Segurança

Novo ataque no Twitter já afetou mais de 31 mil usuários

16/04/2012 11:00 | | @twitter







Um novo ataque de phishing está se espalhando pelo Twitter para roubar as credenciais de acesso dos usuários à rede. Identificado pela ESET, o golpe já afetou mais de 31 mil pessoas ao redor do mundo e usa como isca falsas mensagens sobre rumores ou tragédias.

Os tweets incluem um link fraudulento. Caso o usuário acredite na mensagem e clique na URL, é redirecionado a uma página que informa que a conta do Twitter saiu do ar. A partir daí, são induzidos a inserir o login e senha para voltar à rede, mas o que acontece de verdade é o roubo dessas informações.


Os especialistas do laboratório da ESET apontam que, até o momento, os cibercriminosos utilizaram apenas frases em inglês para disseminar o  golpe. No entanto, há uma tendência de que eles migrem para outras línguas, inclusive o português, para divulgar as mensagens maliciosas.

“A melhor forma de não ser vítima desse tipo de ataque é ter um antivírus no computador ou no dispositivo utilizado para acessar a internet e mantê-lo sempre atualizado”, aconselha Camillo Di Jorge, country manager da companhia no Brasil. “Além disso, os usuários precisam redobrar o cuidado na hora de acessar qualquer link no Twitter e, principalmente, evitar inserir informações confidenciais em páginas que não forem totalmente confiáveis.”