Tecnologia

'Minority Report' vira realidade com o Kinect

10/12/2010 09:42 | | @twitter







Desde o lançamento do Kinect nos Estados Unidos, no início de novembro, diversas pessoas têm criado usos alternativos para o acessório, desenvolvendo métodos de interação com diversas interfaces apenas com os gestos.

As técnicas foram aperfeiçoadas e agora as equipes do Robot Locomotion Group e do Learning Intelligent Systtems do MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, conseguiram criar a interação mais próxima da que é vista no filme "Minority Report", estrelado por Tom Cruise com a direção de Steven Spielberg. Para tanto, os pesquisadores utilizaram o driver libfreenect para Linux.


O sistema é capaz de reconhecer e distinguir as palmas das mãos e cada um dos dedos em mais de 60 mil pontos a 30 frames por segundo, o que, segundo os grupos responsáveis pelo projeto, garante uma interação fluida em tempo real.



Não é a primeira vez que o pessoal do MIT usa o Kinect para propósitos bem diferentes do que simplesmente jogar e se divertir com os amigos. A equipe do Fluid Interfaces Group demonstrou, no final de novembro, o DepthJS, sistema que faz o Javascript se comunicar com o acessório da Microsoft, permitindo a navegação web através de gestos.