Internet

Twitter armazena informações de usuários de smartphone por até 18 meses

16/02/2012 09:55 | | @twitter







Em comunicado oficial realizado nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, o Twitter admitiu que mantém armazenadas por pelo menos 18 meses as informações dos usuários que utilizam o aplicativo da rede social em smartphones. A coleta de nomes, e-mails e números de telefone ocorre a partir da primeira utilização do recurso “encontrar amigos” sem nenhum tipo de autorização do usuário ou aviso prévio. A única notificação gerada pelo aplicativo é sobre a busca de pessoas registradas no serviço a partir dos contatos do celular.

O Twitter recebeu diversas críticas e a porta-voz do microblog, Carolyn Penner, disse que uma atualização futura do aplicativo para dispositivos móveis promete deixar claro o tipo de captação de dados obtidos pelos smartphones dos usuários, para evitar qualquer tipo de mal-entendido sobre seus métodos de armazenamento.

“Queremos ser claros e transparentes em nossa comunicação com os usuários. No lugar de ‘escanear os seus contatos’, vamos passar a usar ‘enviar os seus contatos’ e ‘importar os seus contatos’”, disse Penner ao jornal L.A. Times. A atualização citada pela porta-voz do Twitter para iOS e Android ainda não teve data revelada.

Segundo a BBC News, a decisão foi anunciada poucas semanas depois de Arun Thampi, um desenvolvedor de aplicativos de Cingapura, criticar abertamente o app do Twitter por coletar as informações do seu iPhone sem que ele tivesse conhecimento.