Games

Microsoft Xbox 720 “Loop” terá CPU ARM e Windows 9 Core?!

08/11/2011 16:21 | | @twitter







Enquanto que tudo parecia mais ou menos resolvido em se tratando das especificações – extra oficiais – da próxima geração de consoles da Microsoft, até então chamado pela mídia de Xbox 720 – e que recentemente passou a ser conhecido pelo nome/codinome Loop – eis que surge hoje pela web, um rumor que desmente tudo o que se especulava em torno do console.

De acordo com o rumor, o Xbox Loop será equipado com um processador baseado na arquitetura ARM, além de ser baseado na geração Windows 9. De acordo com uma fonte não oficial, a idéia da Microsoft é reduzir ao máximo o custo de produção do console, tornando-o proporcionalmente mais barato que o atual Xbox 360.

Até então, as especulações indicavam que o Xbox 720 utilizaria uma versão especial da unidade de processamento acelerada (APU) da AMD, baseada na arquitetura Bulldozer. Vale ressaltar que no início das especulações, cogitou-se que o console da Microsoft teria como “cérebro”, uma nova geração do processador Cell da IBM.

Contudo, o novo rumor sugere que um chip do tipo system-on-chip (SoC) baseado na arquitetura ARM com múltiplos núcleos auxiliares dedicados para gráficos, IA, física, som, criptografia de rede, e sensores. O chip será projetado pela Microsoft e dois parceiros não revelados. O novo console é projetado para suportar o sistema operacional que será baseado no núcleo do Windows 9, e deverá ter dimensões mais compactas em relação ao atual.

O mais curioso é que, com o uso de um processador do tipo SoC ARM, as chances de se utilizar uma GPU da AMD – em tese – diminuem em relação a uma da NVIDIA ou da PowerVR, uma vez que estas duas já trabalham com a ARM há algum tempo. Por outro lado, caso a Microsoft deseje facilitar o processo de retrocompatibilidade, reduzindo assim custos extras de licenciamento de propriedade intelectual, uma GPU Radeon é a candidata natural para compor o hardware do Loop.

Outro fato curioso diz respeito ao suposto uso do SO Windows 9 no console. Contudo, tal opção tornaria o processo de desenvolvimento e compartilhamento entre diversas plataformas mais rápido, fácil e transparente, alavancando – e unificando – assim os dispositivos portáteis em um mesmo macro ambiente do console principal da Microsoft.

Quanto a uma provável data de lançamento, especula-se que o Xbox 720 poderá chegar em 2013, tempo muito curto para a chegada do sucessor do Windows 8, agendado para 2012.