Adrenaline: Fonte de informação sobre Tecnologia e Jogos

Tutorial

Aprenda como transmitir seus jogos ao vivo pelo Xbox One

Aprenda como transmitir seus jogos ao vivo pelo Xbox One





Share on Google+

Quando os novos consoles foram divulgados no início do ano passado, havia a promessa de que o jogador poderia transmitir online e ao vivo os jogos que ele tivesse jogando na hora, podendo usar um microfone e uma câmera caso ele quisesse aparecer na imagem.

Isso causou um alvoroço porque todo mundo poderia transmitir suas partidas de forma fácil e rápida. Mas também gerou uma desconfiança de que para isso seria necessária uma conexão de ponta, fibra ótica, ou algo do tipo. Então imagina para nós brasileiros! Seria um problema sério conseguir transmitir algo de forma razoável. Ou seja, transmitir ao vivo e com ótima qualidade era coisa para "americano".


Há uma semana a Microsoft disponibilizou essa função de transmitir ao vivo os jogos usando o aplicativo Twitch do Xbox One, que antes só havia a opção de assistir. No Playstation 4, a Sony disponibilizou logo no lançamento, mas o processo é diferente. Então aqui iremos abordar somente a versão para Xbox One.

Para começo de conversa, a alegria foi geral porque não é necessário ter uma banda larga absurdamente rápida, tampouco fibra ótica e nem ping baixo. O aplicativo se adapta à banda de upload do usuário, sendo que para transmitir em alta definição, basta ter um upload nominal de "apenas" 2 Megas, ou seja, cerca de 200kb por segundo, o que é relativamente comum hoje em dia em conexões de banda larga. Lembrando que essa banda de transmissão é para ALTA DEFINIÇÃO. Confira o vídeo abaixo, gravado de uma transmissão ao vivo e exportado para o Youtube:

Quem tem a taxa de upload mais lenta, mas acima de 80kb por segundo (o mínimo estipulado pelo Twitch), também poderá transmitir sem problemas. Claro que não será possível transmitir em alta definição, mas a transmissão ainda sim será aceitável e com boa qualidade para o tipo de conexão.

Para que a transmissão seja boa com 80kb por segundo, quer dizer, seja contínua sem travamentos, é necessário que o usuário use de bom senso e não ative alta definição para as transmissões. O aplicativo faz um teste na banda do usuário e determina o que é melhor, mas o usuário tem livre arbítrio para atribuir a qualidade que quiser: alta, média ou baixa.

Se o usuário tiver uma banda de transmissão de 100kb por segundo, e quiser transmitir mesmo assim em alta definição, sua transmissão será travada e interrompida constantemente. Então o ideal é usar a qualidade compatível com sua banda de upload, assim todos poderão assistir as transmissões sem problema algum.

Lembre-se, uma boa transmissão é aquela que corre de forma fluida e continua, sem travamento que irritam e que fazem as pessoas saírem do canal e irem para outros.

Quem pensa em transmitir, a primeira coisa a se fazer é criar uma conta no Twitch. Para isso, o ideal é ir até o site oficial e criar por lá, e em seguida configurar os parâmetros necessários para que os vídeos fiquem gravados no canal e ainda possam ser upados para o canal do Youtube do usuário. Para isso, basta seguir o tutorial abaixo após a conta ter sido criada e validada:

1 - A primeira coisa é abrir a página do canal do usuário e clicar no ícone da chave inglesa (settings), como mostra a figura abaixo.


2 -
Em settings, clique em Channel & Videos.

3 - Desça a página até achar Archive Broadcasts e marque a opção. Isto serve para que todas as transmissões fiquem gravadas no canal e possam ser assistidas a qualquer momento.


4 - Após marcado, vá ao menu de cima ainda em Settings e clique em Connection. Nesse ponto você vai escolher onde quer compartilhar seus vídeos, incluindo o Youtube. Para isso, basta clicar no ícone "v" correspondente e vincular a sua conta pessoal.


5 - Após vincular as contas, clique no item Dashboard no menu da esquerda.


6 - Depois de clicado, o Dashboard irá abrir. Esse é o local onde os vídeos são configurados, editados e/ou exportados.

7 - Clicando em Recorded, aparecem os vídeos gravados.


8 - Clique na opção Highlight (na direita) do vídeo que pretende editar ou exportar para o Youtube.


9 - Highlight é onde os vídeos podem ser editados, extraindo os melhores momentos de cada um deles. Para isso basta arrastar as sinalizações amarelas, que correspondem ao ínicio e fim de cada trecho que você quer salvar. Ou pode-se arrastar até as laterais e salvar o vídeo inteiro.


10 - Escolhido o que você quer salvar, basta clicar em Publish Video.


12 - Preencha os dados correspondentes ao vídeo e em seguida clique em Finish.


13 - Feito isso, vá para Highlights, e o vídeo editado aparecerá lá. Clique no vídeo correspondente.

14 - Ao abrir o vídeo, clique no ícone da engrenagem próximo ao canto inferior esquerdo e um menu aparecerá. Clique em Upload (com o logo do Youtube).


15 - Após ter clicado, aparecerá um pedido de autorização. Aceite.


16 - Preencha os dados que você quer que apareça no Youtube, e clique em Upload to Youtube.


17 - Se tudo correr bem, uma aviso em verde aparecerá no topo da tela informando que o vídeo já está sendo enviado para o seu canal do Youtube, e que um e-mail será enviado avisando quando o processo todo terminar. O envio demora apenas alguns minutos, dependendo da duração do vídeo. Se a transmissão ao vivo for feita em alta definição, o vídeo no Youtube também será em alta definição.



Após tudo configurado na página do Twitch, para começar a transmitir uma partida do Xbox One, basta o jogador abrir um jogo qualquer e em seguida abrir o aplicativo do Twitch. Nele o jogador vai logar (apenas na primeira vez) e em seguida clicar em "transmita", colocando o titulo do vídeo. Pronto. Tudo acontece de forma instantânea.

Se o jogador quiser conversar, ele pode deixar o Twitch no canto direito da tela e jogar respondendo as pessoas usando o headset ou o Kinect. Ou seja, os visitantes comentam em texto e o jogador responde com áudio dentro da transmissão ao vivo. Pode também usar a câmera do Kinect escolhendo onde e como o jogador quer aparecer no vídeo.

Ficou confuso no Xbox One? Então siga o passo a passo a seguir:

1 - Depois de abrir o jogo e o aplicativo do Twitch, clique em Transmita.

2 - Depois clique em Configurações para determinar a velocidade da sua conexão.


3 -
Em configurações irá aparecer uma velocidade pré-determinada pelo aplicativo. Clica em cima dela.

4 - Nesse momento você poderá testar sua conexão e estipular a qualidade de vídeo que deseja. O ideal é usar a qualidade que sua banda suporta, afim de evitar problemas na transmissão.


5 -
Aguarde o teste da conexão, para saber qual qualidade melhor se adapta à ela.


6 - Feito isso, volte para o início e clique em Inicar transmissão.


Pronto! Feito isso tudo, você já estará transmitindo seu jogo ao vivo para todo mundo que acessar seu canal. 

Se você configurou as redes sociais no site do Twitch, como explicado mais acima, assim que você começar uma transmissão, um aviso é enviado através do Twitter e do Facebook automaticamente.

Caso você não tenha ou não queira configurar isso, basta copiar o link do seu canal e postar onde quiser.

Abraço, e uma boa jogatina!


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Adrenaline. Se achar algo que viole nossas condições de uso, denuncie através do link de report de erro do conteúdo.

Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos etc., serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão BANIDOS. Não iremos fazer análises de reclamações sobre banimentos, então pedimos a colaboração para evitar inconvenientes.

* Esse é um espaço de troca de conhecimentos e opiniões, use-o para esses propósitos *