A nova linha de webcams lançadas pela Extream neste ano é composta por quatro modelos diferentes, cada um trazendo design arrojado e funcionalidades interessantes como iluminação própria e microfone embutido. Os modelos batizados de Venus, Netuno, Lunar e Solar já estão sendo vendidos em todo o país. A redação Adrenaline recebeu dois modelos desta linha: Netuno e Venus, e iremos abordá-los a seguir.


Ambos modelos são muito semelhantes e fazem uso do mesmo software (Video Power) possuem somente diferenças no design e no que diz respeito à tecnologia de iluminação (regulagem manual ou automática). Por isso, vamos começar apresentando separadamente cada câmera, para em seguida falarmos dos pontos em comum.

Extream Venus


Logo de cara, dá pra perceber que o modelo Venus foi projetado para as mulheres. Com seu design mais “fofo” em tons de rosa, é uma câmera ideal para servir como adereço de decoração para a bancada de computador do quarto das moças. Possui seis leds de iluminação com regulagem através de um controle localizado no cabo da própria câmera (semelhante a um controle de volume de fones de ouvido). As luzes são bastante fortes para iluminação em primeiro plano, ideal para comunicação em programas de chat em ambientes pouco iluminados. A abertura da lente é de 3.85mm.

Extream Netuno


A Netuno tem o design bem mais sóbrio, baseado nas cores preta e prateada. Também possui seis leds de iluminação, mas que ficam ocultos atrás da face espelhada da câmera, e só aparecem quando estão acesos. A propósito, aí entra outro ponto interessante deste modelo: seus leds acendem e regulam o nível de intensidade da luz automaticamente através de um sensor que mede a iluminação do ambiente. Isso é um ponto positivo, mas que também pode se tornar um pouco inconveniente, quando o usuário desejar um pouco mais de luz por qualquer motivo e dessa forma não será possível regular manualmente os leds. A lente da Netuno tem 4mm de abertura e recebe a denominação “profissional”, e de fato há uma melhor qualidade com relação à Venus, mas nada que seja muito significativo em conversas on-line.

Imagem e iluminação

Processamento de imagem de 2 a 8 megapixels

É isso mesmo que você leu, mas vá com calma! As câmeras processam a 2 megapixels reais e essa resolução que pode ser usada para conversas on-line, mas não esqueça que geralmente os softwares de comunicação por webcam podem realizar uma redução automática da qualidade de imagem para facilitar o tráfego de dados.

No entanto, os 8 megapixels divulgados na embalagem do produto só podem ser conseguidos por interpolação do software Power Video, e usados para fotos somente (também através do software). *É importante informar aos mais desavisados que megapixels não influenciam na qualidade da imagem, mas sim no tamanho da mesma, o que faz uma diferença na hora da impressão. Abaixo você pode ver algumas fotografias tiradas com o programa.


Iluminação

Conforme já comentado brevemente, a iluminação das lâmpadas de led das câmeras é algo bem útil para conversas on-line. Abaixo você pode ver algumas printscreens tiradas à noite, durante conversa via MSN, sem nenhuma outra fonte de luz no ambiente.


Utilizando o Video Power

O software que acompanha as webcams  permite selecionar entre as diferentes resoluções de captura disponíveis, de 100K a 8MP (com as restrições de uso já comentadas), além de oferecer outras funcionalidades, como gravar vídeos, tirar fotos e habilitar a opção face tracker.

Também é possível regular as propriedades da imagem (brilho, cor, nitidez, etc e até mesmo zoom para as resoluções mais baixas) e aplicar alguns recursos mais engraçadinhos, como efeitos de vídeo (como preto e branco, sépia, e outros mais exóticos), além de molduras interativas.


Face tracking
O Face Tracking é uma função bem divertida que funciona da seguinte maneira: quando ativada, o software utiliza um sistema de reconhecimento de faces (semelhante ao já presente em algumas câmeras fotográficas) que automaticamente ajusta a imagem na tela de acordo com o deslocamento da face da pessoa, dando zoom ou até mesmo deslocando lateralmente. Veja um exemplo no vídeo abaixo:


Reparou que o mecanismo não age quando viro o rosto lateralmente mas já entra em ação logo que viro o rosto de frente para a câmera? Pode ser uma ferramenta útil caso a pessoa costume se mover muito na frente da câmera enquanto conversa, evitando que tenha que ajustar a posição do aparelho sempre que fizer isso.

Gravação, Microfone, Conclusão
É possível gravar vídeos a 100k ou 300k. No entanto é possível exportar em diversos codecs, com variações de qualidade de imagem e tamanho de arquivo.

Realizamos testes utilizando os codecs Windows Video e DV Video, e conseguimos resultados bastante satisfatórios com o último. É sempre importante lembrar que estamos falando de webcams, e não de câmeras de filmagem profissional, portanto confira você mesmo:


Microfone embutido

No vídeo acima você pode ainda verificar a gravação de áudio feita com o microfone embutido da câmera, outro adicional que está presente em todos os modelos da linha. O microfone é conectado ao computador através do próprio cabo USB da câmera, sem ser preciso conectar um cabo separado à placa de som. A captação do áudio é boa, mesmo com a câmera a certa distância (presa no monitor, por exemplo), o eu se torna bastante confortável ao dispensar o uso de headsets ou outros tipos de microfone em conversas pela Internet.

Conclusão

As webcams Venus e Netuno têm o preço sugerido pelo fabricante de R$ 99,00. Por esse preço, devido aos fatores funcionalidade, qualidade de imagem e design, representam boas opções de compra para o internauta que esteja procurando por uma boa câmera para conversar on-line, podendo gravar alguns vídeos caseiros quando necessário. Somente indicamos ao usuário que baixe os últimos drives para seu modelo no site da Extream, evitando que se perca alguma função específica caso o drive contido na embalagem esteja desatualizado.