Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

Hardware

VESA divulga as especificações do padrão DisplayPort 1.3

VESA divulga as especificações do padrão DisplayPort 1.3

15/09/2014 14:53 | | @kerberdiego | Reportar erro







O bom e velho e grauito DisplayPort 

A Video Electronics Standards Association (VESA) anunciou as características da futura geração do DisplayPort, a 1.3. Este update traz novidades importantes comparado ao padrão DisplayPort 1.2a, o mais recente até o momento. A largura de banda máxima foi ampliada para 32.4Gbps, com cada linha sendo capaz de entregar 8.1 Gbps, algo que representa um aumento de 50% em relação à geração passado.

O novo padrão chega trazendo a compatibilidade com vídeos de alta resolução. Da banda total, 25.95 Gbps podem ser usados para vídeo sem compressão, o que torna possível o uso de monitores com resolução 5K (5120 x 2880) com apenas um cabo DisplayPort 1.3. O padrão também poderá transmitir através de uma conexão a resolusão UHD em dois monitores simultaneamente, com o uso da tecnologia VESA Coordinated Video Timing.

As  quatro linhas do DisplayPort são multifuncionais, sendo que podem ser coordenados múltiplos dispositivos através de uma conexão. Como exemplo, a VESA afirmou que será possível conectar um monitor UHD (3840 x 2160) operando em 60hz ocupando duas linhas e, com as duas linhas restantes, realizar transferências de dados nos padrões USB 3.0 ou Thunderbolt, por exemplo.

O padrão DisplayPort pode ser conectado, através de adaptadores, com outros padrões como HDMI, VGA e DVI. O DisplayPort é um padrão aberto e seu uso é gratuito, diferente do formato proprietário e pago HDMI que, apesar desta característica, é mais popular.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *