Podemos dizer que a Russia começou com a moda do uso de câmeras em carros, se não começou, ao menos popularizou, afinal vem de la uma série de vídeos com cenas de tudo que é tipo, desde acidentes como não poderia deixar de ser, a brigas de transito e alguns bastante curiosos, até filmagem de queda de meteorito, enfim, tudo porque uma boa quantidade de carros possuem câmeras internas. "Veja o motivo do uso de câmeras em carros na Russia mais abaixo".

Hoje vamos analisar um modelo da Papago, marca que atua em alguns países e que vai entrar em mercado brasileiro daqui a algum tempo. O modelo que vamos analisar é o Papago P2 Pro, um dos melhores da empresa, que entre suas principais característica está a filmagem em FULL HD, GPS integrado, sistema de aviso de colisão e até mesmo detector de velocidade e radar. Em cenário internacional seu preço recomendado é de U$249, mas atualmente está custando menos de U$ 200 (pesquisa na Amazon dia 22/04/2014).


Características técnicas
Abaixo temos uma tabela com as principais características técnicas da P2 Pro e de outros modelos da Papago, inclusive da P3, último lançamento da empresa que traz como principal mudança sobre a P2 Pro o suporte a GPS para navegação, no caso da P2 Pro, o GPS funciona associado ao vídeos mostrando o local exato onde o carro está passando.


Como principais características da P2 Pro, a Papago destaca o seguinte:

- Sistema avançado de assistência de direção (Advanced driver assistance system (ADAS}, incluindo Stop e Go, LDWS (Lane Departure Warning System) e FCWS (Front Collision Warning System)

- Sistema de aviso de cansaço alerta o motorista para descansar antes de continuar dirigindo

- O sistema alerta quando luzes são necessárias para boa condição de direção

  

- GPS Integrado. Grava coordenadas, velocidade, direção e datas enquanto a câmera estiver ligada.

- Sensor G integrado, com suporte a backup de vídeo enquanto um acidente acontece

- Suporte digital WDR (Wide Dynamic Range) e gravação em vídeo de alta resolução Full HD 1080p a 30 frames por segundo.

  

- Suporte a captura de tela

- Sistema que liga automaticamente a câmera quando o carro é ligado

- Saída HDMI com suporte a visualização em HDTV

- Proteção com temperaturas altas e baixas

Ângulo de visão de 130º

A Câmera permite que se filme carros que estejam dos lados direito e esquerdo, por causa de seu ângulo de visão mais amplo, de 130º.

Wide Dynamic Range (WDR)
O Wide Dynamic Range é uma função pensada para situação de brilho extremo ou área onde há pouca luz. Quando ativado, esse recurso ajuda a ajustar o contraste da imagem, fazendo com que áreas mais claras não fiquem muito saturadas, nem que áreas mais escuras fiquem com o brilho muito baixo. 

Sensor G
A Papago P2 Pro traz o Sensor G integrado, que faz um backup automático do vídeo quando ele mede uma grande e brusca força sendo aplicada sobre o gravador, no caso de uma batida, por exemplo.

OBS.: A função de detecção de radares está relacionado a detecção visual com mesma metodologia da detecção de placas de velocidade. Não existe um sensor específico para detecção desses aparelhos. Também destacamos que essa funcionalidade não foi desenvolvida para detectar grande parte dos radares brasileiros, em nossos testes, não conseguiu detectar nenhum radar, sendo que passamos por dezenas durante os dias de teste.

Fotos
Abaixo algumas fotos da câmera, que tem bom acabamento, mas tamanho um pouco grande para ficar sobre o para-brisa do carro. Seus botões para acesso as opções de configurações etc são de fácil acesso. Na parte lateral, além do slot para cartão, ela ainda possui uma conexão HDMI para liga-lá a outro dispositivo, gerando uma "imagem" clone de seu menu, possibilitando ver todos os vídeos gravados através da função "play".

Abaixo algumas fotos da câmera instalada e funcionando.

Armazenamento

A P2 Pro suporta cartões SD de até 32GB. Abaixo a tabela referente a quantidade em minutos que os modelos com capacidade de 8GB, 16GB e 32GB armazenam em qualidade FULL HD 32FPS.

Porque da popularização das câmeras em carros na Russia
De acordo com o site "Falando Russo", o motivo da popularização das câmeras em carros na Russia se deve a corrupção, sendo que os tribunais não funcionam. Quem se envolver em um acidente por lá, se tiver bom relacionamento ou $$$ que a outra parte envolvida, tende a ser beneficiado, não muito diferente das coisas por aqui, ao menos no Brasil ainda não chegamos nesse nível em acidente de transito, não que não exista, pelo contrario, mas na Russia a coisa é tão séria que 5% dos carros já tem câmeras instaladas.

Abaixo selecionamos algumas coletâneas de vídeo gravados por câmeras internas em carro na Russia, tem de tudo, acidentes, brigas, meteorito e vacas sendo arremessadas no meio da pista.



Esses vídeos acima são apenas alguns dos milhares disponíveis no Youtube. Para quem está a fim de perder um tempo vendo mais videos gravados por câmeras em carros na Russia, alguns extremamente bizarros, confira esse link.

Nossos testes
Abaixo nossa review em vídeo da câmera Papago P2 Pro.

Firmware
O firmware da Papago P2 Pro pode ser atualizado, servindo para corrigir problemas e adicionar suporte a novas linguás. Um detalhe é que a atual versão tem problema com a linguá portuguesa(Portugal), caso o usuário selecione essa língua, será obrigado atualizar novamente a firmware para a versão original. Esperamos que esse problema sera corrigido em futuras versões de firmware.

Conclusão

Apesar de ainda ser um dispositivo raro em carros no Brasil, naturalmente esse tipo de produto deve ganhar espaço com o tempo, nunca na mesma proporção do que se vê na Russia, porque por incrível que pareça, por lá a corrupção é ainda maior, ao menos no transito, já que não é fácil ganhar do Brasil quando se trata de corrupção.

Em se tratando especificamente da Papago P2 Pro, concluímos que é um ótimo produto, cumpre o que promete, apesar de que felizmente não presenciei situações para testes como o do sistema de colisão e backup durante acidentes, mas em se tratando dos vídeos gravados de dia, a noite, com sol e com chuva, a qualidade ficou excelente. Entre os motivos, o ótimo sensor com gravação em alta qualidade mesmo com baixa luminosidade, com vídeo em FULL HD e 30FPS, além do ângulo de abertura de 130º, possibilitando gravar cenas da lateral frontal do carro.

A câmera possui uma série de tecnologias bem interessante para onde é utilizada. Entre elas destacamos o G-Sensor com backup em situações de colisão, botão de emergência que evita que um vídeo importante seja substituído por novos vídeos quando o mesmo ficar antigo e acabar o espaço no cartão. O sistema detecta placas de velocidade e até mesmo radares, alertando o motorista. Também possui sensor de baixa luminosidade e de fatiga(esse configurado por hora). O sistema Stop & Go avisa quando o carro da frente se move(caso você fique parado por 10 segundos).

No quesito segurança, ela possui sistema frontal anti colisão, que alerta o motorista caso ele se aproxime de mais do carro da frente, além do sistema de trajeto correto, que alerta caso você avance na pista contraria, isso logicamente considerando que a estrada que você dirija tenha a sinalização correta no chão para que o sistema consiga detectar onde você deve permanecer. 

Outro ponto bastante interessante está no GPS integrado, aliado ao aplicativo para computador, é possível conferir simultaneamente o trajeto que está sendo feito no mapa com a visualização da câmera, no mínimo é uma funcionalidade útil para localização.

O seu design poderia ser melhorado, visando um produto mais compacto, especialmente no que diz respeito a profundidade da câmera a fim de fazer ela chamar menos atenção, afinal se o transito na Russia é mais corrupto, acho que ganhamos deles aqui quando se trata de roubo, a câmera me parece deixar o carro um pouco mais atrativo para os interessados nessa prática.

Funcionalidade de conexão com algum aplicativo via Bluetooth / Wifi com o smartphone também seria muito interessante, desde configurações a visualização de vídeos armazenados no cartão, sem necessidade de um computador e da remoção da câmera.

Indo além, se ela tivesse suporte a uma conexão WiFi poderia se conectar a uma rede quando entrar na garagem e outros dispositivos acessarem os vídeos, visando backup ou mesmo visualização, algo que em teoria não é complicado, e tornaria o produto ainda mais atrativo.


PRÓS
  • Filma em FULL HD (1080p/30FPS)
  • Ótima qualidade de imagem mesmo em situações adversas com baixa luminosidade e tempo chuvoso
  • Menu de configuração de fácil entendimento e manuseio
  • Diversos sensores para ajuda na direção, desde fadiga a proximidade de outros veículos e saída da pista correta
  • Boa qualidade na captura de áudio
  • Conexão HDMI(tipo C) para visualizações de vídeos em dispositivos como TVs
  • Em conjunto com software, é possível ver em um mapa o ponto exato do vídeo gravado
CONTRAS
  • Faltou suporte a conexão via Bluetooth/WiFi com Smartphones/tablets/notebook para visualização dos conteúdos
  • Tamanho poderia ser menor, especialmente na profundidade