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Detalhes (e imagem do die) do AMD Trinity vazam na web

10/01/2012 22:41 | | @twitter







Estão circulando pela web desde cedo, informações extraoficiais sobre a futura geração de APUs da AMD, codinome Trinity.

Para quem ainda não sabe, a futura linha Fusion da companhia tem como destaques, a presença de núcleos de processamento central baseados na recém lançada arquitetura Bulldozer, além de GPU integrada ao die da CPU baseada no design VLIW4 (presente, por exemplo, na Radeon 6900).

Ao olhar a imagem do die do Trinity, percebe-se claramente a diferença em relação ao Llano, em virtude, sobretudo, pela mudança dos núcleos Stars pelos Piledrivers (localizados no canto inferior esquerdo). A APU conta com 4MB de memória cache L2, sendo 2MB por cada módulo (localizado logo acima de cada módulo).


(Imagem do die da APU Trinity da AMD)


Abaixo do módulo esquerdo encontra-se a controladora PCI Express (aparentemente suportando a mesma configuração/linhas do Llano). Ao que parece, entre os dois módulos está todo o hardware do que se conhecia do North Bridge.

Já n aparte superior esquerda encontra-se as duas controladoras de memória DDR3, que suportam módulos de até 2133Mhz.

O grande espaço do lado direito está reservado para o chip gráfico integrado. Embora não se saiba com exatidão qual classe de Radeon será utilizada, especula-se que pela imagem, será uma GPU composta por 6 clusters SIMD do tipo VLIW4, resultando assim em 384 Stream Processors.

Embora aparentemente a GPU do Trinity (se a especulação for confirmada) seja mais fraca que a do Llano (384 SPs vs. 400 SPs), vale lembrar que a arquitetura VLIW4 é bem mais eficiente do que a atual VLIW5. Além disso, os clocks da GPU do Trinity serão maiores do que os do Llano.

Falando em performance, em novembro, o Donanimhaber divulgou supostos testes da AMD com o desempenho do Trinity, onde revelaram uma melhora entre 14% e 53% em relação ao Llano.

Ainda no campo da especulação, a julgar pela imagem, a futura geração de APUs da AMD terá die com área aproximada de 240 mm2. A título de comparação, o Llano tem 228 mm2.