A Cooler Master é uma marca conhecida em diversas áreas de acessórios e hardware para computadores, como fontes, gabinetes, coolers etc. Agora a empresa investe numa linha especializada em acessórios para o público gamer: a linha CM Storm. O mouse Sentinel Advance é o primeiro produzido com a marca, e traz a empresa para este novo mercado.

A primeira vista, o mouse mostra um design bastante focado em gamers, com visual chamativo e diversas funcionalidades, como botões programáveis, personalização da aparência e funções, e ajustes diversos. Nas próximas páginas, vamos fazer um estudo mais a fundo das capacidades do periférico que chegou para tentar competir com empresas como Razer, Steelseries, Logitech, Microsoft e outras marcas já consagradas em produzir equipamentos para gamers "hardcore" e cyberatletas.


Especificações Técnicas
Numa visão geral, o mouse Sentinel Advance possui especificações que não deixam a desejar para quem quer um periférico eficiente para horas de jogo. Os dois sensores independentes, um para os deslocamentos verticais e outro para os horizontais, garantem uma boa precisão, com o máximo de até 5600 dpi. O cabo é bastante longo, com 1,80 m, e tem bom acabamento, com a conexão banhada a ouro.


Dados Gerais:

Sensor: Duplo sensor de 5600 DPI Storm Tactical
Conexão: Plugue USB banhado à ouro 24k
Configuração: Interface gráfica para configuração de Profiles e Macro
Botões: 8 programáveis
Efeitos de luz customizáveis
Peso: Ajustável de 139g até 161.5g
Display de OLED para exibição de DPI e logo customizável
Memória Onboard de 64 k
Modo "Rapid Fire Tactical"
Velocidade máxima medida: 6.00m/s 235 IPS
Dimensões: Largura 8,4 cm x Altura 13,5 cm x Diâmetro 4,1 cm

Conectividade e configuração

O Sentinel Advance foi automaticamente reconhecido quando conectado ao computador, em nosso teste o sistema operacional utilizado é o Windows 7 64 bits. O periférico tem suporte às versões XP, Vista e 7 dos SO da Microsoft. Sem a instalação de nenhum driver, já é possível fazer a troca da precisão do mouse, as DPIs, através de dois pequenos botões localizados no centro do mouse. A troca entre os perfis de configuração também já funciona através de outro botão dedicado, localizado logo acima do botão de scroll.

Para mudar as configurações mais avançadas, é preciso usar o CD de instalação do periférico. Após instalar o software da empresa, você tem acesso a interface com outras funcionalidades, como configuração de macro, scripts, personalizar o visual do mouse ou remapear os botões.

Configurações avançadas

A tela inicial do programa de configuração exibe os atributos básicos do mouse, sobre a precisão em uso (mais ou menos DPIs), sensibilidade dos movimentos, tempo do duplo clique, entre outros. Também já é visível o mapeamento dos oito botões do mouse, podendo sete deles serem totalmente reconfigurados, incluindo a programação de scripts e macro acionados por eles.


Tela inicial de configuração

A exceção é o botão que faz a troca entre os perfis de usuário acionado, outro recurso interessante do mouse. É possível configurar 4 profiles diferentes, existindo um quinto fixo, com ajustes específicos de precisão, mapeamento de botões e ajustes diversos. Para alternar entre os perfis, não é necessário abrir nenhum programa, nem sair do jogo ou software em uso, basta acionar o botão de troca de perfil.

A tela de configuração de Macro é simples, composta basicamente de um sistema que grava todos os comandos executados pelo usuário, seja com o teclado ou com o mouse. Também pode ser definido a frequência com que são executados estes comandos, seja de forma constante, apenas uma vez, ou repetidamente até o botão ser acionado mais uma vez. Depois, é apenas preciso voltar a tela inicial de configurações básicas e definir qual botão ativará o Macro. Na tela de Scripts é possível fazer configurações semelhantes ao do Macro, porém com novas funcionalidades, como a inclusão de comandos lógicos como "IF", para uso de comandos mais específicos e programados.

 
Tela de configuração de Macro e Scripts

Personalizações

Além das configurações básicas e o remapeamento com Macro e Scripts, cada perfil pode ser modificado para possuir uma aparência diferenciada. Isto é possível graças ao sistema de personalização dos LEDs presentes na parte superior e inferior do mouse. Podem ser configuradas 8 cores diferentes para as luzes presentes no mouse, sendo possível configurar cores diferentes para a parte superior e inferior. A forma como opera a iluminação também é customizável, podendo ser constante, piscar a cada clique, ou até mesmo um curioso modo "respirando", onde o mouse pisca levemente de tempos em tempos, dando a impressão que o periférico "respira".


Configuração de personalização das cores

O peso do mouse é outro atributo ajustável, através de 5 pesos de 4,5 gramas inseridos no interior do periférico. Abrindo uma tampa na parte inferior, é possível adaptar o peso inserindo ou tirando as peças metálicas, o que faz o peso do mouse ser ajustável de 139 a 161,5 gramas.

O logo exibido no display de OLED também pode ser alterado, subindo uma imagem em pequena resolução e monocromática, um recurso interessante para quem faz parte de clãs de jogos, ou mesmo para quem quer dar seu toque a aparência do mouse.

 Outras funções
O mouse possui uma memória interna de 64 Kb, que registra todas as configurações utilizadas, desde os macros até as personalizações na aparência. Desta forma, não é preciso reconfigurar novamente o mouse, nem instalar os drivers, caso o jogador troque de computador. Este recurso é muito interessante para aqueles que participam de torneios, onde não podem usar seus computadores pessoais, e não querem mesmo assim perder as configurações com que estão habituados a jogar.

Além do CD de instalação, o kit do mouse acompanha o "STORMGUARD SECURITY", um sistema de proteção para os periféricos, que consiste em uma chapa daquelas utilizadas para fechar os slots de placas add-on com ganchos e entradas, para que os cabos do mouse e outros acessórios passem por dentro do gabinete. Assim, além de proteger os periféricos contra furtos, é possível colocar o excedente dos cabos para dentro do gabinete, evitando o emaranhando de cabos que se forma em torno dos computadores.

Experiência em uso

O mouse foi utilizado em duas experiências: uma em jogo de tiro em primeira pessoa, o Battlefield: Bad Company 2, e outra no uso diário, principalmente navegando na internet e utilizando softwares de edição de imagens. Nos dois casos, o formato ergonômico do mouse tornou confortável o uso prolongado do periférico.

No jogo de tiro, a possibilidade de mudar a dpi ao longo da partida tornou fácil e rápido encontrar a sensibilidade mais adequada para jogar. Em suas configurações máximas, em 5600 dpis, a precisão é muito alta, sendo que no meu caso acabei usando os ajustes menos "agressivos", entre 1100 e 2600 dpis.

No uso diário, configurei algumas novas funções, mapeando o scroll para fechar os aplicativos (o comando alt+F4) quando pressionado. Gravar o macro e configurar o botão foi simples e sem nenhum problema, exceto por eu não ter visto que, por padrão, o macro ficou no modo "repetir constantemente", o que fez fechar todos os aplicativos que eu tinha aberto ao fazer o teste. Foi só voltar à tela de configuração e marcar para excutar o macro apenas uma vez e o remapeamento ficou perfeito, aposentando o botão fechar de minhas janelas.

Com quatro perfis configuráveis fica fácil alternar do modo "jogo" para o modo "cotidiano". Os macros configurados também são específicos de cada um destes profiles, o que permite a você montar um perfil específico para cada um dos jogos, deixando macros prontos para comandos muito repetidos ao longo de um game específico, um recurso muito aproveitável especialmente em jogos que possuam alguma combinação de botões do teclado muito repetida, como os de estratégia. Com um clique no botão que alterna de perfis, você pode trocar agilmente para o que deseja, com o mouse exibindo na tela de OLED qual está em uso. Dá para configurar cores diferentes para cada um, tornando ainda mais fácil a distinção entre qual está ativo.


De negativo, somente o tamanho e a disposição de alguns botões. Os dois botões na lateral esquerda são muito próximos, e tem o formato integrado e acompanhando a posição do polegar, tornando difícil, no princípio, ter clareza onde está cada um sem ter que olhar. Os botões que fazem as mudanças na dpi são estreitos, mas um pequeno relevo em um deles torna fácil distinguir qual aumenta a precisão e qual diminui. Já o pequeno botão de alternância entre os perfis está posicionado na ponta do mouse, e é difícil acessá-lo sem esbarrar no botão de scroll, que fica bem próximo. O mouse tem um formato voltado para os destros, não existindo um modelo para canhotos. Isto o torna pouco interessante para quem for canhoto, já que ficam praticamente inacessíveis os botões extras na lateral e a ergonomia vai para o espaço, nesta única versão disponível.


Conclusões
O Sentinel Advance é um bom começo da Cooler Master no ramo deste tipo de periférico voltado ao publico gamer. Com um visual chamativo e diversos recursos interessantes, atende bem diversas demandas deste nicho específico do mercado.


As diversas possibilidades de personalização, tanto das configurações quanto da aparência, tornam o mouse uma opção interessante para aqueles que querem um periférico ajustado para seus gostos. A memória interna é outro ponto forte, garantindo que sempre funcionará da forma como o usuário configurou.

O corpo emborrachado e o bom acabamento do mouse garante um uso confortável, até mesmo após longos períodos de atividade. A ergonomia é um critério muitas vezes subjetivo, porém é possível afirmar que o formato é bem ajustado e irá agradar a maioria das pessoas que o utilizarem.


PRÓS
  • Confortável e de bom acabamento
  • Altamente configurável e personalizável
  • Boa precisão e bem adaptado para games
CONTRAS
  • Alguns botões são pequenos e de difícil acesso
  • Falta uma versão para canhotos