
- Intel INF 10.0.22
- NVIDIA GeForce 344.75 WHQL

Aplicativos/Games
- AIDA 4.xx
- CineBENCH R15
- x264 FHD Benchmark 1.0.1
- Metro: Last Light (DX11)

CPU-Z
Abaixo a tela SPD do aplicativo CPU-Z mostrando detalhes dos módulos desse kit, assim como telas mostrando os clocks utilizados nos testes, no caso, um deles em configuração default (com o kit trabalhando a 2133MHz) e os outros dois utilizando os perfis XMP, 3000MHz e 2666MHz, respectivamente. 

Vale destacar ainda que os perfis XMP podem overclockar o processador, dessa forma tendem a trazer mais ganho de desempenho, não necessariamente com um clock mais alto das memórias, mas sim do processador.

Reparem na tela abaixo que os perfis XMP trabalham com tensão em 1.5v, mas isso acontece apenas em nosso kit que é um modelo de engenharia. Os kits comercializados tem esses perfis trabalhando em 1.35v. 



2133MHz (xmp disable) | 3000MHz (xmp perfil 1) | 2666MHz (xmp perfil 2)


Compatibilidade

Na análise do kit Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 2800MHz tivemos problema com o sistema "derrubando" a tecnologia quad channel para triple channel em testes com os clocks mais altos do kit. Com o kit HyperX Predator DDR4 16GB 3000MHz não foi diferente, mesmo com os 4 módulos instalados em configuração quad channel, sem que tenhamos feito nenhuma alteração sobre os testes com os clocks inferiores, o sistema em algumas situações diminuiu de quad para triple channel, sem acusar nenhum erro ou aviso de que isto está acontecendo. Isso também se repetiu com o kit instalado sobre a placa-mãe MSI X99S Gaming 7 e também no modelo da Gigabyte. Ao ligar o sistema o CPU-z mostrava o kit em modo quad channel, mas aleatoriamente depois de um teste "caia" para triple channel, nos levando a concluir que devido a uma possível exigência do sistema ocasiona a diminuição da quantidade de canais que o kit trabalha. Depois de algumas tentativas, conseguimos finalizar os testes com o kit rodando em quad channel.

Nas duas placas-mãe que instalamos o kit, ambos modelos de alto desempenho, notamos que ainda existe um grande problema de compatibilidade com os clocks mais altos. Esse problema não é exclusivo desse kit analisado, já que também constatamos o mesmo problema com o kit da Corsair analisado alguns dias atrás.

Esses problemas de compatibilidade tendem a ser resolvidos com atualizações de BIOS das placas-mãe (tivemos melhora na estabilidade após atualizarmos para as últimas versões disponíveis de BIOS das mainboards utilizadas). Outra melhoria acontecerá naturalmente com otimizações em futuros kits e placas-mãe.

Vale destacar que de acordo com a Kingston, o fato desse kit utilizado ser uma versão de engenharia com tensões mais altas nos perfis XMP em nada afeta desempenho ou estabilidade comparado aos kits que são comercializados. Esses kits de engenharia foram enviados para sites especializados visando atender a demanda de lançamento da plataforma, já que os kits comercializados ainda não estavam disponíveis para envio. 

OBS.: No dia da publicação da análise a MSI liberou uma nova versão da BIOS da placa-mãe X99S Gaming 7, entre as correções otimizações para os perfis XMP. Atualizamos e realmente corrigiu alguns problemas em nosso caso, como a queda de quad channel para triple channel depois de certos testes, por outro lado os resultados não sofreram mudanças, continuando no mesmo patamar dos testes apresentados abaixo. 


AIDA64 - Memory

Para começar os testes de desempenho das memórias comparadas utilizamos o aplicativo AIDA64. Abaixo os resultados.

CONFIGURAÇÃO PARA O TESTE:

Memórias: Leitura

OBS.:

  • Resultados em MB/s ou ns(latência)
  • Quanto MAIOR, melhor
  • Para Latência quanto MENOR, melhor

[ AIDA64 | Kingston HyperX Predator DDR4 16GB 3000MHz ] Hardwares Comparados: 6

Kingston Predator DDR4 16GB 2666MHz (XMP#2)
60250

Kingston Predator DDR4 16GB 2666MHz (XMP#2)
60250

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 2800MHz (XMP#1)
59406

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 2800MHz (XMP#1)
59406

Kingston Predator DDR4 16GB 3000MHz (XMP#1)
58409

Kingston Predator DDR4 16GB 3000MHz (XMP#1)
58409

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 3000MHz (XMP#2)
57646

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 3000MHz (XMP#2)
57646

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 2133MHz (Disable)
54396

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 2133MHz (Disable)
54396

Kingston Predator DDR4 16GB 2133MHz (XMP Disable)
54111

Kingston Predator DDR4 16GB 2133MHz (XMP Disable)
54111



CONFIGURAÇÃO PARA O TESTE:

Memórias: Escrita

OBS.:

  • Resultados em MB/s ou ns(latência)
  • Quanto MAIOR, melhor
  • Para Latência quanto MENOR, melhor

[ AIDA64 | Kingston HyperX Predator DDR4 16GB 3000MHz ] Hardwares Comparados: 6

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 2800MHz (XMP#1)
47305

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 2800MHz (XMP#1)
47305

Kingston Predator DDR4 16GB 2666MHz (XMP#2)
46921

Kingston Predator DDR4 16GB 2666MHz (XMP#2)
46921

Kingston Predator DDR4 16GB 2133MHz (XMP Disable)
46724

Kingston Predator DDR4 16GB 2133MHz (XMP Disable)
46724

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 2133MHz (Disable)
46721

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 2133MHz (Disable)
46721

Kingston Predator DDR4 16GB 3000MHz (XMP#1)
34840

Kingston Predator DDR4 16GB 3000MHz (XMP#1)
34840

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 3000MHz (XMP#2)
34836

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 3000MHz (XMP#2)
34836



CONFIGURAÇÃO PARA O TESTE:

Memórias: Cópia

OBS.:

  • Resultados em MB/s ou ns(latência)
  • Quanto MAIOR, melhor
  • Para Latência quanto MENOR, melhor

[ AIDA64 | Kingston HyperX Predator DDR4 16GB 3000MHz ] Hardwares Comparados: 6

Kingston Predator DDR4 16GB 2666MHz (XMP#2)
61689

Kingston Predator DDR4 16GB 2666MHz (XMP#2)
61689

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 2800MHz (XMP#1)
61511

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 2800MHz (XMP#1)
61511

Kingston Predator DDR4 16GB 2133MHz (XMP Disable)
52743

Kingston Predator DDR4 16GB 2133MHz (XMP Disable)
52743

Kingston Predator DDR4 16GB 3000MHz (XMP#1)
52622

Kingston Predator DDR4 16GB 3000MHz (XMP#1)
52622

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 3000MHz (XMP#2)
52439

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 3000MHz (XMP#2)
52439

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 2133MHz (Disable)
51845

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 2133MHz (Disable)
51845



CONFIGURAÇÃO PARA O TESTE:

Memórias: Latência

OBS.:

  • Resultados em MB/s ou ns(latência)
  • Quanto MAIOR, melhor
  • Para Latência quanto MENOR, melhor

[ AIDA64 | Kingston HyperX Predator DDR4 16GB 3000MHz ] Hardwares Comparados: 6

Kingston Predator DDR4 16GB 2666MHz (XMP#2)
61.3

Kingston Predator DDR4 16GB 2666MHz (XMP#2)
61.3

Kingston Predator DDR4 16GB 3000MHz (XMP#1)
61.4

Kingston Predator DDR4 16GB 3000MHz (XMP#1)
61.4

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 3000MHz (XMP#2)
63.1

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 3000MHz (XMP#2)
63.1

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 2800MHz (XMP#1)
64.6

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 2800MHz (XMP#1)
64.6

Kingston Predator DDR4 16GB 2133MHz (XMP Disable)
72.1

Kingston Predator DDR4 16GB 2133MHz (XMP Disable)
72.1

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 2133MHz (Disable)
72.3

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 2133MHz (Disable)
72.3



CineBENCH R15
Utilizamos o CineBench para nosso primeiro teste de processamento, ele "mete" o desempenho do sistema convertendo uma imagem.

CONFIGURAÇÃO PARA O TESTE:

R15: Teste modo CPU (multi)

OBS.:

  • Resultados em pontos calculados pelo aplicativo
  • Quanto MAIOR, melhor

[ CineBENCH | Kingston HyperX Predator DDR4 16GB 3000MHz ] Hardwares Comparados: 6

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 2800MHz (XMP#1)
1429

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 2800MHz (XMP#1)
1429

Kingston Predator DDR4 16GB 2666MHz (XMP#2)
1407

Kingston Predator DDR4 16GB 2666MHz (XMP#2)
1407

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 3000MHz (XMP#2)
1400

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 3000MHz (XMP#2)
1400

Kingston Predator DDR4 16GB 3000MHz (XMP#1)
1393

Kingston Predator DDR4 16GB 3000MHz (XMP#1)
1393

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 2133MHz (Disable)
1328

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 2133MHz (Disable)
1328

Kingston Predator DDR4 16GB 2133MHz (XMP Disable)
1325

Kingston Predator DDR4 16GB 2133MHz (XMP Disable)
1325



x264 Full HD Benchmark
Já o teste x264 FHD mede o desempenho do sistema convertendo uma imagem em formato FullHD, o resultado é apresentado em FPS, confiram:

CONFIGURAÇÃO PARA O TESTE:

Padrão

OBS.:

  • Resultados em FPS
  • Quanto MAIOR melhor

[ x264 FULL HD | Kingston HyperX Predator DDR4 16GB 3000MHz ] Hardwares Comparados: 6

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 2800MHz (XMP#1)
42.90

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 2800MHz (XMP#1)
42.90

Kingston Predator DDR4 16GB 2666MHz (XMP#2)
42.40

Kingston Predator DDR4 16GB 2666MHz (XMP#2)
42.40

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 3000MHz (XMP#2)
42.20

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 3000MHz (XMP#2)
42.20

Kingston Predator DDR4 16GB 3000MHz (XMP#1)
42.10

Kingston Predator DDR4 16GB 3000MHz (XMP#1)
42.10

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 2133MHz (Disable)
39.80

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 2133MHz (Disable)
39.80

Kingston Predator DDR4 16GB 2133MHz (XMP Disable)
39.60

Kingston Predator DDR4 16GB 2133MHz (XMP Disable)
39.60



Metro Last Light
Por fim medimos o comportamento do sistema rodando o game "Metro: Last Light", uma referência de qualidade gráfica em games para PC.

CONFIGURAÇÃO PARA O TESTE:

1920x1080, Very High, 16xAF, Tessellation: Very High

OBS.:

  • Game baseado em DirectX 11
  • Resultados em FPS médio
  • Quanto MAIOR, melhor

[ Metro Last Light | Kingston HyperX Predator DDR4 16GB 3000MHz ] Hardwares Comparados: 6

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 3000MHz (XMP#2)
88.00

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 3000MHz (XMP#2)
88.00

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 2800MHz (XMP#1)
87.50

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 2800MHz (XMP#1)
87.50

Kingston Predator DDR4 16GB 2666MHz (XMP#2)
87.50

Kingston Predator DDR4 16GB 2666MHz (XMP#2)
87.50

Kingston Predator DDR4 16GB 3000MHz (XMP#1)
87.50

Kingston Predator DDR4 16GB 3000MHz (XMP#1)
87.50

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 2133MHz (Disable)
87.00

Corsair Vengeance LPX DDR4 16GB 2133MHz (Disable)
87.00

Kingston Predator DDR4 16GB 2133MHz (XMP Disable)
86.50

Kingston Predator DDR4 16GB 2133MHz (XMP Disable)
86.50



AVALIAÇÃO:

Performance

9.0

Acabamento

9.5

Compatibilidade

8.0

Preço

8.5
Conclusão

O lançamento dos processadores Haswell-E e chipset X99 da Intel trouxeram junto o suporte as tão esperadas memórias DDR4, que  chegam cerca de 7 anos após as memórias DDR3. Inicialmente esse novo padrão de memórias é suportado exclusivamente por essa plataforma, socket LGA 2011-v3, sendo incompatível com outras plataforma, seja Intel ou AMD.

Como os grandes destaques das memórias DDR4 sobre as memórias DDR3 temos o menor consumo de energia, possibilidade de frequências mais altas e maior largura de banda, todas características interessantes na teoria, mas que na pratica o usuário de computador desktop não verá grande diferença, ficando por conta de outros componentes do sistema a responsabilidade de aumentar o desempenho. Outro detalhe é que os primeiros kits DDR4 chegam com latências altas comparadas aos kits topo de linha DDR3, em média CL15 e nos melhores casos CL14, mas isso tende a mudar com o tempo, com o refinamento da tecnologia, o que fará as latências baixarem.

A linha HyperX Predator da Kingston possui diversas velocidades, partindo de 2133MHz até 3000MHz (modelo analisado), sendo todos os kits com 16GB em módulos de 4GB. O suporte a versão 2.0 do XMP promete melhor comportamento em overclock, mas devido a novidade e bastante incompatibilidade com placas-mãe ainda pode demorar a atingir seu melhor cenário, algo que acontecerá naturalmente com o tempo, em grande parte dos casos via atualização de BIOS. Este tipo de evolução é natural, já que trata-se de uma tecnologia com pouco tempo no mercado. Em nossos testes inclusive o perfil de 3000MHz tem desempenho consideravelmente inferior ao perfil de 2666MHz, por exemplo. O problema é concluir quem está causando as limitações, o kit ou a placa-mãe. De acordo com a Kingston, os kits testados por eles não apresentaram esses problemas em uma mainboard Asus Rampage V Extreme, mas infelizmente não temos esse modelo em nossa redação para podermos verificar.

Como destacamos, todos os kits da linha Predator são compostos por 4 módulos de 4GB em total de 16GB (4x4GB = 16GB), pensando em um sistema que irá rodar em "quad channel", o que existe de melhor nesse tipo de tecnologia. O porém é que em ambos os modelos de placas-mãe que testamos tivemos problemas com o perfil mais alto de 3000MHz, que em algumas situações, após rodar alguns testes, o sistema diminuía automaticamente de quad para triple channel, mas mantendo os 16GB de RAM, algo curioso e que mostra algum problema, provavelmente relacionado a mainboard e que tende a ser corrigido via atualização de BIOS. Esse problema acontecia, sem uma regra de sequência, com o kit Vengeance LPX DDR4 16GB 2800MHz da Corsair que analisamos alguns dias atrás.

Os timings dos kits DDR4-2133MHz ainda estão bastante altos quando comparamos com kits DDR3-2133MHz. Enquanto os atuais kits DDR4 nessa velocidade vem normalmente com CL15, kits DDR3 já trabalham em CL10-CL11. Com o tempo os kits DDR4 tendem a melhorar essa característica, mas no cenário atual essa é a realidade, que pesa contra o novo formato. Apenas o perfil XMP de 2666MHz roda com CL14, no caso do kit analisado.

Galeria da análise da Kingston HyperX Predator DDR4 16GB 3000MHz

Fora do Brasil o kit de 16GB analisado, com clock de 3000MHz, estava custando U$365 dólares em uma pesquisa feita no dia 08/12, hoje (dia 15/12/14), uma semana depois ele pode ser encontrado em promoção por U$290, queda bastante alta que mostra uma tentativa do mercado em aumentar a saída desses produtos. Um kit de mesma capacidade com clock de 2133MHz hoje está custando U$10 a menos, mas em um cenário normal tende a custar quase U$100 a menos que o kit de 3000MHz.

No Brasil os kits da linha HyperX Predator DDR4 da Kingston devem chegar nas próximas semanas, como de costume por ser um produto lançamento e destinado a público entusiasta com preços nas altura, nem chego a me arriscar a quanto deve chegar, mas com certeza a um valor bem alto.

Kit tem alto desempenho e visual imponente com seu layout na cor preta e perfil alto, mas pode gerar incompatibilidade com coolers a ar de alto desempenho


PRÓS
  • Alta velocidade com baixo consumo de energia (apesar do kit analisado ser um modelo de engenharia com tensão mais alta do que os modelos comercializados)
  • Ótimo acabamento e visual imponente
CONTRAS
  • Dissipadores com perfil alto geram incompatibilidade com coolers a ar de alto desempenho
  • Apesar da alta velocidade, não traz ganho de desempenho prático na maioria das aplicações cotidianas
  • Timings ainda altos comparados a kits DDR3 de mesma velocidade
  • Perfil XMP de 3000MHz não teve desempenho esperado